Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/10/2023 às 02h28min - Atualizada em 11/10/2023 às 22h37min

Tesouros de Fé: Descubra as Igrejas Históricas que Encantam Natal, RN

Jamilly Amorim - labdicasjornalismo.com
Foto: Cláudio Abdon/ Reprodução: Twitter/X

A cidade de Natal, localizada na região Nordeste do Brasil, é conhecida por sua diversidade cultural e riqueza histórica. Entre os tesouros arquitetônicos que permeiam a cidade, destacam-se as igrejas históricas, verdadeiros testemunhos do passado e símbolos de fé e arte. Neste artigo, vamos embarcar em uma jornada pelas igrejas históricas da Cidade Sol, explorando sua arquitetura, importância cultural e religiosa, além de destacar alguns dos seus pontos turísticos mais simbólicos. 

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação:
Localizada no coração da capital potiguar, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação é a primeira construída estado do Rio Grande do Norte, no século XVI. Conhecida como Catedral Antiga ou Sé Antiga, situa-se no bairro da Cidade Alta. Foi a primeira igreja e a primeira catedral a ser tombada pelo Governo Estadual, destaca-se na paisagem urbana da atual praça André de Alburqueque, antiga Rua Grande dos primórdios de Natal. Além disso, a sua arquitetura mescla traços coloniais e barrocos, e seu interior abriga belíssimas obras de arte sacra.

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos:
Construída pelos escravos em 1714, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é o segundo templo religioso da igreja católica mais antigo da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Está localizada na Cidade Alta e foi tombada pelo Governo Estadual em 1988, quando também foi restaurada, ganhando novamente suas feições originais. Nossa Senhora do Rosário é a única igreja rezada em Latim e tem, ainda, um terraço com uma vista deslumbrante do pôr-do-sol.

Igreja de Santo Antônio:
A Igreja de Santo Antônio é um marco icônico na cidade. Considerada a terceira igreja mais antiga a cidade, terminou de ser construída em 1766, e abriga o Convento Santo Antônio. Arquitetonicamente, a igreja possui características barrocas. É conhecida também por sua torre em formato de galo, que lhe rendeu o nome popular. Além disso, os fiés e visitantes podem conhecer o museo de arte sacra, localizada na lateral da igreja.

Catedral Metropolitana de Natal:
É um dos principais pontos turísticos da cidade de Natal. Localizada na Avenida Deodoro da Fonsceca, uma das principais vias da cidade, a Catedral Metropolitana foi construída em 21 de novembro de 1988, dedicada à Nossa Senhora da Apresentação. Com traços arrojados e uma fachada imponente, a catedral é um símbolo da fé e da espiritualidade na região. Seu interior acolhedor e seus vitrais coloridos encantam os visitantes que buscam contemplação e paz.

Igreja Nossa Senhora dos Navegantes:
Localizada próximo à praia da Redinha, Zona Norte de Natal, essa igreja é dedicada à padroeira dos navegantes e pescadores. Construída com pedras reconhidas do litoral, foi erguida em 1954. Nossa Senhora dos Navegantes era a quem os navegadores portugueses e espanhóis rezavam para que voltassem para suas casas durante uma viagem à América. Em dia  2 de fevereiro, em Natal, é comemorada a Festa de Nossa Senhora dos Navegates. Com uma bela vista para o mar, ela atrai fiéis e turistas em busca de momentos de reflexão e oração. A tranquilidade do local e a conexão com a natureza tornam a visita a essa igreja uma experiência especial.

As igrejas históricas de Natal são verdadeiros tesouros que merecem ser explorados e admirados. Além de sua importância religiosa, esses monumentos são portadores de memórias e testemunhos de um passado rico em cultura e arte. Ao visitá-los, mergulhamos em um universo de fé, beleza e história, compreendendo ainda mais a identidade e as tradições do povo natalense. Que esses templos sagrados continuem a encantar e inspirar as gerações futuras.

 

Referências:
Cavalcante, Larissa. Uma história contada por igrejas. Tribuna do Norte, 2015. Disponível em: Uma história contada por igrejas - 10/10/2015 - Notícia - Tribuna do Norte
Acesso em: 06 de outubro de 2023

Igrejas históricas em Natal compõem o roteiro de turismo religioso. Agora RN, 2023. Disponível em: Igrejas históricas em Natal compõem roteiro de turismo religioso (agorarn.com.br)
Acesso em: 06 de outubro de 2023

Turismo religioso em Natal e no RN: como fazer?. Marazul, 2020. Disponível em: Turismo religioso em Natal e no RN: como fazer? (marazulreceptivo.com.br)
Acesso em: 06 de outubro de 2023
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »