Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/08/2023 às 13h12min - Atualizada em 27/08/2023 às 13h00min

‘Besouro azul’ não é novidade, mas é impecável no básico que entrega

O roteirista Gareth Dunnet-Alcocer e o diretor Ángel Manuel Soto conseguem fazer um bom trabalho que equilibra o humor, a emoção e a ação muito bem.

Viviane Ramos - Editado por Ana Terra
Fonte: DC / Reprodução: TODA HORA

Não se fala em outra coisa nos últimos tempos, se não, a chegada de ‘Besouro azul’, o novo filme do universo DC protagonizado por Xolo Maridueña e a brasileira Bruna Marquezine. A produção chegou aos cinemas em 17 de agosto e apesar de não ser nenhuma novidade, é um filme que sabe equilibrar bem os seus tons e entregar uma ótima experiência.

 

A história gira em torno de Jaime Reyes (Xolo Maridueña), um jovem que retorna da universidade e vê sua família enfrentando grandes problemas financeiros, o que inclui a perda de sua residência para o império de Victoria Kord (Susan Sarandon), dona de uma indústria tecnológica e tia de Jenny Kord (Bruna Marquezine), que se apresenta como a grande vilã da trama, disposta a passar por cima de tudo e todos para construir um exército de robôs super-poderosos.  

 

Na busca pelo aumento de seu império, Victoria encontra o escaravelho, uma arma militar alienígena que pode destruir planetas. Ao se dar conta do perigo de tal objeto nas mãos de Victoria, Jenny furta a arma e a entrega a Jaime, sem presumir o que poderia vir. A partir daí, já sabemos, o escaravelho escolhe o protagonista e ele se torna o novo besouro azul. 

Aqui, já precisamos pontuar que não se trata de um enredo novo ou revolucionário na indústria de super-heróis, o que foi visto como algo ruim por muitos críticos, mas que não se torna algo horrível, afinal de contas, o mercado de super-heróis está muito saturado e está sendo cada vez mais difícil revolucionar esse meio com novas histórias, principalmente na produção que é o pontapé para a presentação de um novo herói. 

 

Entretanto, mesmo em meio a um roteiro clichê e morno, o que se destaca são os personagens e os tons que o filme trabalha para trazer de um tudo um pouco ao telespectador. E aqui, é óbvio que não podemos deixar de falar sobre a nossa estrela brasileira, que como já esperávamos, iria brilhar nas telonas, e é justamente isso que Bruna Marquezine faz na pele de Jenny Kord, brilha. Quem já conhecia o trabalho da atriz através das novelas brasileiras sabe bem que ela é uma profissional impecável na atuação, e em ‘Besouro azul’, ela explora as nuances de uma personagem que passeia entre a solidão, a tristeza, o medo, a paixão e a felicidade. 

E é claro que a sintonia dela com Xolo Maridueña não poderia deixar de ser pontuada, pois ambos conseguem construir uma relação repleta de momentos fofos, engraçados, de parceria e carisma que reflete em um dos casais mais bem vistos do universo da DC nos últimos tempos. E como bem sabemos, a construção amorosa do casal protagonista nem sempre é algo bom nas últimas produções de super-heróis, por isso, eles arrasaram não só na construção do casal, mas de seus personagens individuais, que dividem praticamente o mesmo tempo de tela e roubam a cena com o carisma inigualável. 

Dentro disso, o restante do elenco, principalmente os que formam a família de Jaime, também são destaques que fazem toda a diferença no filme e torna-se impossível não dar boas risadas com eles. George Lopez, Belissa Escobedo, Damián Alcázar, Adriana Barraza e Elpidia Carrillo roubam a cena em meio a uma família que, apesar dos momentos difíceis, permanecem sempre unidos, fortes e com muito humor. Esse também é um dos pontos altos e mais especiais do filme, pois ele é puro coração quando se fala de família, arrancando lágrimas genuínas em algumas cenas.

Os efeitos nas cenas de lutas estão impecáveis, esmurrando o CGI de outras produções da DC (RIP Flash), fazendo com que as sequências de ação sejam não só bonitas de se ver, mas que também envolvem o telespectador em uma experiência que vai desde a tristeza até a ansiedade para ver o desfecho dessa história.

 

A produção está repleta de referências latinas, o que é muito especial para esse público e uma grande conquista em meio a um mercado tão fechado e preconceituoso como é o de Hollywood. A pauta acerca da família, da imgração de latios nos Estados Unidos e como eles são menosprezados pelo governo e pela sociedade são pontos-chave que fazem o primeiro filme protagonizado por latinos, entrar com o pé direito nesse universo. 

Em suma, ‘Besouro azul’ pode não ser uma produção inovadora, mas é impecável no básico que entrega e possui algo que muitos filmes fenomenais não entregam nem com o maior investimento do mundo: carisma. Será que voltaremos a ver Xolo e Bruna no novo universo da DC? O que nos resta é esperar para ver. 

 

E você, já assistiu ao filme? O que achou? Deixe suas opiniões nos comentários, vamos amar saber. Até a próxima :)

 

REFERÊNCIAS: AVILA Gabriel; Jovem Nerd, 2023; “Besouro Azul usa tempero latino para dar sabor à morna origem de super-herói | Crítica”; Disponível em: https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/besouro-azul-critica/; Acesso em 22 de agosto de 2023. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »