Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/09/2023 às 14h30min - Atualizada em 06/09/2023 às 14h19min

Com Messi, Argentina começa ciclo para Copa de 2026

Atual campeã do mundo conta com o ídolo no jogo contra o Equador de Enner Valencia

Pedro César
Recomeço: seleções voltam a se enfrentar por vaga na próxima Copa. Foto: Franklin Jacome/ POOL/ AFP

Argentina e Equador se enfrentam na primeira rodada das Eliminatórias Sul-americanas da Copa do Mundo de 2026. A partida será às 21h, no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, e contará com a transmissão do SporTV 2. Como o torneio agora dará seis vagas diretas para Copa e uma para a repescagem, aumentam as esperanças de seleções como Equador poderem chance de disputar o Mundial.

Além disso, os argentinos ainda estão de "ressaca" do título de 2022. A federação local para essa estreia divulgou no X (Ex-Twitter) um vídeo promocional com imagens dos jogos da última Copa América e Copa do Mundo com os dizeres: "
Nada mais argentino do que recomeçar".

ARGENTINA

 

A convocação da Argentina teve como destaque Lionel Messi. Apesar de ter deixado o Paris Saint Germain rumo ao Inter Miami, clube da Major League Soccer, o craque ainda é considerado como uma peça fundamental para a equipe. Federação local disse que conta com El Pibe para o Mundial. "Com as condições que possui, pode tranquilamente jogar na Copa do Mundo de 2026″, afirmou o presidente da Associação do Futebol Argentino (AFA), Claudio Tapia.

Outro destaque da convocação de Lionel Scaloni foi o retorno de Lautaro Martínez aos selecionáveis. O atacante da Internazionale não disputou os amistosos contra Austrália e Indonésia devido a um tratamento de uma lesão no tornozelo.  As principais ausências da lista de selecionáveis foram os lesionados Paulo Dybala e Rulli, o meio campista Lo Celso e o atacante Joaquín Correa.

Além do título mundial, a albiceleste vem de uma sequência de quatro vitórias consecutivas em jogos amistosos disputados em 2023, com 13 gols marcados e nenhum gol sofrido

Provável escalação: Emiliano Martínez; Molina, Romero, Otamendi e Tagliafico; Enzo Fernández, De Paul e Mac Allister; Messi, Julián Álvarez e Di María. Técnico: Lionel Scaloni

  Foto: Divulgação / AFA
 

EQUADOR

A seleção equatoriana conta com as ausências de Piero Hincapié, por lesão, Dixon Arroyo e Leonardo Campana. Mas tem como destaques a joia do Chelsea, Moisés Caicedo e o centroavante colorado, Enner Valencia.

Já os equatorianos voltam a disputar as Eliminatórias após o quarto lugar na competição e um desempenho regular na Copa do Mundo, apesar da eliminação na fase de grupos . Apesar disso, houve uma troca no comando técnico da La Tri, Gustavo Alfaro deixou o comando da seleção após a Copa do Mundo e em seu lugar entrou Félix Sánchez Bas.

Sob o comando do novo treinador, o
Equador disputou quatro partidas amistosas, com três vitórias, uma derrota, sete gols marcados e cinco gols sofridos.

Provável escalação: Galíndez; Félix Torres, Arboleda e William Pacho; Preciado, Moisés Caicedo, Carlos Gruezo, Alan Franco e Pervis Estupiñan; Gonzalo Plata e Enner Valencia. Técnico: Félix Sánchez Bas.

Foto: Divulgação / La Tri

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

No retrospecto geral do confronto, a
Argentina leva vantagem contra o Equador. Em 38 jogos, os argentinos venceram 22 contra cinco vitórias dos equatorianos, com 96 gols marcados e 35 gols sofridos.

Se tratando apenas das
Eliminatórias, a seleção argentina tem nove vitórias em 16 partidas contra a seleção do Equador. O último triunfo equatoriano diante da Albiceleste foi em 2015, na primeira rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Na oportunidade, venceu os argentinos por 2x0 com gols de Erazo e Felipe Caicedo.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »