Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/10/2023 às 22h55min - Atualizada em 23/10/2023 às 13h26min

romances de banca: as mais belas histórias de amor

como surgiram os romances de banca e por que eram tão populares entre o público feminino?

Dominik Pereira - labdicasjornalismo.com
Reprodução/Livros e Opinião
Em algum momento você já deve ter visto pequenos livros intitulados Sabrina, Julia ou Bianca. Quem não conhece vai conhecer a partir de agora, esses livros são os romances de banca, surgiram no ano de 1940 pela Companhia Editora Nacional, porém no Brasil chegou por volta da década de 70 pela editora Nova Cultural. Ficaram conhecidos como "Romance de Banca" porque eram vendidos em bancas de jornais e logo conquistaram o público, grande parte feminino. 
Os romances de banca normalmente têm no máximo duzentas páginas, são livros pequenos e com histórias de amor fantasiosa. Quando começou sua comercialização, veio também um certo preconceito com os livros, por causa das suas capas, que na maioria das vezes eram sensuais, com um casal em trajes de banho ou em poses ousadas. Tudo isso contribuía para o imaginário das pessoas, de que eram histórias pornográficas e imorais. Apesar de ter uma certa carga erótica, os romances são bem "água com açúcar", a narrativa das histórias é bem poética e sensível. 
Mesmo com o preconceito de uns, isso não impediu o sucesso dos romances, ao contrário, conforme as histórias de amor foram sendo conhecidas, mais pessoas eram atraídas, isso porque as leitoras se encantavam com o romance representado nas folhas de papel, despertando seu imaginário de como seria viver um amor assim. 
Amores intensos e apaixonados são a marca dessas coleções e não só o enredo atraia o público, mas também o preço, era acessível a todos.
Características 
Os romances de banca possuem características próprias como o seu formato pequeno, de no máximo duzentas páginas, histórias de amor com personagens femininas fortes e independentes, mocinhos heroicos e apaixonados, incluindo muitos finais felizes. Alguns temas também são comuns a essa literatura como casamento forçado, amnésia, segredos de família ou reencontros. E um último elemento que destaca esse livro é a capa, na maioria das vezes com um casal em uma pose sensual, com pouca roupa ou em alguma outra pode mais sugestiva. 
Os romances de banca possuem uma classificação dentre as coleções, por exemplo a coleção Sabrina são histórias com protagonistas independentes e atuais, Bianca possui histórias com protagonistas mais sonhadoras e ambientadas no passado e Jéssica que possui histórias mais picantes voltadas para a sensualidade. Claro que não para por aí, são várias coleções, como Corin Tellado, Julia, Sabrina Especial de Inverno e muitas outras coleções especiais. 
Leitoras
Quando surgiram os romances de banca o público feminino foi, e ainda é, a maioria. As histórias de amor cheias de paixão e romance eram o que elas precisavam para darem asas a sua imaginação e fugir de uma realidade mais dura, onde muitas vezes faltava aquele encanto descrito nas histórias. 
O habito de ler esses livros foi se consolidando e atingindo o público das novas gerações, tanto que a chegada da internet trouxe a facilidade de "fisgar" novos leitores. 
No início foi criada uma coleção chamada Biblioteca das Moças, fazendo o interesse feminino crescer. Depois vieram outros apelidos cheios de preconceitos e estereótipos como "livro cor-de-rosa", "literatura de mulherzinha" e atualmente é chamado por alguns de chick lit. 
Mesmo com esse estereótipo sobre os livros, não impediu novas leitoras de se encantarem e, principalmente, a oportunidade de se formar novos leitores. Os romances de banca devem ser vistos como uma porta de entrada para o mundo da leitura e não como algo sem valor e cultura, como muitas vezes é tachado, eles têm um valor importante dentro da literatura. Estimula o olhar do leitor diante do mundo, são histórias que se passam em diferentes lugares e países. Nos trazem a consciência de que o mundo é muito maior do que pensamos e, por que não, alcança-lo.
Autoras
As escritoras nem sempre eram conhecidas do público e algumas usavam pseudônimos, porém teve quem se destacasse. A mais conhecida dos dias de hoje é a Nora Roberts. Ela começou a escrever em fevereiro de 1978, mas seus primeiros manuscritos foram rejeitados, porém sua insistência trouxe ótimos resultados. Se consagrou como escritora, saiu das bancas direto para as livrarias. Assim como outras autoras que começaram de forma despretensiosa e conseguiram seu lugar ao sol como Hanna Howell, Susan Wiggs, Julia Quinn e Anne Mather.
Nora Roberts com sua escrita envolvente, encantou as editoras e a levaram para outro patamar, apesar de os livros estarem nas livrarias, as histórias continuam repletas de amor e mistérios, uma característica da escrita de Roberts.
Onde estão os romances de banca hoje?
Quem já conhece esse gênero se questiona, onde encontrar e se ainda é possível. Sim, eles ainda existem e estão nos sebos e até na internet. A diferença é que hoje sua circulação não é tão popular como antigamente, as escassezes de bancas devem ter contribuído para o desconhecimento da nova geração. 
Nas redes sociais é possível encontrar grupos e comunidades com o propósito de compartilhar essas histórias, como o grupo Romances de Banca em redes sociais, além disso, têm os blogs que disponibilizam os livros de forma gratuita como o Romances de Banca Digital
Porém, para quem gosta do bom e velho livro físico, eles podem ser encontrados em sites de vendas na internet, como a Amazon, ou em bazares de livros usados. 
Sendo assim, os romances de banca, apesar de serem considerados uma literatura de baixa qualidade por uns, foi o primeiro contato com o mundo da leitura para outros. Não deve ser julgado ou inferiorizado.


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »