Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/07/2019 às 09h45min - Atualizada em 29/07/2019 às 09h45min

As donas dos "Trending Topics" do Brasil

Denise Tremura e Paula Carvalho dominam os Trending Topics do Twitter

Jonathan Fernandes
LoboStudioHamburg / Banco de imagens
Os Trending Topics do Twitter, carinhosamente chamado de TTs, é um recurso da rede social que mede os assuntos mais comentados do momento como uma espécie de termômetro, em tempo real. Cada um dos tópicos listados nele recebe o nome de hashtag, ou tag. E é em meio a muitas tags que duas mulheres se destacam, Denise Tremura e Paula Carvalho vão diariamente aos TTs e meio que disputam as primeiras posições, mas de forma e com tags diferentes.  Denise consegue esse feito através do movimento SDV (Sigo de Volta), já Paulinha através dos comentários dos ouvintes e espectadores da Rádio Jovem Pan a respeito dos assuntos abordados no programa Morning Show, co-apresentado por ela.
 
Trabalho
Paula Carvalho, apresentadora multitarefa da Jovem Pan, fada sensata do Twitter e Youtuber tem como uma de suas (muitas) funções a interatividade do programa Morning Show JP, nas redes sociais. Ela explica como o programa vai diariamente para os Trending Topics, TTs do Twitter. “Nós trabalhamos com pautas trendadas, usamos métricas para definir as pautas, pegamos as notícias mais lidas da internet”. E quanto as hashtags, esclarece. “As tags são basicamente escolhidas pelo Ricardo Arcon, que é o diretor e produtor do programa. Ele troca bastante comigo, pergunta as vezes ‘o que você acha?’, como estou todo dia nas redes sociais, acabei pegando o jeito e entendo o que gera mais interatividade”. As tags do Morning são um show à parte. As vezes divertidas, as vezes irônicas, de vez em quando sérias, mas nunca esquecidas. Ao pedir que os ouvintes e espectadores interajam com o programa, ela fala: “mande seu gif, seu meme”, pois reconhece o valor de um bom meme. “Acho os memes bastante divertidos, mexem bastante com a criatividade. Os memes já são um dos alicerces da cultura digital”.

Divulgação / Paula Carvalho

Divulgação / Paula Carvalho


 
E apenas um hobbie
Após ficar viúva, a escritora Denise Tremura passou a se dedicar às redes sociais para ocupar seu tempo. No começo usava o Twitter apenas para divulgar a página dela no Facebook e Instagram, hoje, emplaca diariamente hashtags, que levam o nome dela aos TTs, se mantendo no topo absoluto por horas. “Foi emocionante tanto emplacar uma tag pela primeira vez, quanto ver meu nome nos TTs. [...] Hoje já acostumei, mas sempre que acordo vou conferir se a minha tag está lá e sempre me lembro de agradecer por ver meu nome em destaque”, relata Denise. Ela possui dois livros publicados na Amazon, e apesar de não os divulgar, as vendas deles aumentaram.  Uma das principais preocupações dela é a respeito das companhas que ela, quanto digital influencer, faz. “Já fiz e faço campanhas, mas não sou focada nisso. Tenho algumas regras éticas que aplico, por exemplo: não faço companha de bebidas alcoólicas porque tenho consciência que grande parte do público SDV [Sigo de Volta] é formado por jovens e adolescentes”. E ainda explica a filosofia do SDV. “No SDV partimos do princípio que se você me segue, eu te sigo de volta e todo mundo se ajuda”.
 
Divulgação / Denise Tremura

Divulgação / Denise Tremura



Juntas e shallow now?
Qual será a relação das donas e proprietárias dos Trending Topics Brasil, Paulinha Carvalho e Denise Tremura, que disputam as melhores posições diariamente? Ambas foram questionadas de como que é “duelar” todos os dias pelos TTs. Denise disse. “Eu não a vejo como uma rival e sim como uma parceira! Acho superlegal as tags que ela sobe e sempre que tem algo a ver com meu princípio de vida, eu participo delas”. Já a Paulinha conta como conheceu a Denise. A Dê Tremura, ou Denise Tremura, é o maior fenômeno do Twitter que existe. Quando eu fui na sede do Twitter, eles me falaram dela, aí eu falei ‘caramba! Quero conversar com essa mulher!’. Então, eu consegui o telefone dela com o pessoal de lá, peguei e liguei pra ela. Hoje, Denise Tremura está no meu WhatsApp”. E ainda revela um pouco mais da personalidade da diva do SDV, e destaca a posição hierárquica no Twitter. “Ela é uma mulher muito engraçada, muito curiosa, e faz isso só porque ela curte o negócio do #DêTremuraSDV. As vezes ela ajuda nas tags do Morning, as vezes ela entra na tag aí eu coloco lá “Rainha na Tag”, porque “meu”, ela é a real/oficial rainha “tagueira” dessa rede social e uma pessoa muito legal”.

Apesar do termo "duelar", é perceptivel a sororidade entre as "donas e proprietárias" dessa rede social, e claro, quem ganha com isso são os fãs!

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »