Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
08/11/2023 às 20h22min - Atualizada em 10/11/2023 às 20h35min

O crescente sucesso dos livros interativos

Obras que permitem que o leitor interfira na história estão caindo no gosto do público

Júlia Gonçalves - Revisado por Nildi Morais
Livros interativos estão conquistando cada vez mais espaço nas prateleiras. (Foto: Reprodução/Amazon)

A literatura é uma das formas mais antigas e poderosas de contar histórias e compartilhar conhecimento. No entanto, como em muitos outros campos, a literatura não permanece imutável ao longo do tempo. Uma das tendências mais empolgantes na literatura atual é a ascensão dos livros interativos, que convidam os leitores a participar ativamente da narrativa. Esses livros têm o potencial de transformar a experiência de leitura, atraindo não apenas jovens leitores, mas também adultos em busca de novas formas de se envolver com as histórias. A crescente procura por livros desse estilo de narrativa estão contribuindo na moldagem dos novos hábitos de leitura e na forma como as pessoas estão consumindo conteúdos literários.

Para entender os livros interativos, é importante definir do que se trata. Os livros interativos são obras literárias que convidam os leitores a participar da narrativa de uma maneira além da leitura passiva. Eles podem assumir diversas formas, desde livros de quebra-cabeça e mistério, nos quais os leitores devem resolver enigmas para avançar na história, até livros que incorporam elementos táteis, como texturas, abas deslizantes e recursos sensoriais. Há também aqueles livros que escondem um mistério a parte nas páginas, muito além da história principal. Além disso, a literatura digital interativa, por meio de aplicativos e recursos online, permite que os leitores escolham caminhos, interajam com personagens e até mesmo influenciem o final da história.



Como esses livros influenciam nos hábitos de leitura
Os livros interativos têm desempenhado um papel fundamental na literatura infantil. Eles são uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento da alfabetização e da criatividade nas crianças. Os livros interativos frequentemente incentivam as crianças a explorar, tocar e interagir com as páginas, tornando a leitura uma experiência mais envolvente. Essa abordagem também promove o pensamento crítico e o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas. Por exemplo, os livros de quebra-cabeça e mistério desafiam as crianças a pensar de forma lógica e a resolver enigmas, estimulando o raciocínio.

Embora muitos livros interativos tenham sido originalmente direcionados a crianças, eles também estão ganhando popularidade entre adultos. Romances interativos permitem que os leitores influenciem o destino dos personagens e experimentem diferentes finais, tornando a leitura mais envolvente e participativa. Além disso, livros de desenvolvimento pessoal e exercícios de reflexão são frequentemente apresentados em formatos interativos, permitindo que os leitores se envolvam ativamente no processo de crescimento pessoal.

Uma das manifestações mais cativantes dos livros interativos é o gênero de quebra-cabeça. Esses livros muitas vezes têm narrativas intrigantes que são entremeadas com quebra-cabeças desafiadores. À medida que os leitores avançam na história, eles encontram enigmas que precisam resolver para desvendar o mistério. Isso torna a leitura uma experiência imersiva e estimulante. A popularidade dos livros de quebra-cabeça não se limita a crianças; adultos também estão se voltando para esses livros como uma forma de relaxamento e exercício mental.

Literatura digital interativa
Com o avanço da tecnologia, a literatura digital interativa ganhou destaque. Aplicativos e recursos online estão transformando a maneira como lemos e interagimos com as histórias. Livros digitais interativos permitem que os leitores escolham o rumo da história, tornando a experiência de leitura altamente personalizável. Além disso, elementos multimídia, como vídeos, áudio e animações, enriquecem a narrativa e a tornam mais envolvente.



À medida que a tecnologia continua a avançar, o futuro dos livros interativos é promissor. A realidade aumentada e a realidade virtual estão começando a ser incorporadas a essa forma de literatura, criando experiências de leitura ainda mais imersivas. Além disso, as possibilidades de colaboração entre escritores, artistas e desenvolvedores de aplicativos estão se expandindo, abrindo caminho para novas experiências de leitura.

Os livros interativos estão mudando a maneira como lemos e interagimos com histórias. Eles são uma forma inovadora de promover a leitura ativa, envolver crianças no processo de aprendizado e proporcionar aos adultos uma experiência de leitura mais envolvente. À medida que a tecnologia avança, podemos esperar que os livros interativos continuem a evoluir e nos surpreender com novas maneiras de nos perdermos nas páginas de uma história. Esta tendência na literatura representa o encontro emocionante entre a tradição e a inovação, e é um lembrete de que a literatura tem um poder duradouro para nos cativar, independentemente da nossa idade.
 
Dicas de livros interativos

  1. A Mandíbula de Caim, de Edward Powys Mathers (2022)

O leitor precisará identificar seis assassinatos distribuídos em 100 páginas impressas em ordem totalmente aleatória. Existem milhões de combinações possíveis, mas apenas uma é a sequência correta. Com muita lógica e uma leitura perspicaz, pode-se organizá-las na progressão certa, de modo que se revelem seis vítimas de assassinato e seus respectivos algozes. O quebra-cabeça é extremamente difícil, a solução do problema permanece em segredo e até hoje poucas pessoas conseguiram decifrar o enigma.

  1. 1 Página de Cada Vez, de Adam J. Kurtz (2014)

Neste livro, você é o próprio autor! Escreva listas de coisas que te alegram até mesmo o que estará gravado em sua lápide. Uma obra descontraída e que aborda assuntos importantes para o autoconhecimento. No livro, o artista gráfico americano Adam J. Kurtz usa provocações divertidas para fazer o leitor refletir sobre sua vida ao mesmo tempo em que testa a própria criatividade. Como o título diz, cada página traz uma brincadeira diferente. Pode ser uma pergunta, uma sugestão de desenho ou um pedido para que você crie uma lista de músicas para seu amor verdadeiro ou das melhores fatias de pizza que comeu na vida.

  1. Destrua Este Diário, de Keri Smith (2013)

Um dos livros interativos mais amados de todos, aqui o objetivo não é criar belos registros e sim despertar uma criatividade pouco convencional. Com a proposta de estimular a criatividade e questionar convenções sobre a forma como lidamos com os objetos, Destrua este diário nos convida a rasgar páginas, rabiscar, pintar fora das linhas, manchar e até mesmo levar o livro para o banho. A ideia surgiu quando a autora começou a refletir sobre o início da sua carreira como artista e percebeu que o perfeccionismo tão exaltado na nossa cultura era um grande empecilho do processo criativo.

  1. O Feiticeiro da Montanha de Fogo: Volume 1, de Steve Jackson (2016)

O feiticeiro da montanha de fogo é um tipo diferente de livro. Além dele, você precisará de dois dados, lápis e borracha: equipado dessa maneira, você pode se tornar o herói em uma perigosa missão para encontrar o tesouro escondido do Feiticeiro. O tesouro está nas profundezas de uma masmorra que você deve explorar, habitada por uma multidão de monstros subterrâneos que você deve enfrentar e matar — ou morrer tentando.

  1. Uma Pergunta Por Dia, de Potter Style (2015)

A obra convida você a registrar suas respostas a uma variedade de questões, das mais simples às mais complicadas, como “Para onde você quer fazer sua próxima viagem?” ou “Escreva a primeira linha da autobiografia”. Em cada página há espaço para cinco respostas, uma por ano, ao longo de cinco anos. Com o passar do tempo, quando voltar a um dia já anotado, o dono do diário encontrará seus pensamentos anteriores, num exercício divertido e construtivo de recordar e refletir.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »