Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/07/2023 às 23h33min - Atualizada em 06/07/2023 às 17h58min

O sucesso e o legado dos musicais da Broadway

Júlia Gonçalves - labdicasjornalismo.com
Teatros da Broadway conquistam fãs de todo o mundo. (Foto: Reprodução/Getty Images)

Fixado no coração da Times Square, há um enorme emaranhado de avenidas largas que pulsam a vida da cidade de Nova York, uma das maiores e mais imponentes metrópoles do mundo. A  avenida Manhattan Street, popularmente conhecida como Broadway, é responsável por abrigar um dos centros de entretenimento teatral mais famosos de todo planeta.

Composta por um grupo de trinta e nove grandes teatros profissionais que estão espalhados entre as ruas 42 e 53, que cortam a Manhattan Street. Muito além de um dos principais pontos turísticos da cidade, o lugar estabeleceu um dos mais lucrativos e assistidos gêneros teatrais.



Apesar de ser o berço de grandes obras do teatro musical, os teatros da Broadway enfrentaram muitos desafios durante seus primeiros anos. Todos os percalços e crises que atravessaram os caminhos, foram em parte responsáveis por darem forças para que as casas de espetáculos do local se tornasse tão importantes para a história desta vertente das artes.

Podemos ver que as inovações de diferentes e grandes compositores, a evolução dos hábitos, o modo de vida da sociedade, abriram as portas para que esse gênero artístico fizessem ainda mais sucesso, além de contribuir para novas criações cinematográficas tanto nos EUA como em outros países.

O teatro musical
O teatro musical é uma das formas de teatro mais querida e que emprega três tipos de arte: a música, a dança e a representação em uma performance. Esses diferentes tipos de expressão são utilizados para contar a história da peça, podendo intercalar com falas ou ser inteiramente cantadas.

Pouco se sabe sobre o início exato do teatro musical. A primeira obra que se aproxima dos paradigmas desse estilo teatral moderno é datada de 1728 e é conhecida como “A Ópera do Mendigo”, composta por John Gay. É possível considerar que o berço do teatro musical são as operetas francesas do século XVIII, como as comédias românticas de Johan Strauss II.



Mas foi apenas no século XIX que esse gênero teatral começou a se desenvolver na América. O marco inicial desse estilo foi a obra “Show Boat”, em 1927, com música de Jerome David Kern e texto de Oscar Hammerstein, o primeiro grande espetáculo americano nesse gênero. Pela primeira vez a história era o mais importante, o ponto de destaque, havia a integração entre as canções, cenas humorísticas e os grandes números. Finalmente um musical tinha uma história que poderia acontecer num mundo real, atmosfera autêntica e personagens tridimensionais.

Desde então os musicais têm conquistado cada vez mais o público. Grandes musicais encantam gerações após gerações, ganhando produções ainda maiores e mais bem estruturadas. Ao passar dos anos, o gênero foi crescendo e diversas peças foram surgindo, como O Fantasma da Ópera, Chicago e A Noviça Rebelde.

O legado da Broadway
É impossível pensar em teatro e não lembrar de pelo menos um dos grandes sucessos da Broadway. Os exemplos são muitos: “West Side Story”, “Cats”, “Les misérables”, “O Fantasma da Ópera”, “Mamma Mia”, “Hamilton”, “Wicked” e inúmeros outros espetáculos grandiosos.



As megaproduções se concretizaram de fato como o normal da Broadway com a chegada de A Bela e a Fera, em 1994. Foi o primeiro musical da Disney, fruto das críticas positivas que o filme recebeu. Mamma Mia estreou em 2000 e foi o primeiro grande hit dos chamados jukebox musicals, espetáculos com músicas já bastante conhecidas e que atraem um público mais geral. O estilo marcou a década e segue presente até hoje.

A eterna busca por um novo público leva à quebra de paradigmas, o que foi o grande norte dos últimos 20 anos na Broadway. Os espetáculos estão cada vez mais modernos e ousados e trazendo novos pontos de vista e estilos musicais. Dear Evan Hansen explora o papel das redes sociais no dia a dia dos jovens e aborda temas como suicídio e depressão. Já o maior fenômeno teatral do momento é Hamilton, de Lin-Manuel Miranda, que conta a história do início dos Estados Unidos independentes em forma de rap e hip hop, com elenco composto principalmente de latinos e negros.

Atualmente, os teatros da Broadway se organizam na chamada “The Broadway League”, onde os donos das casas gerenciam a exposição de suas peças em outros lugares do mundo. O legado da Broadway é tão forte que influencia em produções por todo o mundo, sendo procurado não apenas para os apreciadores, mas também pelos jovens artistas que veem no local uma escola para aprofundar os aprendizados e até mesmo iniciar suas carreiras.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »