Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/10/2023 às 15h58min - Atualizada em 19/10/2023 às 15h41min

Halloween | Feriado norte-americano que vem ganhando força no Brasil

Entenda qual a origem do Dia das Bruxas e como ele tem influenciado o povo brasileiro.

Agatha Coutinho - Revisado por Beatriz Rabelo
(Imagem: Reprodução/ Playgroundai).

O mês de Outubro chegou, e só se fala sobre uma coisa: Halloween. O feriado norte-americano está cada vez mais presente no Brasil, e com o passar dos anos, as festividades do famoso Dia das Bruxas, comemorado dia 31 de Outubro, estão se infiltrando na nossa cultura. 
 

Muito influenciado no nosso país, o feriado está, a cada ano que passa, mais existente dentro das tradições dos brasileiros, onde ao chegar o mês de outubro, já podemos encontrar clubes noturnos, baladas, com noites temáticas, escolas realizando festas entre seus alunos, parques de diversão com tema especial e até mesmo a tradicional “caça aos doces” em alguns lugares do país.
 

Mas afinal: como o Halloween surgiu e como a cultura brasileira o aderiu?

 

A Origem

Sempre que pensamos em Halloween o que nos vem à mente são fantasias, doces, abóboras esculpidas, casas decoradas e filmes de terror, mas nem sempre foi assim.

 

“Desde a Idade da Pedra a morte e o sobrenatural mexem com a imaginação do ser humano. Já foi provado através de pesquisas arqueológicas que desde esta época o ser humano cultuava deuses e possuía períodos, com rituais, para homenagear os falecidos. No Antigo Egito, já havia um tipo de Halloween, comemorado dois dias antes da data de homenagem aos mortos. Nesta comemoração existiam rituais específicos, onde eles acreditavam que os espíritos dos mortos poderiam entrar em contato com quem ficou na Terra. Os antigos celtas, também, executavam um ritual de Halloween semelhante ao dos egípcios. Para eles a noite de 31 de outubro, indicava o início do Samhain, uma importante celebração que marcava três fatos: o fim da colheita, o Ano-Novo celta e também o início do outono, que era a preparação do inverno, considerada a estação da escuridão e do frio, que era um período associado aos mortos. Desse jeito, como os egípcios, neste dia, os celtas também acreditavam que era possível manter contato com os mortos porque um portal era aberto para outra dimensão. Para se protegerem das almas, os celtas vestiam fantasias de animais em rituais e deixavam doces nas portas de suas casas, para acalmar os espíritos. Por isso é que no século vinte virou costume dar doces para as crianças que batem na porta,” explica a professora de folclore Luciana do Rocio Mallon.


Após os povos romanos dominarem os territórios, eles começaram a modificar esses costumes para não irem contra a ideologia cristã que propagavam. E então, o dia dos mortos passou a ser comemorado dia 2 de novembro, onde aqui no Brasil, chamamos de “Dia de Finados”, e o dia 31 de outubro ficou conhecido como o Halloween, uma releitura cristã do feriado celta, voltado para um terror temático voltado para festas infantis e a famosa caça aos doces com “gostosuras ou travessuras”.



 

Influência no Brasil 
 

Apesar de não ser um feriado originário de nosso país, o Brasil está cada vez mais aderindo ao Halloween, e não é de hoje. “O Halloween chegou ao Brasil, no final do século dezenove, com a chegada de alguns imigrantes europeus que vieram trabalhar nas lavouras, como trabalhadores remunerados, no lugar dos escravos. Naquele tempo era fechado e discreto no Brasil, mas foi em meados do século vinte que ele se expandiu em nosso país, devido às influências dos filmes dos Estados Unidos,” conta Mallon. 
 

Lugares como o bairro Consolação em São Paulo, conhecido por conter diversas casas noturnas, principalmente na Rua Augusta, é um dos lugares onde mais se encontram baladas temáticas de Halloween no mês de Outubro. “Halloween é a data de maior destaque no mês de outubro, se prolongando até o mês de novembro. Nesse período sempre aumentam o número de festas com o referido tema, além das escolas também comemorar a data, solicitando  aos pais o envio das crianças  vestidas com fantasias de Halloween. Nos últimos 8 anos o Halloween se popularizou  na periferia. Este ano a procura por fantasias de Halloween já começou no início do mês de setembro,” compartilha Maria Lucy Nunes, proprietária da loja de fantasias Luzes e Reflexos Fantasias, que está no mercado de fantasias há 17 anos. 
 

Escolas e até mesmo parques de diversões como o Hopi Hari, também são lugares onde encontramos muitos elementos de terror em comemoração ao feriado, que é muito melhor aceito hoje em dia pelo povo Brasileiro do que antes. “Até o final dos anos 80, o Halloween era visto com um certo preconceito pelos brasileiros. Apenas, depois dos anos 90, houve uma aceitação melhor,” informa a professora Mallon.



Tradições abrasileiradas
 

O tradicional Halloween, normalmente contém elementos de decoração de terror, fantasias assustadoras e muitos doces. Os Brasileiros adotaram muitos desses costumes, mas como sempre, também “abrasileirou” um pouco a noite de Dia das Bruxas por aqui. “No Brasil, é comum vermos festas de Halloween com pessoas fantasiadas de personagens como: saci, pomba-gira, mula-sem-cabeça e curupira. Pois isso é a incorporação de personagens brasileiros,” diz a professora, e completa: “Já vi festas de Halloween com músicas como: sertanejo universitário, funk e até mesmo pagode. Realmente isso é um pouco estranho, pois se trata de uma comemoração que tem o mistério como a principal característica.”.
 

Hoje em dia também é muito comum encontrarmos fantasias e decorações com temas de memes e ícones nacionais, sem contar que até mesmo entre os adultos, as animações de terror são os filmes mais assistidos durante o período das festividades. Trends e tutoriais em redes sociais como o Tiktok também são muito encontrados e criados por brasileiros nesse período, evidenciando como, cada vez mais, o Halloween se torna uma data amada por todo o Brasil.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »