Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/07/2023 às 23h39min - Atualizada em 01/07/2023 às 23h08min

A Inteligência Artificial na Marvel Studios: Será a Criatividade Humana Substituível?

Marvel Studios enfrenta polêmica ao usar Inteligência Artificial em sua mais recente produção cinematográfica

Lucas Henrique Santos - Editado por Letícia Nunes
Foto: Série Invasão Secreta | Reprodução: Divulgação Disney+


Com o avanço acelerado da Inteligência Artificial (IA), surge uma preocupação sobre até que ponto essa tecnologia poderá prejudicar a criatividade humana. A greve dos roteiristas de cinema e TV de Hollywood, iniciada em 2 de maio de 2023, teve como objetivo principal reivindicar melhores condições de trabalho, incluindo remunerações reajustadas de acordo com a inflação americana e a regulamentação do uso de IA nas produções. No entanto, essa paralisação resultou em interrupções e atrasos em produções de alto orçamento.

 

Paralelamente a esse cenário, nos bastidores da indústria cinematográfica, a Marvel Studios, conhecida por suas bem-sucedidas franquias de super-heróis, enfrenta um dilema inovador. Em sua mais nova série, intitulada "Invasão Secreta", enquanto Hollywood passa por momentos turbulentos, o estúdio optou por utilizar IA na criação da sequência de abertura da obra televisiva.

 

"Invasão Secreta" é uma série que explora o tema da espionagem, utilizando a dualidade e a desconfiança para criar um clima de tensão ao longo dos episódios. A trama se baseia nos "Skrulls", uma raça alienígena capaz de se transformar em outras pessoas, o que significa que qualquer personagem próximo a Nick Fury, interpretado por Samuel L. Jackson, pode ser um potencial inimigo.

 

Embora Ali Selim reconheça que não possui um conhecimento completo sobre a mecânica da IA, ele admitiu ter ficado impressionado com o resultado final da sequência de abertura, descrevendo-o como "exploratório, inevitável e excitante".

 

Com o tema da série definido, a equipe responsável pela elaboração da abertura decidiu utilizar IA para criar uma atmosfera de dúvida e mistério no início da narrativa, aproveitando as transições de imagens distorcidas que remetem aos inimigos principais, os "Skrulls". De acordo com o diretor, eles discutiam ideias, temas e palavras com o sistema de IA, e este produzia algo com base nessas informações. Em seguida, eles tinham a possibilidade de fazer ajustes, e isso influenciava a saída final da sequência.

 

Após essas declarações, as redes sociais foram inundadas com críticas à série, enfatizando que o uso dessa ferramenta tirou a oportunidade dos artistas humanos de criar a abertura, resultando em uma perda completa do senso de criatividade.

 

Enquanto a IA demonstra habilidades impressionantes em análise de dados e processamento, há quem argumente que a criatividade e a intuição humanas são elementos insubstituíveis na produção cinematográfica. O medo de uma possível padronização excessiva e a perda de empregos na indústria são apenas alguns dos desafios que surgem quando a IA entra em cena.

 

À medida que os avanços da Inteligência Artificial continuam a desbravar novos territórios, os amantes do cinema se questionam sobre o impacto dessa tecnologia na próxima geração de filmes produzidos pela Marvel Studios. Apesar das especulações, considerando que um grande estúdio já utilizou essa ferramenta.

Com as greves que estão ocorrendo em Hollywood, a indústria cinematográfica poderá recorrer cada vez mais à IA na elaboração de roteiros, até que ponto essa ferramenta pode contribuir para a criação de narrativas emocionantes e envolventes sem perder o toque humano que fez desses filmes verdadeiros fenômenos mundiais. Será necessário que exista um debate ético e uma regulamentação adequada para garantir os direitos dos profissionais.


 

REFERÊNCIAS:

RUBINSTEIN, L. Marvel aposta em inteligência artificial para abertura de nova série “Invasão Secreta”. BlockTrends, 2023. Disponível em < https://blocktrends.com.br/marvel-invasao-secreta-inteligencia-artificial-ia/#:~:text=Novidade%20preocupa%20profissionais%20de%20arte%20e%20design.&text=A%20nova%20s%C3%A9rie%20da%20Marvel >. Acesso em: 27 jun. 2023.


Opinião | O ódio à IA chega à Marvel. Poder 360, 2023. Disponível em: < https://www.poder360.com.br/opiniao/o-odio-a-ia-chega-a-marvel/ >. Acesso em: 27 jun. 2023.

‌Invasão Secreta | Abertura da série foi feita por inteligência artificial. Omelete, 2023. Disponível em: < https://www.omelete.com.br/marvel-cinema/invasao-secreta-abertura-ia >. cesso em: 27 jun. 2023.

HARDWARE. Marvel é criticada por usar inteligência artificial para criar abertura de série. 2023. Disponível em: < https://www.hardware.com.br/noticias/2023-06/marvel-e-criticada-por-usar-inteligencia-artificial-para-criar-abertura-de-serie.html >. Acesso em: 27 jun. 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »