Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/09/2022 às 20h50min - Atualizada em 29/08/2022 às 19h36min

Regras sociais na internet: segui-las é fator determinante para um bom relacionamento pessoal e profissional

O ambiente digital é um espaço que vem crescendo cada vez mais e junto com ele, cresce também a importância de estabelecer limites para construir relações saudáveis

Elaine Brito - editado por Larissa Nunes
A praticidade em poder se comunicar a qualquer dia e hora, tem feito muitas pessoas esquecerem que do outro lado da tela existe outra pessoa. (Foto: Reprodução / blog.jusdocs.com)

Viver em sociedade não é uma tarefa simples, visto que cada ser humano possui características individuais, seja no modo de pensar, agir  ou se comunicar. Partindo desse princípio, as regras de convivência são essenciais para delimitar onde termina o nosso espaço e começa o do outro, ou seja, são normas criadas com o objetivo de manter o respeito e o bom senso nas relações, sejam elas pessoais ou profissionais.

As regras de boas maneiras, de acordo com o filósofo Renato Janine Ribeiro, em seu livro A Etiqueta no Antigo Regime: do sangue à doce vida, surgiram na Europa, nos séculos XVI e XVII, com o enriquecimento da  burguesia. Essa riqueza, que até então diferenciava nobres e burgueses, passou a aproximá-los e é neste momento que a aristocracia européia, sobretudo a França, cria as regras de etiqueta. Além de estabelecer uma diferenciação social, tais normas também significavam superioridade.

Mas você deve estar se perguntando: a matéria é sobre etiqueta na internet ou regras de convivência? Ora, se a etiqueta na internet é justamente o conjunto de orientações, criadas para estabelecer um diálogo ético e respeitoso no ambiente digital, de forma que nenhuma das partes seja tratada de maneira desrespeitosa, ou tenha o seu espaço invadido pela falta de educação do outro, então precisamos sim, falar sobre regras de convivência.

Do Antigo Regime à Contemporaneidade muita coisa mudou, principalmente com a chegada da internet que nos apresentou o ciberespaço, ambiente onde é possível estabelecer relações profissionais ou pessoais através de uma tela de computador, e alguns anos depois, de um celular ou tablet. Essa nova forma de comunicação nos trouxe uma possibilidades infinita de construir relações de amizade com pessoas ao redor do mundo.


                      

Pessoas conectadas nas redes sociais | Foto Grátis

Pessoas conectadas nas redes sociais | Foto Grátis

As pessoas estão acostumadas aos relacionamentos digitais de tal forma, que até mesmo nos encontros presenciais priorizam o aparelho, ao ser humano sentado ao lado.
(Foto: Reprodução/br.freepik.com)

Acontece que a praticidade em conversar através de uma tela, para algumas pessoas não é vista como uma relação onde devemos agir com educação, atenção e respeito ao outro, assim como nas relações presenciais. A possibilidade de ter o mundo ao alcance dos dedos, vem tornando as pessoas cada vez mais ansiosas e imediatistas, o que interfere claramente nas relações dentro do ambiente digital, visto que o tempo do outro não segue a lógica do seu.

Da mesma forma que existem as regras de etiqueta que devem ser cumpridas nas relações presenciais, existem as normas de boas práticas a serem cumpridas no ambiente virtual. Conhecida como “netiqueta” ou “etiqueta da internet”, trata-se  de um conjunto de regras sociais formais ou informais, convencionadas ou naturais que regulam o comportamento e a comunicação dos utilizadores da internet, promovendo a qualidade da socialização e a eficácia comunicativa.

O historiador Leandro Karnal, durante seu programa CNN Tonight, exibido em 26 de novembro de 2020, cujo tema era Etiqueta, disse: "Quando a gente era muito jovem, achava que etiqueta era garfo e faca, qual o copo de vinho bordô? Qual o copo de vinho branco? Hoje a gente tem que entender que etiqueta é sempre o respeito ao outro e nunca constranger o convidado. Essa é a regra de ouro”. 

Regras básicas da Netiqueta:

1 - Lembrar sempre o humano.

2 - Não ofender ou magoar os sentimentos dos outros.

3 - Nunca publicar nada que não se dissesse pessoalmente.

4 - Manter os mesmos padrões de comportamento que se segue na vida real.

5 - Ser ético.

6 - Respeitar a privacidade dos outros.

7 - Respeitar a lei.

8 - Saber em que local do ciberespaço se está.

9 - Espreitar antes de saltar (observar o ambiente e acompanhar o que está acontecendo, antes de participar).

10 - Não desperdiçar o tempo dos outros.

11 - Não “falar sem saber” e tentar sempre fazer sentido.

12 - Ajudar sempre que  puder.

13 - Não abusar do poder.

14 - Ser compreensivo com os erros dos outros.

15 - Procurar manter uma boa imagem para os outros.

Regras de Netiqueta para as redes sociais:

1 - Não mentir em relação à sua identidade.

2- Usar uma fotografia real e pessoal para a imagem de perfil.

3- Respeitar o direito ao anonimato.

4 - Não trabalhar demasiado a imagem.

5 - Não exagerar na autopromoção ou publicidade. 

6 - Não fazer publicações de teor publicitário ou de promoção em páginas alheias ou através de mensagens diretas.

7 - Não obrigar os outros a promoverem conteúdos.

8 - Não adicionar pessoas a grupos sem critério. 

9 - Não adicionar amigos só para “fazer número”.

10 - Não identificar alguém numa fotografia sem critério.

11 - Definir o nível de privacidade de fotografias onde aparecem outras pessoas para, no máximo, os amigos.

 

Etiqueta Online ou Netiqueta – Dicas que podem salvar seu emprego. (Foto: Reprodução/ Patrícia Lages - You Tube)



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »