Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/09/2023 às 23h19min - Atualizada em 22/09/2023 às 23h07min

Dia da Visibilidade Bissexual | personagens bissexuais na cultura pop

Bárbara Mirele - Editado por Ana Terra
Fonte: The Owl House / reprodução: Amino Apps
No dia 23 de setembro é comemorado o Dia da Visibilidade Bissexual, porém sabemos que até hoje o preconceito ressoa dentro e fora da comunidade LGBTQIAPN+. Muitos bissexuais sentem falta da representatividade correta nas produções audiovisuais. Não pela falta de personagens, mas sim porque esses não são devidamente representados nas obras. 
 
Sendo vistos muitas das vezes como pessoas confusas ou que estão passando por uma fase, ainda há muito o que lutar para serem reconhecidos da maneira certa e quebrar esse estigma tão negativo. Aqui vai uma lista de personagens bissexuais para comemorar esse dia tão especial:
 
Aviso: o texto pode conter spoilers!
 
 
Corajosa, inteligente e com um espírito natural de liderança, Clarke foi enviada à Terra com mais 99 delinquentes numa nave com a missão de verificar as condições climáticas do planeta após um apocalipse nuclear extinguir quase toda a população humana. A sexualidade da personagem é bastante explorada ao longo de todas as sete temporadas da série, ela teve relacionamentos amorosos com Finn Collins, Lexa do Clã Trikru e Niylah também pertencente ao mesmo clã.
 
 
Por ter dificuldade em expor fatos da sua vida pessoal, a personagem só revela sobre sua sexualidade na quinta temporada, e diz que sempre se identificou como bissexual. Já os familiares de Rosa, principalmente sua mãe, não aceitam muito bem sua orientação sexual, o que a deixou triste em alguns momentos da série. Com um toque de humor, a série acompanha o cotidiano dos policiais e detetives do distrito 99 do Brooklyn, enquanto também aborda temas como racismo, misoginia, homofobia e etc.
 
Magnus Bane | Cidade de Ossos - Shadowhunters:
 
Personagem marcante dos livros de Cassandra Clare e da adaptação para série, Magnus é um poderoso feiticeiro do Alto Escalão do Brooklyn, com aproximadamente mais de 400 anos de idade. Ele é abertamente bissexual, tendo estado com muitos homens e mulheres ao longo dos seus vários séculos de vida. Após ter seu coração partido por Camille Belcourt, antiga líder do clã de vampiros de Nova York, ele conheceu Alec Lightwood, com quem permanece até hoje.
 
Conhecida como ex- namorada do Coringa, Arlequina, está em um relacionamento amoroso com Hera Venenosa, que também é sua parceira de crimes. O romance foi iniciado nos quadrinhos da DC e atualmente é explorado pela animação da HBO Max "Harley Quinn".
 
 
Jovem, destemida e de personalidade forte, Korra está descobrindo as responsabilidades que carrega ao ter se tornado a sucessora do Avatar Aang. Tendo feitos importantes ao longo de sua jornada, como ter trazido de volta a dobra de ar por exemplo, ela também carrega uma pequena lista de amores consigo. O jovem Mako – um habilidoso dobrador do fogo – foi seu romance inicial na animação e atualmente, ela está se relacionando com a jovem Asami.
 
 
Assim como as protagonistas anteriores de Life is Strange, com exceção de Chloe Price que é lésbica, Alex também é bissexual, podendo namorar um homem ou uma mulher dependendo da escolha do jogador. O game também confirma a sexualidade da personagem através de mensagens de texto, relatando seus antigos relacionamentos com homens e mulheres. A história do jogo acompanha Alex tentando entender como usar seus poderes para descobrir a verdade sobre a suposta morte do irmão.
 
 
Personagem da série de mesmo nome, o famoso Deus da mentira se assumiu bissexual no terceiro episódio da série. Quando questionado por Sylvie sobre seus romances ele responde a ela "Um pouco dos dois". Essa afirmação deixou os fãs em grande comemoração e com expectativas para os futuros relacionamentos do príncipe de Asgard.
 
Ter cada vez mais personagens bissexuais em livros, filmes, séries, quadrinhos e etc, é um avanço enorme na questão da inclusão no meio cultural, é sobre poder se sentir acolhido e refletido, mesmo que aquelas não sejam pessoas reais.
 
REFERÊNCIAS:
 
Tognin, C. Enciclopedia bissexual personagens bissexuais no dia da visibilidade bi, O quarto nerd 23 de set de 2022. Disponível em: Acesso em: 20 de set. de 2023
 
Lima, S. Arlequina & Hera Venenosa | A evolução do relacionamento entre Harley Quinn e Pamela Isley, Terraverso 10 de set de 2019. Disponível em: Acesso em: 20 de set. de 2023
 
Maidana, F. 10 coisas que você talvez não saiba sobre Avatar: A Lenda de Korra!, Legião dos Heróis. Disponível em: Acesso em: 20 de set. de 2023
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »