Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/10/2023 às 12h36min - Atualizada em 07/10/2023 às 11h14min

Fanfics abrem portas para jovens escritores

Entendendo o universo das fanfics a partir de relatos

Dominik Pereira - labdicasjornalismo.com
Capa da fanfic de Eddie Munson | Reprodução Wattpad
Fanfic é uma abreviação da palavra fanfiction, que em tradução livre significa "ficção de fã" ou "ficção feita por fã". Surgiu na década de 1970, com as histórias de Star Trek. No começo, eram chamadas de fanzines, junção de fan e magazine, que em tradução livre é "revista de fãs" ou "revista elaborada por fãs". 

A primeira fanzine era chamada de Spockanalia, na qual eram publicadas histórias alternativas do universo de Star Trek. A partir daí, a prática se popularizou. Com a chegada da internet, os "fanfiqueiros" puderam alcançar um público muito maior. A fanfic pode ser feita a partir de qualquer tipo de arte, ou seja, desde livros, filmes, séries, animes, música, e também sobre a vida de seus artistas favoritos.

 
Fanfic pode ser considerada um plágio? Não, porque, apesar de se basear em obras que já existem, novas histórias nascem com as fanfics. Os autores não se apropriam da original, mas escrevem novas histórias a partir das originais. 

A obra de grande sucesso Cinquenta Tons de Cinza surgiu de uma fanfic de Crepúsculo. A nova história agradou ao público e logo ganhou as telas do cinema, e hoje existem várias fanfics dos livros de E.L James. 

Escritoras

 
Mariana Rodrigues conheceu o mundo das fanfics ainda jovem, com 13 anos, e desde então tem se dedicado a escrever suas histórias. "Eu conheci o mundo das fanfics por volta dos 13 anos, através de páginas de fãs de artistas". Com o seu interesse nas histórias, veio também um pouco de frustração: "Iniciei apenas como leitora, mas como sempre gostei muito de escrever e percebi que algumas histórias não tinham o enredo que eu esperava. Decidi criar as minhas próprias histórias."

Ela iniciou então sua aventura no mundo da escrita e imaginação. Apesar de não ter publicado seu primeiro trabalho, ela seguiu escrevendo. "Escrevi a primeira história no computador mesmo, mas nem cheguei a publicá-la. Um ano mais tarde eu descobri os aplicativos destinados a essas histórias: Spirit, Wattpad, e foi quando comecei a escrever histórias para publicar", conta.

Depois de começar a escrever, Mariana expandiu seus horizontes e quer lançar livro físico. O gênero que mais se identifica é o romance, porém, atualmente obras biográficas e dramáticas têm despertado seu interesse.

Quando questionada sobre a importância das fanfics na formação dela enquanto escritora, ela diz: "As fanfics tiveram um papel muito importante nesse processo. Me aperfeiçoei muito desde minha primeira história, tanto que olhando para trás minha última história é bem melhor do que a primeira em questão de enredo e desenvolvimento. E isso tudo graças ao acesso que tive às fanfics de outros escritores; as histórias me inspiravam e me faziam buscar melhorias. Tive oportunidade de trocar experiências com alguns através de grupos no Facebook e isso foi fundamental."

A ficção de fãs tem sido uma porta de entrada para jovens autores. Apesar de não ser reconhecida como algo profissional, a fanfic tem sido uma ferramenta poderosa para motivar e impulsionar novos escritores, como a Sofia.

Sofia é formada em jornalismo e sua paixão pela escrita começou cedo. 
"Eu adorava a série Glee e tinha várias comunidades do Orkut sobre a série e um dia, por acaso, acabei entrando em uma de fanfics de Glee, comecei a ler e fiquei apaixonada até que comecei escrever as minhas", diz. O que parecia só uma distração criou raízes. "Quando eu comecei a escrever fanfics, eu percebi que amava escrever e que eu gostaria de poder fazer isso da minha vida, então acabei decidindo ir estudar jornalismo", acrescenta. 

E esse foi o ponto de virada para Sofia, porque ela ia se profissionalizar naquilo que ela mais gostava, a escrita. "Eu fiquei muito feliz. Era ganhar dinheiro para fazer o que eu faria de graça. Claro que na prática não é bem assim que funciona, mas lembro de ficar muito feliz com a possibilidade de ganhar dinheiro com algo que eu gostava e era boa."

Confúcio disse "trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida." Hoje Sofia entende o sentido profundo dessa frase.

Processo de escrita


Escrever pode ser desafiador, ainda mais quando são jovens, sem experiência. Para Mariana não foi diferente, mas ela soube conduzir e dar vida às suas ideias. "Eu sempre procurava anotar todas as ideias que tinha de um enredo pra não me perder no tipo de história que queria escrever, mas como todo escritor existe momentos que temos algum bloqueio criativo, e era quando eu recorria as histórias de outros escritores, ou trocava ideias com eles. Isso me motivou e me ajudou a encontrar o meu tipo ideal de escrita." 

Avaliando sua primeira história comparada com as de hoje, ela percebe o quanto sua escrita melhorou. Seu primeiro enredo era sobre um cantor sertanejo e os outros que vieram foram baseados em personagens de séries que assistia. Então ela escrevia uma história de acordo com o que os fãs gostariam de ter visto. 

Hoje escreve uma história toda criada por ela e pensa lançar um livro algum dia. Sobre a qualidade de algumas fanfics, ela diz que "Acho que alguns escritores ainda se perdem bastante no rumo dos enredos, deixando algumas histórias sem coerência. Acredito que falta esse tipo de revisão."

Tipos de fanfic

Dentro desse gênero existem algumas categorias, que são universo alternativo, onde a história se passa em um universo diferente do original, angst, explora a dramáticidade e angústia, oneshot, fanfics curtas com um capítulo, drabble, o objetivo desse modelo é destacar algum acontecimento marcante da história original, canon, segue as ideias principais do original sem grande liberdade de criação, crossover, categoria muito popular ela permite que universos distintos se encontrem, por exemplo, o sexto episódio da décima terceira temporada de Supernatural "Scoobynatual", lime, destinada ao público mais adulto, porém, não necessáriamente com conteúdo adulto, mary sue, um romance água com açucar inspirado nos personagens principais, songfic, é uma história baseada em alguma música, como o filme Eduardo e Mônica, que foi feito a partir de uma música do Legião Urbana. 

Aplicativos 


Existe muitas formas de escrever e hoje há vários aplicativos voltado para a produção desse tipo de conteúdo. A mais popular é o Wattpad, você ler e também produzir suas próprias histórias, muito usada por adolescentes. O Nyah! Fanfiction também é muito usado para a escrita e publicação. Do mundo das fanfics o Fanfiction.net é uma das maiores comunidades de "fanfiqueiros", no site você pode navegar por gênero e tipos de produção, como quadrinhos, mangá ou desenhos animados. 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre esse universo, vem se aventurar em alguma história. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »