Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/10/2023 às 10h37min - Atualizada em 20/10/2023 às 10h26min

Rocket League anuncia fim das negociações entre jogadores

Entenda os possíveis impactos da decisão

Railane Moura - Editado por Marcela Câmara

A Psyonix surpreendeu ao publicar uma nota no dia 10 de outubro de 2023, que conta com um pequeno FAQ no final, onde informa os jogadores de Rocket League, que as negociações dentro do jogo serão removidas no dia 5 de dezembro de 2023.

Quanto ao motivo da decisão, a desenvolvedora afirma:

“Estamos fazendo essa mudança para nos alinharmos com a abordagem geral da Epic em relação a cosméticos de jogos e políticas de loja de itens, onde os itens não são negociáveis, transferíveis ou vendáveis"

Esta mudança alinhará Rocket League com a “abordagem geral da Epic para cosméticos de jogos e políticas de loja de itens, onde os itens não são negociáveis, transferíveis ou vendáveis”

Apesar da empresa tentar amenizar a situação, foi enfática em dizer que trocas entre players e o usos de servidores e sites de terceiros para efetuar trocas são fraudulentos. Muitos criadores de conteúdo e a própria comunidade do jogo se mostraram bastante preocupados com a mudança e os impactos que ela pode trazer para o Rocket League.

Um dos motivos da insatisfação é que não apenas sites de trade perderão com a mudança, mas uma série de grandes torneios cujas premiações incluíam itens que eram enviados aos vencedores, e criadores de conteúdo, que não apenas divulgavam gratuitamente o lançamento de novos itens, como também presenteavam suas comunidades com eles, sem contar os inúmeros desenvolvedores que ao longo dos anos criaram ferramentas para facilitar as negociações de itens no jogo.


Mas afinal, qual o impacto do fim das negociações no Rocket League?

Bem, embora a parte de negociação no jogo não seja a central a fatia da comunidade do jogo que é voltada para as negociações é bastante significativa. Com o fim das negociações esses jogadores abandonarão o jogo, com menos público interessado, youtubers relevantes também deixarão de produzir conteúdos voltados para o Rocket League. O que acaba diminuindo o interesse de grandes organizações de e-sports no jogo resultando na perda de visibilidades de torneios. Até o momento não há garantias a respeito do futuro do jogo, o que deixa os jogadores apreensivos em relação aos próximos passos.


REFERÊNCIAS

Psyonix, Rocket League. Disponível em: <https://www.rocketleague.com/news/removing-playertoplayer-trading-in-december/> Acesso: 19 de out. 2023.

DONOVAN, Imogen. NME, ""Rocke League' is removing player-to-player trading". Disponível em: <https://www.nme.com/news/gaming-news/rocket-league-is-removing-player-to-player-trading-3513054> Acesso: 20 de out. 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »