Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/10/2023 às 19h25min - Atualizada em 13/10/2023 às 21h54min

Batman: O herói mais humano da DC completa 84 anos

Por trás de tamanha escuridão e morcegos há um menino ferido

Amanda Oliveira - Editado por Marcela Câmara
Quem diria que o menino que viu os pais serem assassinados, se tornaria o grande herói de Gotham e estaria, neste ano, completando 84 anos? Com toda a certeza escuridão e morcegos são, sem dúvidas, características que marcam o Batman, mas existe uma história de luto e superação por trás desse grande herói. Em 1939, Bob Kane deu vida aos primeiros traços de Bruce Wayne, na revista Detective Comics #27.
 

A morte cruel dos pais de Bruce foi pelo assassino, Joe Chill. Seu desejo era roubar as jóias de Martha, mãe de Bruce, Thomas, seu pai, ao tentar defender a esposa é baleado e em seguida Martha também é atingida e ambos não resistem. O menino que presencia a pior cena de sua vida utiliza recursos para cuidar do corpo e da mente. Herdeiro das indústrias Wayne, Bruce estava disposto a dar tudo de si, não para se vingar, mas para conseguir cuidar de outras pessoas. 
 
Ele prometeu que  nenhuma outra pessoa passaria pelo o que ele passou quando criança. Bruce Wayne, então, decide deixar Gotham para treinar seu físico e intelecto, 20 anos depois, ele retorna e cria um personagem inspirado em um morcego para causar medo e combater o crime. Batman, começa a operar em Gotham City. Em algumas situações, é ajudado por seu mordomo Alfred Pennyworth, o comissário da polícia James Gordon e aliados como Robin, Batgirl, Capuz Vermelho, Asa Noturna e entre outros. 


O que diferencia o homem morcego dos demais heróis de sua época, é que Batman não tinha superpoderes, ele conta com equipamentos tecnológicos complexos e veículos fora do comum. Além de sua inteligência, com sua mente brilhante consegue planejar e organizar os melhores planos.
 
Por trás dessa linda história de bravura e coragem há um menino enlutado, uma criança que carecia de atenção e que precisou amadurecer antes do tempo, não por acaso a cor predominante do Batman é preto, que remete à escuridão. Aqui, fica o convite para continuar a leitura para pensar sobre a complexidade da dor e que se faz com o que sente. 
 
O menino por trás da capa, dos morcegos, da escuridão
 
Alguns quadrinhos da DC já revelaram Bruce, caindo acidentalmente em uma caverna, e lá, no lugar desconhecido e escuro, ele se depara com muitos morcegos. Ele desenvolveu um medo muito grande pelo animal, e não por acaso escolheu este como o seu símbolo. Estampado em seu peito, o sinal mostra que ele estava lutando para superar seus medos. 
 
Antes de sair pela cidade combatendo crimes e fazendo justiça, precisou travar uma luta ainda pior: consigo mesmo. 


Ele não converteu a dor em força, mas canalizou o que estava sentindo para treinar o corpo e a mente. A escolha pela cor preta, não foi apenas para deixar a história mais sombria, o trauma da morte dos pais originou uma escuridão dentro de si, mas que foi capaz de usar para o bem de Gotham. 
 
Aos poucos ele vai conseguindo ressignificar a dor. Batman, entrega à sociedade aquilo que lhe foi arrancado: Atenção e amparo. O fato de não ter superpoderes é o que traz o fascínio pelo herói, já que ele faz do medo dele a maior potência. 
 
Bruce também é baleado pelo trauma da morte, é justamente isso que dá propósito a vida dele, e o que faz ele lutar e treinar muito. Ao transitar entre ambas as personalidades, ele dança com a ambiguidade de sua existência, ora Bruce, ora Batman, que coabitam o mesmo corpo entram em conflito ao tentar se proteger de tudo e de todos. 
 
Além disso, não se pode ignorar a autocobrança do personagem ao sentir-se insuficiente para acabar com as injustiças e garantir que os criminosos paguem pelos seus erros. 
 
Batman, é um ser humano comum, um chamado à luta e à esperança. Como diria ele: “Faça seus medos terem medo de você”. 

 
REFERÊNCIAS

Breve análise sobre Batman- NASCIMENTO.Leonardo - Disponível em: https://anais2ajornada.eca.usp.br/anais1asjornadas/q_identidade/leonardo_nascimento.pdf  Acessado em: 13/09

O homem morcego. MONTANARI Marcella. Disponível em: https://raprosando.com/a-personalidade-por-tras-do-homem-morcego-analise-psicologica/ Acessado em: 13/09
Batman Day: fãs comemoram dia do Homem- Morcego.MIRANDA, Maria, Dulce.  Disponível em:https://www.em.com.br/app/noticia/cultura/2023/09/16/interna_cultura,1562760/batman-day-fas-comemoram-dia-do-homem-morcego.shtml. Acessado em: 13/09
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »