Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/08/2023 às 23h25min - Atualizada em 12/08/2023 às 22h55min

Super-heróis| Conheça quais foram os primeiros heróis criados na história das HQs

Os personagens que inspiraram e continuam inspirando gerações

Jéssica Mayara - Editado por Marcela Câmara
Todo super-herói nasce com o mesmo objetivo: salvar a humanidade dos perigos cotidianos e sobrenaturais que surgem no planeta Terra. Cada um deles contém histórias de origem diferentes e na maioria das vezes poderes sobre-humanos. Mas afinal de contas, quando surgiram? E quem foram os primeiros super-heróis criados na história?

Apesar de muitas teorias e especulações não foram o Capitão América e nem o Super-Man os primeiros heróis criados – mesmo que as palavras Super-Herói tenham sido derivadas de Super-Man – muito antes do Clark Kent e de Steve Rogers outros heróis já haviam ganhado espaço nas bancas de jornal e até mesmo na televisão.

Spring Heeled Jack – O Primeiro Super-Herói



Spring Heeled Jack é um personagem inspirado na lenda urbana inglesa da Era Vitoriana que na época moradores diziam ter avistado-o assustando jovens mulheres do Reino Unido com suas garras, olhos de fogo, capacete com chifres e saltos extraordinários enquanto cuspia bolas de fogo azul.

A princípio, ele foi retratado nas HQs como sendo um criminoso, mas na edição “Spring Heel’d Jack: The Terror of London” o personagem se revelou sendo apenas um jovem injustiçado que roubava dos ricos para dar aos pobres como uma espécie de Robin Hood.

Suas histórias eram publicadas em revistas de 1 centavo, foram divididas em 40 partes e eram registradas pelo pseudônimo de “Charleton Lea”. Spring foi o primeiro a se encaixar no conceito de herói para a época.
 
Fantomah – A Primeira Super-heroína



Criada pelo escritor-artista Fletcher Hanks, Fantomah nasceu como princesa egípcia e foi reavivada no século 20 com a missão de proteger a selva africana com seus poderes de feitiçaria aparentemente ilimitados.

A personagem era caracterizada por ser uma mulher loira, atraente e que usava traje curto - fator que se destacava no Egito Antigo e também seguia a mesma tradição em outras heroínas e princesas da selva. Quando lutava, Fantomah se transformava em uma enorme mulher de pele azul com cara de crânio.

A série de quadrinhos não ficou muito popular, apesar da sua arte elegante. As pessoas consideraram o roteiro desajustado, e isso fez com que ela perdesse para os concorrentes da época.
 
Capitão 7 – O Primeiro super-herói brasileiro



Com mais de 500 episódios transmitidos, o Capitão 7 era um herói nacional que lutava contra o crime e a injustiça, tinha como assistente Idalia de Oliveira e com sua nave observava a vida das pessoas para salvar aqueles que estavam em apuros vestindo uma roupa com o número “7” atravessado por um relâmpago e um capacete.

Até o ano de 1960 a série era escrita por vários roteiristas, a última delas foi Alice M. Miranda que escreveu até o seu último mês de gravidez, depois disso a série saiu do ar.


Você conhecia esses heróis? Conta aqui nos comentários o que você achou!
 
 
REFERÊNCIAS
 
Saiba quais foram os primeiros super heróis da história – Ei Nerd 12 de Dez de 2016. Disponível em < https://www.einerd.com.br/os-primeiros-super-herois-da-historia/ > Acesso em: 08 de Agosto de 2023.

MORELLI André. O primeiro super-herói - Universo HQ  28 de Jun de 2023. Disponível em < https://universohq.com/maquina-do-tempo/o-primeiro-super-heroi/ > Acesso em: 08 de Agosto de 2023.

MOTA P.H. Primeiro super-herói – Origens e inspirações para as primeiras histórias – Segredos do Mundo 9 de Abr de 2021. Disponível em < https://segredosdomundo.r7.com/primeiro-super-heroi/ > Acesso em: 08 de Agosto de 2023.

MAZINHO. Capitão 7: Um dos primeiros super-heróis brasileiros – Blog Mania de Gibi 31 de Out de 2012. Disponível em < https://blogmaniadegibi.com/2012/10/capitao-7-um-dos-primeiros-super-herois-brasileiros/ > Acesso em: 08 de Agosto de 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »