Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/10/2023 às 11h27min - Atualizada em 14/10/2023 às 10h49min

COMIKEY: Site e aplicativo oficial para ler obras asiáticas

Plataforma online contribui para a distribuição oficial e licenciada de mangás, manhwas e webtoons

Isabelle Lima - Editado por Letícia Nunes
Foto e Reprodução: Divulgação


Hoje em dia, é muito comum formas não licenciadas de distribuir um determinado título online, onde um grupo de fãs da obra se unem para traduzir e divulgar as cegas. Em 2021, a plataforma Mangá Plus ganhou traduções simultâneas em português de grandes nomes como Jujutsu Kaisen, One Piece e SPYXFamily, todas elas licenciadas pela própria Shueisha. A plataforma também oferece essas traduções no próprio aplicativo e nele podemos ler gratuitamente os capítulos  de nossas obras preferidas. Todos esses serviços são creditados a Comikey Media Inc.

A Comikey também se tornou uma plataforma de distribuição, com a adição de obras não só japonesas, mas também sul-coreanas e independentes. Em 2022, ela foi ao ar distribuindo novos títulos, mas somente em fevereiro deste ano, a Comikey Brasil foi lançada com as séries traduzidas oficialmente. 

Essa distribuição oficial é gratuita de certa forma, mas ainda possui algumas desvantagens. A plataforma disponibiliza gratuitamente alguns capítulos por dia, mas a leitura é limitada. Há duas opções: continuar lendo assistindo a anúncios ou pagar Passes Livres Diários para ter acesso a um catálogo maior.

É claro, muitas pessoas podem não aguentar esperar dia após dia, assim como algumas não possuem condições financeiras para ler, e nisso acabam voltando para seus métodos não oficiais. Mas, vale a pena entrar e conhecer a plataforma, para mostrar relevância e ter cada vez mais títulos para o Brasil.

Como se cadastrar e usufruir das obras?



O cadastro na plataforma pode ser feito tanto no site como no aplicativo, através de contas Google, Facebook, E-mail e Apple. Ao entrar é possivel ver pacotes de Passes Livres Diários que podemos comprar.

Ainda assim é possível ler os capitulos disponíveis gratuitamente. Todo o aplicativo é dividido em áreas pelo tipo de obra que é apresentada.


 

REFERÊNCIAS

MANGA PLUS. Sobre Nós. Disponível em: < https://mangaplus.shueisha.co.jp/updates >. Acesso em: 10 out. 2023.

TEKE. Comikey ganha aplicativo para smartphones e 5 novos títulos. JBox, 2022. Disponível em: < https://www.jbox.com.br/2022/04/26/comikey-ganha-aplicativo-para-smartphones-e-5-novos-titulos/#:~:text=O%20servi%C3%A7o%20para%20leitura%20de,Reborn%20as%20a%20Typical%20Nobody'. >. Acesso em: 10 out. 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »