Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/08/2023 às 22h57min - Atualizada em 14/08/2023 às 22h47min

Desafios e reflexões na indústria de animação japonesa

Crunch, qualidade e ambição: os obstáculos enfrentados pelo estúdio MAPPA

Lucas Henrique Santos - Editado por Letícia Nunes
Fonte: hitsite | Divulgação: MAPPA


Nos últimos anos, o estúdio de animação japonês Maruyama Animation Produce Project Association (MAPPA) foi responsável por lançar diversas animações de sucesso, incluindo: Chain-Saw Man, Jujutsu Kaisen, Attack on Titans e Vinland Saga.

 

Entretanto, devido à alta demanda, com muitos projetos sendo realizados simultaneamente, os funcionários do estúdio têm enfrentado longas jornadas de trabalho não remuneradas, resultando em desgastes físicos e emocionais que comprometem a integridade dos funcionários, além de afetar a qualidade dos futuros lançamentos.

 

O famoso 'crunch', como é conhecido no mercado de animações, tem sido um dos principais fatores que levam ao desgaste dos funcionários. O 'crunch' é um termo usado na indústria de animação para descrever períodos intensivos de trabalho durante as fases finais de produção. Isso pode resultar em semanas ou até meses de trabalho excessivamente longos e cansativos, levando a problemas de saúde física e mental para os trabalhadores.

 

E é justamente esse um dos problemas que o estúdio MAPPA vem enfrentando. Após uma série de produções que têm atraído a atenção de fãs e da indústria, emergiram problemas evidentes. Entre os problemas mais proeminentes estão as extensas jornadas de trabalho, a qualidade variável da animação e a sobrecarga de projetos de grande escala.

 

Uma das questões destacadas é a prática de horas de trabalho excessivas que frequentemente permeiam a indústria de animação. Animadores da MAPPA frequentemente se veem envolvidos em longas horas de trabalho e prazos apertados, levando a preocupações sobre esgotamento e um desequilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

 

Além disso, a qualidade da animação em determinados episódios de séries produzidas pela MAPPA tem sido alvo de críticas. A disparidade na qualidade visual entre episódios tem sido atribuída a restrições de tempo e recursos, resultando em inconsistências na fluidez e no estilo de animação.

 

O estúdio também tem se destacado por assumir projetos ambiciosos e de grande escala, como adaptações de mangás populares e séries de sucesso. No entanto, essa busca por projetos que demandam alta qualidade tem aumentado a pressão sobre a equipe, especialmente quando as expectativas são elevadas para entregar adaptações que atendam às demandas dos fãs.

 

Além disso, relatos de falta de comunicação eficaz entre os membros da equipe também têm surgido, o que pode levar a mal-entendidos, retrabalho e atrasos na produção.

 

É importante notar que os problemas enfrentados pelo estúdio MAPPA não são exclusivos a ele, mas sim reflexos das demandas desafiadoras da indústria de animação. No entanto, as discussões em torno dessas questões têm estimulado um debate mais amplo sobre o bem-estar dos profissionais envolvidos na indústria e a busca por soluções que melhorem as condições de trabalho e garantam a qualidade consistente do produto final.

 

Em meio aos desafios enfrentados, a indústria de animação como um todo está passando por um período de reflexão e mudança. A conscientização sobre a importância do bem-estar dos profissionais tem levado a discussões sobre a implementação de práticas mais equitativas e sustentáveis. Algumas iniciativas têm surgido, como a adoção de políticas de redução do "crunch".

 

Além disso, a busca por melhorar a comunicação interna e a gestão de projetos também tem sido destaque. A implementação de fluxos de trabalho mais eficientes, que permitam uma colaboração mais fluida e reduzam erros de comunicação, pode contribuir para a qualidade do trabalho e para o bem-estar geral da equipe.

 

A MAPPA, com sua história de produções de destaque, também enfrenta um desafio único como manter a reputação de oferecer projetos de alta qualidade enquanto aborda as preocupações que assolam a indústria. As respostas a esses desafios não são simples e exigem um esforço conjunto da administração do estúdio, dos profissionais da indústria e dos fãs.

 

À medida que os holofotes permanecem sobre a MAPPA e a indústria de animação em geral, a esperança é que as conversas em andamento levem a mudanças significativas nas práticas de produção e nas condições de trabalho. Afinal, equilibrar a criação de conteúdo excepcional com o cuidado com aqueles que o criam é uma jornada contínua uma jornada que não apenas transforma estúdios, mas também molda a própria narrativa da indústria de animação.

 
REFERÊNCIAS:

ARCHER, H. Autor de Jujutsu Kaisen preocupado com o estúdio MAPPA. OtakuPT, 2023. Disponível em: < https://www.otakupt.com/anime/autor-de-jujutsu-kaisen-preocupado-com-o-estudio-mappa/ >. Acesso em: 8 ago. 2023.  ‌

 

SAKUGA BRASIL. Os problemas do estúdio MAPPA. 2021. Disponível em: < https://sakugabrasil.com/os-problemas-do-estudio-mappa/#:~:text=O%20grande%20problema%20%C3%A9%20que%20o%20est%C3%BAdio%20acaba%20dependendo%20muito >. Acesso em: 8 ago. 2023. ‌

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »