Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/10/2023 às 12h36min - Atualizada em 01/10/2023 às 12h36min

Lobisomem na Noite | Referências e easter-eggs

Um especial de terror num universo de super heróis que traz muitas referências

Pietra Rennhack - Editado por Letícia Nunes
Fonte: Marvel Studios | Reprodução: Google


Filmes de terror em preto e branco são conhecidos por serem mais assustadores do que os de atualmente, como na época dos filmes mudos, até 1929, quando grande parte dos filmes já eram falados. Por ser o primeiro filme focado no terror da Marvel, já conseguiu atrair a atenção até dos fãs mais difíceis, agradando tanto os fãs da ação que eles são famosos por ter quanto os fãs de filmes mais clássicos do terror.

A sinopse é simples: após a morte de Ulysses Bloodstone, alguns caçadores são chamados para competir entre si na caçada de uma criatura, tudo para ganhar a Pedra de Sangue. Mas, o filme consegue trazer diversas referências e easter-eggs divertidos tanto do universo da Marvel (no cinema e nos quadrinhos) quanto de grandes clássicos do terror.

 
Jack Russell
Fonte: Divulgação | Reprodução: Google

Fonte: Divulgação | Reprodução: Google


Uma das primeiras pessoas que somos apresentados é o responsável pelo título do filme Lobisomem na Noite, interpretado por Gael García Bernal. O personagem apareceu pela primeira vez em 1972, pensando em criar um personagem mais voltado ao gênero do terror, diferente de vários outros lobisomens que vemos em filmes e séries.

Jack nasceu com a maldição da licantropia, o que o faz se transformar a cada três luas cheias, ganhando força e velocidade sobre-humana, mas perdendo sua "humanidade". Uma curiosidade bem interessante é que essa maldição teve início quando seu avô, se tornou um lobisomem após ler um livro amaldiçoado chamado Darkhold, o mesmo que está nas telas da Marvel a algum tempinho. 
 
 
Colorido
Fonte: Disney Plus | Reprodução: Google

Fonte: Disney Plus | Reprodução: Google


Grande parte do filme se passa em preto e branco, apenas nos últimos minutos que temos um breve vislumbre de como as coisas realmente são. Mas, durante o filme, a única coisa que sempre apareceu colorida foi a pedra responsável pelos acontecimentos, a Bloodstone ou Pedra de Sangue. Esse não é um efeito novo, já tendo sido usado em vários filmes antigos que são bem famosos, como A Lista de Schindler de 1993 ou Pleasantville: A Vida em Preto e Branco de 1998. Para os fãs da Marvel, WandaVision usou esse truque também no seu 2° episódio, que ainda em preto e branco, Wanda encontra um pequeno helicóptero colorido.
 
 
Universo Sobrenatural Marvel
Fonte: Disney Plus | Reprodução: Google

Fonte: Disney Plus | Reprodução: Google


Os dois filmes do Doutor Estranho já trouxeram uma pequena amostra de que criaturas sobrenaturais podem existir nesse universo, mas nesse filme temos uma confirmação, mostrando (além do personagem principal) vários caçadores. No início, vemos paredes cheias de cabeças dessas criaturas. Não tem referências diretas ao Blade, ao Cavaleiro Negro ou ao Cavaleiro da Lua, que são personagem envolvidos com essa área nos quadrinhos. Mas, nos créditos no comecinho do filme já aparece alguns personagens como os Nosferatu (os primeiros vampiros da Marvel, rivais de Drácula), os Wendigo (monstros carnívoros que são alimentados por magia negra) e ao Cavaleiro Negro (o que cria a conexão com a cena pós créditos onde mostra Dane Whitman e, apenas a voz, de Blade).
 

REFERÊNCIAS:
SENNA, J. Lobisomem na Noite: 10 referências e easter-eggs que você pode não ter notado no especial da Marvel. Legião dos Hérois, 2022. Disponível em: < https://www.legiaodosherois.com.br/lista/lobisomem-da-noite-referencias-easter-eggs-especial-marvel.html >. Acesso em: 30 set. 2023.
 
‌CORUMBA, D. Lobisomem na Noite | Crítica: Terror velado da Marvel. Nerdizmo, 2022. Disponível em: < https://nerdizmo.uai.com.br/lobisomem-pela-noite-critica/ >. Acesso em: 30 set. 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »