Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/09/2023 às 09h48min - Atualizada em 17/09/2023 às 09h32min

Ferroviário vence e é bicampeão da Série D

Equipe cearense conquistou título invicto com gol de Deizinho e Ciel, de 41 anos; Vitor Barreira descontou para o adversário

Luís Carlos Silva - labdicasjornalismo.com
Ferrão assegura mais uma estrela no uniforme (Reprodução/Lenílson Santos/Twitter)

Em mais uma partida equilibrada, o Ferroviário superou, no estádio Presidente Vargas, a Ferroviária (SP) por 2 a 1 e conquistou seu segundo título nacional da série D (o primeiro foi em 2018). Jogo de ida, em Araraquara, foi 0 a 0. O resultado consagra a campanha histórica da equipe cearense que encerra a competição invicto com 24 jogos, sendo quinze vitórias e nove empates (75% de aproveitamento). Campeão e vice receberão uma premiação financeira de 800 mil reais pela CBF.

 

Embalado por quase 13 mil pessoas, o Ferrão precisava apenas de uma vitória simples para desbancar a Locomotiva paulista. Apesar do desfalque importantíssimo do goleiro Douglas Dias (afastado por lesão na parte anterior da coxa esquerda), o time contou com a estrela do artilheiro Ciel para novamente decidir e sacramentar o triunfo. Já a Ferroviária, conclui o torneio como vice-campeã, porém, celebra o acesso à Série C. 

 

Nos bastidores, mesmo diante de tanta festa, já são ventilados os rumos de personalidades importantes dessa temporada impecável do Tubarão. Ciel, em entrevista, declarou seu desejo de permanecer na agremiação e conta com a diretoria para realizar. Por outro lado, segundo o diretor de futebol do clube, Valmir Araújo, o técnico Paulinho Kobayashi já está acertado com o Capital, do Distrito Federal. A torcida comemora o título, mas aguarda as confirmações que implicarão  no próximo ano. 

 

PRIMEIRO TEMPO

 

O começo avassalador do Ferrim sugeria um duelo mais fácil. Logo no início, após belo passe de Ciel, o atacante Deizinho empurrou a bola para o fundo das redes e abriu o placar. A equipe coral continuou pressionando, mas não conseguiu ser efetiva e esbarrou no goleiro Saulo, que efetuou boas defesas. O clube visitante começou a gostar da partida e passou a incomodar o adversário. Num lance aparentemente tranquilo, Vitor Barreto acerta um ótimo chute colocado e empata o confronto. Dessa maneira, os finalistas retornaram para o vestiário no 1 x 1. 


SEGUNDO TEMPO

 

Na segunda metade, a Ferroviária retornou melhor e pressionou o Ferrão. Pilar de cabeça quase amplia para Locomotiva. No entanto, o incômodo não foi suficiente. Logo aos seis minutos numa jogada pela lateral direita Kadu Barone, que havia entrado após o intervalo na vaga de Deizinho, encontra Ciel bem posicionado para marcar seu 12° tento e recolocar o Tubarão da Barra a frente do placar. 

 

O Ferroviário teve a oportunidade de aumentar a conta em três lances, mas não aproveitou. Já o clube paulista não apresentou poder de reação e se limitou a uma bola na trave depois de uma belíssima cobrança de falta de Cantarelli. No final, os grénas ainda partiram para tudo ou nada, entretanto o Ferrim se comportou bem defensivamente e soube suportar a pressão. 

 

Contudo, o título conquistado pelos nordestinos vai além do aumento do número de troféus. A vitória é resultado de um projeto repleto de comprometimento, regularidade e representa a consolidação constante do futebol cearense no cenário nacional. 

 

PRÓXIMOS CONFRONTOS: 

 

O ano acabou para as duas agremiações. Agora eles comemoram os triunfos da temporada e, posteriormente, iniciam as atividades internas pensando em 2024. Os dois terão calendário cheio com campeonato estadual e a série C.

 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »