Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/10/2023 às 18h27min - Atualizada em 09/10/2023 às 13h49min

A novela de Chinese Democracy

"Chinese Democracy" é o sexto álbum de estúdio dos Guns N' Roses. Lançado em novembro de 2008, após um longo período de produção, ele ficou conhecido como o "a maior novela do rock", já que a banda começou a trabalhar nele em 1996 e adiou várias vezes a data de lançamento originalmente planejada.

Caroline Dantas - Revisado por Danielle Carvalho
Guns ‘n’ Roses uma das bandas mais icônicas do rock. (Foto: Reprodução / Pinterest)


Para falar desse icônico álbum, é preciso entender um pouco do contexto do que estava acontecendo naquela época. Chinese Democracy estava sendo planejado desde 1996, com a formação original da banda: Axl Rose no vocal, Slash na guitarra, Izzy Stradin como guitarrista base, o baterista Steven Adler e Duff McKagan no baixo. Na época, os membros Slash e Duff McKagan abandonaram o grupo devido a divergências criativas com o vocalista Axl Rose, que persistiu com o projeto até finalmente concretizá-lo em 2008.

Durante esse período de estagnação, Rose enfrentou desafios significativos nas gravações com diferentes formações que a banda tentou. Muitos desses desafios estavam relacionados aos motivos que levaram à separação inicial, com críticas que o acusavam de ser um controlador criativo excessivo, resistente a sugestões de melhoria e determinado a retrabalhar músicas e gravações até que estivessem perfeitas aos seus olhos.

Produção

Axl era uma pessoa muito difícil de se conviver, ainda mais fazendo algo tão criativo e pessoal como o caso de uma banda. Por esse motivo, muitas pessoas passaram pela banda para substituir os membros que haviam saído, não só membros da banda como produtores também. Isso acabou gerando um monte de sessões de gravação que pareciam não ter fim, com diversas de versões diferentes das músicas sendo gravadas e aprimoradas várias e várias vezes. O vocalista não estava nem um pouco disposto a abrir mão da sua visão para o álbum, o que gerou problemas com os outros membros da banda e fez o lançamento ficar sempre se arrastando.

E, falando em problemas, questões financeiras também impactaram o projeto. "Chinese Democracy" acabou se tornando um dos álbuns mais caros da história da música, com uma fortuna indo pelos ares em estúdios, pagamento de músicos e outras contas. Isso só aumentou a pressão em cima da banda e da gravadora.

Conforme os anos passavam e o álbum não dava as caras, a expectativa e a polêmica só cresciam. Uns fãs começaram a desconfiar se esse álbum algum dia ia sair, enquanto outros estavam na maior ansiedade pelo lançamento. Era uma bagunça total!

Buckethead.



Entre essas rotações de membros na banda entra em cena um figurão (para não dizer esquisito) Buckethead. O nome real do músico é Brian Patrick Carroll, mas ele é mais conhecido pelo seu nome artístico, Buckethead. Ele é famoso não apenas por sua habilidade na guitarra, mas também por sempre usar uma máscara em público. Tanto é assim que existem poucas fotos dele sem a máscara. Algumas delas circulam na internet com especulações sobre se realmente se trata do guitarrista ou não. Há até rumores de que ele poderia ser confundido com Marty Friedman, outro guitarrista renomado.

A aura de mistério em torno de Buckethead sempre foi parte de sua imagem única e cativante. Ele criou um personagem verdadeiramente misterioso e distintivo ao adotar como suas marcas registradas uma máscara plástica branca e um balde de frango KFC na cabeça. Essa imagem icônica contribuiu para sua identidade única no mundo da música e adicionou um toque de enigma à sua persona artística. Sua música incrível e sua imagem excêntrica continuam a cativar fãs em todo o mundo.

Mudanças e gravadoras

O fato é que esse álbum saiu muito caro para a gravadora, com as muitas exigências e mudanças dentro da banda, novas tecnologias, equipamentos e instrumentos novos. Houve até mesmo a construção de um galinheiro (sim, um galinheiro) dentro do estúdio para que se sentisse em casa, entre outras inúmeras loucuras. Eles produziram muito material, sendo chamado por alguns produtores de biblioteca do Chinese Democracy. Em 2001, no Rock in Rio foi quando eles anunciaram a nova formação da banda, e continuaram a produzir o tão caro e almejado Chinese Democracy.

Vazamento de faixas

Uma reviravolta notável foi o vazamento de várias faixas do álbum na internet antes do lançamento oficial. Isso frustrou os esforços de Axl Rose para manter o projeto em sigilo e adicionou mais complexidade à já tumultuada produção.

O lançamento

No comecinho dos anos 2000, todo mundo já estava de olho no Guns N' Roses. Rolava um baita falatório sobre se o novo álbum ia ou não sair. Era tipo uma vibe "The Beatles 2.0", com todo mundo pensando na separação e na possibilidade de um último disco, o que só aumentava o clima nostálgico em torno da banda. A galera estava achando que o tempo de ouro tinha passado e nunca mais veríamos o Guns N' Roses em ação. Quando o álbum finalmente saiu, muita gente não estava nem aí pra banda. Tava todo mundo falando que era praticamente um álbum solo do Axl Rose e que ele só botou as armas e rosas no meio para vender mais. Bom, isso não deixa de ser verdade, porque ele basicamente foi o cérebro por trás de tudo e o único remanescente daquela época dourada. Mas, ao mesmo tempo, não é algo ruim. Se a gente pensar em termos de evolução musical, a discografia da banda estava sempre passando pelas mãos dele e ele queria cada vez mais sair daquele hard rock. Então, foi uma mudança natural, apesar de toda a polêmica em torno disso.

Recepção crítica e comercial

O álbum recebeu avaliações mistas da crítica, com alguns elogiando a ambição musical de Axl Rose, enquanto outros sentiram que não estava à altura do legado da banda. Comercialmente, "Chinese Democracy" teve um desempenho modesto em comparação com os álbuns anteriores do Guns N' Roses.

Legado

"Chinese Democracy" é frequentemente visto como um exemplo notável de um álbum que sofreu uma produção problemática e demorada. No entanto, também demonstrou a perseverança de Axl Rose em lançar o álbum, destacando seu compromisso contínuo com a música. Após o lançamento do álbum, o Guns N' Roses realizou turnês bem-sucedidas, mantendo-se como uma das bandas mais icônicas do rock.


A história do álbum "Chinese Democracy" do Guns N' Roses é um conto de determinação, desafios e mudanças. Este álbum tumultuado continua a ser um marco na história da música, lembrando-nos que, mesmo quando a produção é difícil, a paixão pela música pode superar obstáculos significativos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »