Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/10/2023 às 16h47min - Atualizada em 27/09/2023 às 15h32min

Setembro Amarelo | 12 filmes e séries sobre saúde mental para assistir nesse mês

Agatha Coutinho - Revisado por Beatriz Rabelo
Imagem de divulgação da animação Bojack Horseman. (Foto: Reprodução/ Netflix)


A campanha do Setembro Amarelo foi criada em 1994, nos Estados Unidos, e só foi chegar aqui no Brasil em 2015. Porém avançando para os dias atuais, conforme o tempo foi passando, a campanha foi perdendo o engajamento na divulgação da ideia para a prevenção do suicídio, e os índices de autocídio tem crescido cada vez mais a cada ano. Pensando nisso, trouxe aqui uma lista de filmes e séries sobre saúde mental para conscientizar, refletir, distrair e maratonar neste mês.

 

Garota Interrompida (1999)

Um clássico muito popular que conta a história de Susanna Kaysen (Winona Ryder), que se interna “voluntariamente” em um hospital psiquiátrico, após ser diagnosticada com transtorno de personalidade boderline. Lá ela começa a cultivar algumas amizades, e se sentindo a única pessoa mentalmente sã do local começa a se questionar se foi uma boa ideia ter ido para o hospital, e pensa constantemente em uma forma de sair de lá. Durante sua jornada, a jovem se pergunta se aquele na verdade é o seu lugar e passa por uma série de eventos que agregam em seu processo de cura. 

O drama conta com um elenco de peso, incluindo Angelina Jolie, Brittany Murphy, Jared Leto e Whoopi Goldberg e pode ser encontrado para assistir na Netflix.

 

 

 

 

 

 

Postagem de Omelete, site brasileiro de entretenimento, em critica a série de animação Bojack Horseman (Reprodução: @Omelete/Twitter)


Bojack Horseman (2014 - 2020)

 

Sendo uma das séries mais assistidas na época de seu lançamento, Bojack Horseman conta a história de Bojack, um cavalo humanóide, ex-ator de Hollywood, que sofre de depressão e faz abuso de substâncias. A obra foi altamente aclamada pelo público por mostrar em detalhes a realidade de um indivíduo que luta contra seu passado e seus problemas psicológicos, sendo realista ao retratar os altos e baixos dessa trajetória.
 

Apesar de possuir temas considerados relativamente dramáticos, a animação é uma comédia, que se encontra para assistir na Netflix.

 

Coringa (2019)
 

 Esse é para quem é fã dos universo cinematográficos dos quadrinhos de super-heróis. Coringa é uma obra de dramaturgia que antecede o surgimento do maior arqui-inimigo de um dos heróis mais conhecidos do mundo: Batman.
 

O filme conta a história da vida de Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), um homem com doenças mentais que trabalha como palhaço em um emprego mal-remunerado, ao mesmo tempo que precisa cuidar de sua mãe idosa. Sofrendo com o isolamento e a rejeição da sociedade, Arthur vai se revoltando cada vez mais ao perceber como a cidade onde vive, Gotham City, é corrupta e indiferente com pessoas nas suas condições, até chegar ao ponto de sua mente colapsar. 
 

E após vencer o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original, e o ator Joaquin Phoenix conquistar o Oscar de Melhor Ator pelo filme, Coringa promete uma sequência, que tem a estimativa de lançamento prevista para Outubro de 2024. O filme está disponível para assistir na HBO Max e Amazon Prime Video

  

My Mad Fat Diary (2013 - 2015)
 

Baseada no livro “My Fat, Mad Teenage Diary” (Meu diário adolescente gordo e louco), My Mad Fat Diary é uma série britânica muito famosa que mostra a história de Rae Earl (Sharon Rooney), uma adolescente de 16 anos que sofre de depressão e e problemas com a imagem por estar acima do peso.
 

Tendo que lidar tanto com coisas rotineiras de sua adolescência, como os problemas com sua mãe, tentar se enturmar com seus amigos, a pressão para o uso de álcool e sua paixão pelos garotos, Rae também esconde seu passado na clínica psiquiátrica onde foi internada. Assim como sua auto-flagelação e compulsão alimentar, a jovem tenta encontrar seu processo de cura com seu terapeuta.
 

A produção de comédia dramática está disponível para assisti-lá completa e legendada pelo Youtube.


 

O Mínimo Para Viver (2017)
 

Essa produção norte-americana conta a história de Ellen (Lily Collins), uma garota que sofre de anorexia, um transtorno alimentar que a faz contabilizar todas as calorias do que come, se alimentar o mínimo possível, e fazer exercícios compulsivamente para ficar cada vez mais magra.
 

Com medo de seus hábitos levá-la à morte, sua família a encaminha para um médico de métodos não convencionais, que a coloca em uma casa de recuperação com outras pessoas com transtornos alimentares de todos os tipos. A jovem acaba criando vínculos e fazendo várias auto-descobertas ao longo do caminho. 

 

A comédia dramática, obra da Netflix tem o elenco composto por: Carrie Preston, Liana Liberato, Keanu Reeves e muito mais.



Atypical (2017 - 2021)
 

Com 93% de aprovação pelos os usuários do Google, Atypical é uma série que conta a história de Sam (Keir Gilchrist), um adolescente que tem Transtorno de Espectro Autista (TEA) e que está determinado a conseguir uma namorada e iniciar sua vida amorosa. Por conta de seu diagnóstico, Sam enfrenta várias barreiras capacitistas ao buscar por sua independência, e precisa mostrar a sua família e para si mesmo que tem autonomia para conquistar um relacionamento e ser auto suficiente. 
 

A série é uma comédia dramática muito aclamada, e é uma produção original da Netflix. Mais sobre o autismo em tela, pode ser encontrado aqui.

 

Beleza Oculta (2016)
 

Preparem seus lenços de papel, porque Beleza Oculta irá emocionar a todos! Após sofrer uma enorme perda pessoal, Howard (Will Smith) entra em depressão profunda e começa a escrever cartas para o amor, o tempo e a morte. Seus amigos que observam seu estado piorando discutem entre si maneiras de poder ajudá-lo, porém enquanto isso, essas forças do universo para quem ele escrevia se materializam como pessoas e aparecem para responder suas cartas e levar Howard a uma jornada em busca do caminho de volta a sua vida.
 

Esse filme conta com um elenco de renome, dentre eles: Kate Winslet, Edward Norton, Michael Peña, Helen Mirren, Keira Knightley, etc. E está disponível no HBO Max.

 

Por Lugares Incríveis (2020)

 

E se você acha que já chorou muito com filmes, este romance dramático vai te desidratar. Ele conta a história de Violet (Elle Fanning) que ao tentar cometer suicídio, é impedida por Theodore (Justice Smith), que a convence de desistir e vai gradualmente se aproximando da garota com o objetivo de mostrar para ela todas as maravilhas do mundo pela perspectiva dele, ela só não contava que no meio dessa incrível jornada, acabaria conhecendo ele mais profundamente e se apaixonando.
 

Essa adaptação literária conta com Luke Wilson no elenco e está disponível na Netflix.

 

Divertida Mente (2015)

 

Vencedor do Oscar e do Globo de Ouro, essa animação conta a história de Riley, uma garota de 11 anos que após se mudar para outra cidade, longe de tudo que lhe era conhecido, começa a ter suas emoções saindo de controle. Sua mente controlada pela Alegria, Raiva, Medo, Nojinho e Tristeza, passa por diversas mudanças com as novidades e suas emoções vão precisar encontrar a melhor forma de lidar com a situação. 
 

Essa é produção você encontra disponível exclusivamente no Disney +.


 

Eu Nunca (2020 - 2023)

 

Sendo uma das melhores séries adolescentes dos últimos anos, Eu Nunca, conta a história de Devi Vishwakumar (Maitreyi Ramakrishnan), uma adolescente de família indiana que ao presenciar a morte de seu pai perde o movimento de suas pernas por conta de uma reação de psicossomatização (que ocorre quando uma situação emocional acarreta em sintomas físicos), porém após ver um garoto de sua turma, recupera os movimentos.
 

Enquanto sua psicóloga busca trabalhar com ela o trauma da perda de seu pai, a adolescente tenta fugir do problema e foca em se tornar popular e perder a virgindade.  

 

A série também é uma produção original da Netflix, e seu elenco conta com: Darren Barnet, Jaren Lewison, Lee Rodriguez, Ramona Young e mais.

 

Soul (2020)
 

Mais uma animação da Disney que nos deixa dias em crise existencial. Soul conta a história de Joe, um professor de música que está insatisfeito com sua vida, pois seu real objetivo é ser um músico profissional. Até que tudo muda no dia que Joe recebe uma proposta que mudaria tudo, porém por um descuido ele acaba falecendo.
 

Se recusando a aceitar seu destino, Joe tenta encontrar uma maneira de retornar a terra para cumprir com seu propósito, mas no meio do caminho faz uma nova amizade onde ambos mostram, um ao outro, a vida de uma nova perspectiva. 

 

Por ser uma produção original, você encontra essa animação exclusivamente no Disney +.

 

13 Reasons Why (2017 - 2020)

 

Os 13 Porquês, uma série norte-americana que gira em torno Hannah Baker (Katherine Langford), uma adolescente que por conta de uma série de acontecimentos em sua vida, especialmente ocasionadas por seus colegas de classe, comete suicídio e deixa uma série de fitas, explicando os motivos e os “culpados” que a levaram a tirar a própria vida. A série aborda diversos temas, dentre eles bullying, assédio, uso de drogas, negligência, entre outros.

 

Essa produção da Netflix contém um aviso a quem luta contra a depressão, informando que pode não ser uma série indicada a esse público e recomendam que caso você tenha essa doença assista junto de um adulto confiável, porém existe um site de apoio da própria plataforma inspirado na série para ajuda das pessoas com depressão, 13reasonswhy.info.

 
 
 
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »