Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/10/2023 às 19h25min - Atualizada em 22/10/2023 às 19h23min

Confira cinco séries protagonizadas por mulheres negras

Historicamente o lugar de protagonismo é negado a mulheres negras, conheça cinco séries protagonizadas por elas.

Victória Christyne - Revisado por André Pontes
(Foto: reprodução/ Colagem autoral)

Durante um longo período da história, as mulheres negras enfrentaram uma carência de representação significativa na mídia, e quando representadas, muitas vezes eram retratadas em papéis de subserviência ou presas a estereótipos prejudiciais. No entanto, à medida que o tempo avança, a sociedade está reconhecendo cada vez mais a diversidade e a complexidade dessa população.

 

A representação plural de mulheres negras não apenas enriquece a cultura, mas também tem um impacto positivo na autoestima, no empoderamento e na compreensão mútua. Ela ajuda a combater a discriminação sistêmica e a promover a igualdade. É um passo importante em direção a uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todas as vozes são ouvidas e todas as histórias têm o espaço que merecem.

 

Veja 5 séries protagonizadas por mulheres negras e acompanhe suas vivências.
 

Manhãs de setembro 


Onde assistir: Amazon Prime Video

 

"Manhãs de Setembro" narra a trajetória de Cassandra (Liniker), uma mulher trans que desempenha o papel de entregadora de comida em São Paulo e encontra na música sua maior inspiração. Para seguir seu sonho de se tornar uma cover de Vanusa, uma renomada cantora brasileira dos anos 70, Cassandra precisou deixar sua cidade natal. Após enfrentar inúmeros desafios ao longo dos anos, ela finalmente alcança uma fase de estabilidade em sua vida, alugando um apartamento só seu e vivendo um romance com Ivaldo (Thomas Aquino). Entretanto, sua vida se complica quando sua ex-namorada, Leide (Karine Telles), reaparece com um menino que afirma ser seu filho.
 

O roteiro de Josefina Trotta, Alice Marcone e Marcelo Montenegro conta com sensibilidade a trajetória dessa mulher, passando por todas as camadas que a atravessam e demonstrando a importância de uma rede de afeto em momentos difíceis da vida.


Confira o trailer: 

Trailer 1° temporada “Manhãs de Setembro” (Reprodução/Youtube: @primevideobrasil)



Ela quer tudo

Onde assistir: Netflix

 

Criada por Spike Lee, estreou na Netflix em 2017. A série é uma adaptação do filme com o mesmo nome de 1986, também dirigido por Spike Lee.  Nola Darling (DeWanda Wise ) é uma jovem artista que se orgulha de sua independência e sexualidade. Ela mantém relacionamentos simultâneos com três homens diferentes: Jamie Overstreet (Lyriq Bent), um homem mais velho e rico; Greer Childs (Cleo Anthony), um modelo narcisista; e Mars Blackmon (Anthony Ramos), um músico divertido. A série explora as complexidades dos relacionamentos de Nola e sua busca por liberdade sexual e criativa.
 

Ao longo das temporadas, os personagens evoluem e enfrentam desafios pessoais e profissionais, o que cria uma narrativa rica e envolvente. "She 's Gotta Have It" é uma série que explora questões culturais e sociais de maneira única e cativante, mantendo um foco especial na jornada de autodescoberta e empoderamento de Nola Darling.


Confira o trailer:

Trailer 1° temporada “Ela quer tudo” (Reprodução/Youtube: @onemedia)



Insegura

Onde assistir: HBO Max, Netflix

 

Protagonizada pela dupla de amigas Issa Dee (Issa Rae ) e Molly Carter (Yvonne Orji ) que apesar de tentarem demonstrar força constante, precisam encarar uma série de desafios em suas vidas. Através da cumplicidade entre essas duas jovens negras, elas compartilham suas experiências diárias repletas de dificuldades e situações desconfortáveis relacionadas à questão racial. Issa tenta equilibrar seu relacionamento instável com Lawrence (Jay Ellis) enquanto busca encontrar sentido em seu trabalho. Por outro lado, Molly, embora esteja realizada em sua carreira, enfrenta obstáculos em sua vida amorosa.
 

Além de atriz, Issa Rae também é roteirista da série junto com a  Larry Wilmore, a produção foi indicada a 14 Emmys, vencendo na edição de 2020. Antes de Rae pensar em fazer a série, ela estava ocupada com sua série na web. Ela criou e estrelou ‘The Mis-Adventures of Awkward Black Girl’.


Confira o trailer:

Trailer 1° temporada “Insegura” ( Reprodução/Youtube: @HBObrasil)



Pequenos incêndios por toda parte

Onde assistir: Amazon Prime Video

 

O encontro de duas famílias radicalmente diferentes desencadeará uma transformação nas vidas de todos os envolvidos. A perfeita dona de casa Elena Richardson (Reese Witherspoon) decide alugar sua casa de hóspedes para Mia Warren (Kerry Washington), uma artista solteira de caráter enigmático que se estabelece em Shaker Heights com sua filha adolescente. Rapidamente, as relações vão além da mera relação senhorio-inquilino, com os quatro filhos da família Richardson desenvolvendo uma conexão especial com as novas residentes de Shaker. No entanto, Mia carrega consigo um passado enigmático e um desdém pelas convenções sociais que ameaçam desestabilizar uma comunidade cuidadosamente estruturada. O drama dirigido por Liz Tigelaar é uma adaptação do livro com o mesmo título.

 

Confira o trailer: 

Trailer 1° temporada “Pequenos incêndios por toda parte” ( Reprodução/Youtube: @primevideobrasil)
 


 

Greenleaf

Onde assistir: Netflix

 

Os líderes da família Greenleaf, James (Keith David) e Lady Mae (Lynn Whitfield), estão à frente de uma das maiores igrejas em Memphis, exercendo uma influência significativa sobre os membros, em sua maioria afro-americanos, da congregação. No entanto, o curso de suas vidas é profundamente alterado quando o mistério que envolve a morte de sua filha Faith leva Grace (Merle Dandridge) a retornar à família após duas décadas de afastamento. O seu retorno pretende desvendar o destino de sua irmã, desencadeando uma série de revelações na família Greenleaf.
 

Greenleaf é uma série de TV americana criada por Craig Wright, exclusivamente para o canal de Oprah Winfrey, o OWN, batendo na tecla de diversos tabus e mostra, sem pudor, os bastidores de uma congregação nos Estados Unidos. 


Confira o trailer: 

Trailer 1° temporada “Greenleaf” ( Reprodução/Youtube: @Lalátalk)



Bônus
Seguindo a linha de séries protagonizadas por famílias negras fiquem com mais 2 indicações 

  

Mister Brau


Onde assistir: Globoplay

 

Mr. Brau (Lázaro Ramos) é o cantor mais em evidência no momento. No entanto, ao lado dele, há uma mulher extraordinária. Afinal, ele alcançou seu sucesso meteórico graças à parceria com Michele Brau (Taís Araújo), sua esposa, que é uma inspiradora empresária e talentosa coreógrafa. Originários de um contexto humilde, o casal decide se mudar para um condomínio de alto padrão e está preparado para desfrutar de uma vida de prosperidade. No entanto, essa mudança pode causar alguns desconfortos na vida de seus novos vizinhos, Henrique (George Sauma e Andréia (Fernanda de Freitas).

Além deles, o elenco tem nomes como Luís Miranda, Kiko Mascarenhas, Bruna Oliveira, Leonardo Lima, Sergio Rufino e Fernanda Montenegro.

 

Confira o trailer: 

Trailer 1° temporada “Mister Brau” ( Reprodução/Youtube: @TVGlobo)
 


 

Reunião de família


Onde assistir: Netflix

 

A família McKellan é composta por Cocoa (Tia Mowry-Hardrict), seu marido e ex-jogador de futebol Moz (Anthony Alabi), bem como seus quatro filhos: Jade (Talia Jackson), Ami (Jordyn Raya James), Shaka (Isaiah Russell-Bailey) e Mazzi (iCameron J. Wright). Quando os seis membros da família se mudam de Seattle para uma pequena cidade na Geórgia, descobrem que têm vários parentes que até então não conheciam. Contudo, a dinâmica de uma família grande se mostra mais complexa do que o esperado. Cocoa, uma mulher moderna e de espírito livre, enfrenta desafios ao dividir a casa com seus pais conservadores, especialmente sua mãe M’Dear (Loretta Devine), que tem uma personalidade dominadora. Conforme tentam se adaptar a essa nova realidade, os McKellan experimentam altos e baixos, sempre com ótimo humor.


Confira o trailer: 

Trailer 1° temporada “Reunião de família” ( Reprodução/Youtube: @Cinestera)


 


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »