Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/09/2023 às 18h52min - Atualizada em 16/09/2023 às 23h59min

30 anos de Arquivo X | Série trouxe grande legado à cultura pop

Tudo o que você precisa saber sobre esse icônico programa

Suzana Dorico - Editado por Ana Terra

A verdade está lá fora…

 

Essa frase sem dúvidas marcou gerações ao redor do mundo! Eu quero acreditar…

 

Com onze temporadas, 218 episódios, dois filmes e dois spin-offs, a mais famosa série de ficção científica, The X-Files ou Arquivo X como é chamada no Brasil, completa 30 anos neste mês de setembro. O programa revolucionou o universo das séries televisivas e deixou um grande legado ao apresentar histórias de investigação policial junto a mitologias extraterrestres. Criada na década de 90 por Chris Carter, a série estreou em 10 de setembro de 1993 e nos apresentou Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson), agentes especiais do FBI que investigam casos estranhos que incluem avistamentos de OVNIs, encontros e abduções com alienígenas e quase tudo o resto entre o paranormal.

 

É indiscutível o legado que Arquivo X deixou para as séries de ficção-científica e investigação. Mulder e Scully até hoje são considerados umas das principais e mais importantes duplas da TV. A série abriu precedentes e levou ao público uma nova visão sobre histórias sobrenaturais, no qual a cada episódio o telespectador era levado a uma investigação sobre os casos mais inexplicáveis, conspirações e monstros da semana, além de fazer o público a se questionar sobre a possibilidade de existência de tais paranormalidades.


A atração original permaneceu no ar até maio de 2002, quando foi finalizada em sua nona temporada. Anos mais tarde, após o reavivamento da série, a 10ª temporada foi lançada em janeiro de 2016 com seis episódios e trazendo de volta seus personagens originais. Porém, a nova fase não durou e a história foi finalizada dois anos depois, em 2018, com sua 11ª e última temporada com dez episódios.
 

 

Fox Mulder, é um agente brilhante e solitário, que acredita fielmente em alienígenas, fenômenos paranormais e trabalha em um departamento rejeitado pelos chefões do FBI denominado como Arquivo X. A crença de Mulder a seres extraterrestres se originou por conta do misterioso desaparecimento de sua irmã Samantha quando ainda eram crianças da qual ele acredita fielmente que a mesma foi abduzida por alienígenas. Devido a isso, ele passa sua vida em busca de respostas e a verdade por trás da existência de vida extraterrestre na Terra, o que geralmente é ridicularizado por seus colegas do FBI.

 

Já a inteligente, sagaz e cética doutora Dana Scully, é formada em ciências exatas e foi criada como católica, porém suas visões como cientista acabaram a afastando da religião. Após algum tempo trabalhando para o FBI, Scully foi designada a trabalhar junto com Mulder no Arquivo X, a fim de investigar e desmistificar cientificamente todas as suas teorias malucas. Entretanto, apesar de suas diferenças, a dupla logo desencadeou uma confiança mútua e de certa forma a médica passou a admirar o colega. 

 

Além disso, a química entre os atores Gillian Anderson e David Duchovny que transparece em seus personagens Scully e Mulder, respectivamente, foi um dos grandes motivos que conquistou milhares de fãs ao redor do mundo. Vale enfatizar aqui, que foi a dupla quem introduziu a internet conceito de ‘shippar’, levando o público a uma incansável espera de um relacionamento amoroso entre eles. E felizmente, apesar de tudo, isso acabou se tornando real. 



 

O Canceroso
 

Outro personagem marcante da série é o emblemático e misterioso antagonista, Carl Gerhard Bush Spender, ou como é conhecido o Canceroso (William B. Davis). O personagem é um agente poderoso e  com acesso ao alto nível do FBI e Pentágono e aparece desde o primeiro episódio, sempre com o seu cigarro em mãos. No decorrer da série descobrimos os seus planos para com alienígenas e tentativas frequentes de atrapalhar Mulder na busca pela sua irmã. Suas conspirações tem um principal intuito, acabar com a raça humana.


 

Filmes
 

A série deu origem a dois filmes. O primeiro foi lançado em 1998 e intitulado como ‘The X- Files: Fight The Future’ e no Brasil, ‘Arquivo X - O filme’. A história faz ligação entre a quinta e sexta temporada e mostra agentes Mulder e Scully em Dallas, Texas, onde juntos tentam impedir que uma bomba destrua o prédio federal. Porém mais tarde, ambos descobrem que tudo faz parte de uma conspiração governamental. Já o segundo filme, ‘The X- Files: I Want To Believe’ ou  ‘Arquivo X: Eu Quero Acreditar’ foi lançado dez anos depois, em 2008. O longa, no entanto, atua de forma independente e mostra Mulder e Scully, que estão fora do FBI há vários anos. Nele, vemos Mulder vivendo isolado como um fugitivo da organização e Scully, agora médica em um hospital católico. E desta vez, após um agente do FBI desaparecer misteriosamente, a dupla se junta em uma nova experiência paranormal. 

 

Spin-offs
 

Seu primeiro spin-off foi Milênio, que girava em torno do agente Frank Black (Lance Henriksen) e suas relações com o misterioso Grupo Milênio. O programa teve três temporadas e ganhou um desfecho no quarto episódio da sétima temporada de Arquivo X, que entregou um crossover entre os programas.  O segundo spin-off foi Os Pistoleiros Solitários, que contava a história do trio Melvin Frohike (Tom Braidwood), John Fitzgerald Byers (Bruce Harwood) e Richard Langly (Dean Haglund), jornalistas independentes e que dirigiam um jornal que leva o mesmo nome da série. Os personagens originalmente foram apresentados em Arquivo X. O programa foi cancelado após sua primeira temporada e assim como a série Milênio, mais tarde teve seu final resolvido em um crossover



 

Como forma de comemoração aos seus 30 anos, a plataforma de streaming Hulu selecionou listas com os melhores episódios da série
 

 

Vídeo da icônica abertura:

 
 

REFERÊNCIAS:

 

HARRIS, Will. ‘‘The 25 best episodes of The X-Files’’. Entertainment Weekly, 2022. Disponível em <https://ew.com/tv/best-x-files-episodes/>. Acesso em 16 de setembro de 2023.  
 

'The X-Files', Hulu. 2023. Disponível em <https://www.hulu.com/series/the-x-files-d6a7aec6-72d2-46bb-b337-2cb412df64c8>. Acesso em 16 de setembro de 2023. 

'The X-Files Wiki', Fandom, 2023. Disponível em <
https://x-files.fandom.com/wiki/Main_Page>. Acesso em 16 de setembro de 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »