Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/10/2023 às 14h15min - Atualizada em 28/10/2023 às 14h02min

Caiu mesmo? | Resenha 'A Queda da Casa de Usher'

Adaptação é a PIOR de Mike Flanagan?

Bárbara Mirele - Editado por Ana Terra
A Queda da Casa de Usher | Reprodução: Netflix
A SÉRIE:
 
Baseada nos contos de Edgar Allan Poe, A Queda da Casa de Usher, série criada e dirigida por Mike Flanagan em conjunto com o diretor de fotografia Michael Figmonari deixou os fãs de terror entusiasmados e está dando o que falar nessas últimas duas semanas. Lançada numa data bem curiosa – 12 de outubro, Dia das Crianças – a série da Netflix, possui oito episódios que contam a história da família Usher, comandada pelo patriarca Roderick Usher e sua irmã Madeline.
 
A trama acompanha os Usher tendo que lidar com as mortes de cada um dos filhos de Roderick, enquanto os negócios não vão bem e ainda por cima, ele tem recebido visitas de pessoas do seu passado conturbado. Confira o trailer:

 
O COMEÇO DE TUDO:
A narrativa da série se desenrola em duas linhas de tempo: passado e presente. No passado vemos como era a vida dos irmãos Usher após a morte de sua mãe, devido a uma doença que a deixou impossibilitada de trabalhar e cheia de dores, Eliza veio a falecer rapidamente. Sem saberem o que fazer, Roderick e Madeline decidem trabalhar na antiga empresa em que sua mãe era funcionária. Após vários problemas com o senhor Griswold (seu chefe), o advogado Dupin e problemas financeiros, Roderick toma uma atitude desesperada com ajuda de Madeline e acabam conhecendo Verna, com quem fazem um pacto que teria consequências futuras.
 
Já no presente, temos os Usher enfrentando tempos difíceis: a morte de cada um dos filhos de Roderick e a queda dos negócios da família. Os personagens não tem um desenvolvimento aprofundado, porém com o pouco tempo de tela que tivemos de cada um, conseguimos entender que tudo em suas vidas gira em torno do dinheiro e prestígio. O jeito como cada um deles quer agradar o pai e mostrar o seu valor, é abordado com frequência na série.
 
JUMPSCARES, MAQUIAGEM E FOTOGRAFIA:
 
À medida que os episódios vão passando, vamos descobrindo como cada filho morreu e como ficou o resultado final. Um fato curioso é que no início de cada episódio recebemos um spoiler de quem irá morrer no final: a pessoa já morta aparece como uma assombração para Roderick. Utilizando recursos sonoros de forma exagerada como estrondos de vidros e ossos quebrando, Flanagan e Figmonari realizaram um trabalho impecável na direção de som. Já a fotografia das cenas transita em tons escuros para transmitir a clara sensação de terror e caos. Outro fato curioso e sem uma devida explicação é que cada um dos filhos teve uma cor única de cenário na hora de sua morte: Perry - vermelho, Camille - branco, Leo - amarelo, Victorine - laranja, Tamerlane - verde Frederick - azul.
 
A NÃO LINEARIDADE FOI BEM UTILIZADA?:
Se consagrando como uma força da série, alternância entre o presente e o passado cria uma boa percepção dos personagens mais velhos, revelando os seus traumas e suas motivações para terem feito o pacto com Verna. O que também deixa nós, espectadores, com uma pulga atrás da orelha criando várias teorias sobre o que vai acontecer no final.
 
A DOR DA PERDA E A OBSESSÃO PELO DINHEIRO:
 
O luto é um sentimento presente em 100% da série. Abordando as experiências traumáticas que os personagens tiveram em sua adolescência, a série nos mostra os efeitos disso: pessoas sem escrúpulos que fazem de tudo por poder. A questão financeira também está muito ligada a isso, desde o começo nos é mostrado como a família Usher do passado enfrentou algumas dificuldades e depois que conseguiram provar um pouco do sucesso, fariam de tudo para mantê-lo.
 
Pode-se dizer que o capitalismo é mencionado na série, de forma indireta, já que os personagens estão sempre tentando conseguir mais e mais formas de ganhar dinheiro: explorando colaboradores, desviando dinheiro para fábricas fantasmas e enganando pessoas. Em um dos episódios, Roderick enquanto conversa com Dupin, tem uma fala exagerada e metafórica sobre limões, tudo isso para explicar como funciona a exploração e o trabalho de marketing por trás de empresas milionárias, tudo isso para continuar faturando. Essa cena foi uma das mais comentadas nas redes sociais.
 
CONCLUSÃO:
Com uma narrativa batida, personagens interessantes mas que não foram aprofundados e jumpscares verdadeiramente bons, A Queda da Casa de Usher não é um dos melhores trabalhos de Flanagan, mas é uma boa opção se você quer levar alguns sustos e se divertir enquanto não tem nada para fazer. A abordagem de assuntos polêmicos – como o capitalismo, antes citado – e das citações dos poemas de Poe durante toda a série, às vezes a torna maçante de continuar assistindo.
 
E aí, o que você achou da série? 
 
REFERÊNCIAS:
 
A Queda da Casa de Usher. AdoroCinema 12 de out. 2023. Disponível em Acesso em: 25 de out. de 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »