Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/10/2023 às 11h48min - Atualizada em 07/10/2023 às 23h03min

CSI 23 anos | Série revolucionou os programas de investigação criminal

Efeito CSI introduziu uma nova visão às análises forenses

Suzana Dorico - Editado por Ana Terra

 

Considerada uma das mais famosas séries de investigação criminal, CSI: Crime Scene Investigation, completa 23 anos de seu lançamento neste mês de outubro. O drama policial procedural que é uma das séries mais bem sucedidas e populares dos anos 2000, desde sua estreia tem sido referência para programas de TV e milhares de fãs ao redor do mundo. Por isso, separamos aqui algumas curiosidades dessa icônica e inesquecível série.

 

Criada por Anthony E. Zuiker, CSI foi introduzida ao mundo no dia 6 de outubro de 2000, no canal norte-americano CBS e apresentou os famosa equipe de investigadores forenses composta por Gil Grissom (William Petersen), Catherine Willows (Marg Helgenberger), Sara Sidle (Jorja Fox), Greg Sanders (Eric Szmanda), Warrick Brown (Gary Dourdan), Nick Stokes (George Eads) e incluindo ainda o detetive Jim Brass (Paul Guilfoyle). 
 

Juntos eles desvendam diversos e absurdos crimes, analisando desde subúrbios até os lugares mais famosos da cidade de Las Vegas, como boates, cassinos ou até mesmo o próprio Laboratório de Criminalística. Além de, claro, investigar de forma minuciosa cada evidência encontrada. Afinal, como diz Grissom: ‘‘pessoas mentem, evidências não…’’



 

Com 15 temporadas, 335 episódios, 4 spin-offs e um telefilme, CSI revolucionou o universo televisivo de séries policiais. Com suas marcantes fitas amarelas de cenas de crime, o programa ainda é visto como ícone da TV e isso porque ali podemos ver os queridos personagens trazendo as resoluções de casos através de profundas explicações científicas, com o uso de de tecnologias de última geração e fazendo as conexões necessárias a partir das evidências encontradas.

 

Vale ressaltar aqui que, dos 15 anos que o programa original esteve no ar, em 12 deles, permaneceu entre as 10 atrações mais vistas da televisão norte-americana, além de se tornar uma das séries policiais mais assistidas, atingindo a marca de 60 milhões de telespectadores, além de ter conquistado 6 prêmios do Emmy Award - maior premiação atribuída a programas e profissionais de televisão dos Estados Unidos.

 

CSI: Investigação Criminal (como é chamada no Brasil) ficou no ar até fevereiro de 2015, quando foi cancelada pela emissora após sua 15ª temporada. Em setembro do mesmo ano, a série foi finalizada com um telefilme de duas horas de duração - intitulado CSI: Immortality



 

Efeito CSI 

 

CSI veio ao mundo para marcar a história das séries de TV e também a vida dos investigadores da vida real, no entanto, nem sempre de forma positiva. Enquanto a introdução de novos equipamentos tecnológicos para análise forense inspirou técnicos da vida real a utilizar novos métodos em suas pesquisas, isso também trouxe alguns conflitos entre eles pelo fato do programa não ser uma amostra fiel de como realmente funciona a investigação criminal.

Um exemplo disso, é o termo ‘
Efeito CSI’ que é utilizado por alguns cientistas ao se referir às expectativas criadas nos tribunais para com as evidências, em decorrência ao que é apresentado na série.

 

 

Spin-off

 

Devido ao seu grande sucesso, CSI ganhou quatro séries spin-offs e todas elas com icônicas aberturas ao som da banda The Who. O primeiro foi CSI: Miami (2002 - 2012), onde a equipe de detetives forenses é liderada pelo tenente Horatio Caine (David Caruso) e conta um pouco mais de ação que a original.

 

Em seguida veio CSI: Nova York (2004-2013), série que possui um teor mais sombrio do que as outras. Nela, o time liderado pelo detetive Mac Taylor (Gary Sinise) se une para resolver grandes crimes da Big Apple

 

A terceira derivada da franquia,  CSI: Cyber (2014-2016), conta a história de uma unidade do FBI liderada pela agente Avery Ryan (Patricia Arquette), onde crimes virtuais são investigados.  A série foi inspirada no trabalho da psicóloga cibernética Mary Aiken.

 

Já a mais recente CSI: Vegas, foi lançada em 2021 e segue atualmente no ar. Essa nova série que veio como uma continuação da original, volta ao Laboratório de Criminalística de Las Vegas, agora sob o comando de Maxine Roby (Paula Newsome) com um novo time CSI. Cada temporada conta com a participação de personagens veteranos da nave-mãe. 

 

Com a boa recepção da nova série, seis anos após o encerramento da original, a vice-presidente de programação da CBS, Amy Reichenbach, comentou sobre o sucesso contínuo de CSI.

 

“A equipe criativa e o elenco incrivelmente talentosos de CSI: Vegas fizeram um excelente trabalho nesta primeira temporada, atualizando e retratando brilhantemente o universo CSI com novas histórias e um novo laboratório criminal, provando que depois de 20 anos, a base de fãs de CSI ainda está faminta por mais e pronto para abraçar um novo capítulo nesta ilustre franquia”, disse Reichenbach.



 

Legado

 

CSI até hoje é vista como um fenômeno cultural e uma das principais séries de investigação criminal. O programa aumentou o interesse e a busca pela profissão de cientista forense em vários lugares do mundo, graças à visão interna de análises feitas em laboratórios criminais, embora não seja uma demonstração fiel da realidade.

 

Entre o público, o termo CSI ainda é muito utilizado por pessoas no dia-a-dia. Quem nunca disse a alguém que ‘estava dando um de CSI’ ou que estava ‘tendo um momento CSI’ ao se referir a uma descoberta ou pesquisa feita? 

 

Seja em Las Vegas, Miami, Nova York ou aqui mesmo, no Brasil, é indiscutível o legado deixado por CSI e a marca que cada programa ou personagem, cada qual a sua forma, deixou na vida de seus fãs.
 

“21 anos atrás, nós lançamos CSI e assistimos impressionados enquanto essa série lançava um novo gênero e se tornava um fenômeno inovador que ainda cativa as pessoas”, disse Kelly Kahl, presidente da CBS, em 2021, com o lançamento da nova série.



 

REFERÊNCIAS:

 

RICE, Lynette. ‘‘CSI: 15 best moments’’. Entertainment Weekly, 2015. Disponível em <https://ew.com/gallery/csi-best-moments/>.  Acesso em 7 de outubro de 2023.

 

DELGADO, Mariana. ‘‘The 25 Best and Most Unsettling Episodes of 'CSI'’’. Collider, 2021. Disponível em <https://collider.com/best-csi-episodes-crime-scene-investigation/>. Acesso em 7 de outubro de 2023.  

 

‘‘Everything You Need to Know About ‘CSI’’’. Buddy TV, 2021. Disponível em <https://www.buddytv.com/everything-about-csi/>. Acesso em 7 de outubro de 2023.  

 

ANDREEVA, Nellie.. ‘’‘CSI: Vegas’ Renewed For Season 2 By CBS; William Petersen Won’t Reprise Role, Jorja Fox May Return’’https://deadline.com/2021/12/csi-vegas-renewed-season-2-cbs-william-petersen-exit-jorja-fox-return-1234891793/>. Acesso em 7 de outubro de 2023.  


‘‘Descubra as melhores séries policiais para maratonar’’. Brasil Paralelo, 2022. Disponível em <https://www.brasilparalelo.com.br/artigos/series-policiais>.  Acesso em 7 de outubro de 2023. 
 

NARCISO, Anderson. “CSI: série criou fato real inusitado que poucos fãs sabem”. Mix de Séries, 2023. Disponível em <https://mixdeseries.com.br/csi-serie-criou-fato-real-inusitado-que-poucos-fas-sabem/>. Acesso em 7 de outubro de 2023. 

GARÓFALO, Nicolas. ‘‘Seis anos após fim da série, CSI ganhará novos episódios’’. Omelete, 2021. Disponível em <https://www.omelete.com.br/csi/csi-revival-confirmado>.  Acesso em 7 de outubro de 2023. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »