Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/11/2023 às 10h26min - Atualizada em 10/11/2023 às 10h02min

Samba rock e os bailes blacks de São Paulo

O samba rock e os bailes blacks de São Paulo celebram a cultura afro-brasileira com música, dança e identidade negra.

Victória Christyne - Revisado por André Pontes
(Foto: Reprodução/ Samba Rock na veia)

O samba rock surgiu na década de 1950, porém seu reconhecimento só foi obtido nos anos 70, com os Bailes Black. Muito mais do que um ritmo musical, o samba rock é um estilo de dança. Atualmente o ritmo é símbolo da cultura negra urbana e patrimônio imaterial da cidade de São Paulo, título concebido em 2016 pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), por intermédio da Secretaria da Promoção da Igualdade Racial.

Samba rock 

A junção de diferentes culturas deu origem ao samba rock, a mistura de diversos ritmos norte americanos como jazz, soul music e rock com o samba, ritmo nascido na Bahia no século XIX e se popularizou no Rio de Janeiro no século XX. Embora muitos brasileiros não conheçam o gênero musical pelo nome, certamente conhecem inúmeros sucessos do samba rock, como a música O telefone tocou novamente do cantor Jorge Ben Jor, um dos responsáveis por popularizar o ritmo.

Da mesma forma, o samba rock enquanto ritmo de dança também vem da mistura norte-americana com a brasilidade. A presença da população negra foi algo que marcou essa tradição, que organizaram uma mistura urbana de samba, bossa nova com rock e jazz norte-americanos. Durante esse período a elite paulistana tinha o maior acesso a essa cultura, porém com o surgimento dos DJ 's nas discotecas no final dos anos 70 e 80 o ritmo chegou às camadas mais populares da capital. O maior destaque foi
Seu Osvaldo, considerado o precursor, que tocava na periferia de São Paulo com a sua ‘’orquestra invisível’’. Isso porque todo o equipamento eletrônico estava atrás da cortina e os frequentadores dos bailes tinham a sensação de que havia uma orquestra escondida.

Em 1959 a música
chiclete com Banana, gravada por Jackson do Pandeiro, os compositores Gordurinha e Almira Castilho, é lançada como o primeiro registro do ritmo, porém o estilo musical só foi reconhecido na década de 70. Quando Jorge Ben Jor com o Trio Mocotó o álbum de samba rock de 1971 "Muita Zorra! Ou São Coisas Que Glorificam a Sensibilidade Atual".

Música "Chiclete com Banana" do Jackon do Pandeiro (Reprodução/ Youtubre:@Jackon do Pandeiro)


Mesmo não muito reconhecido, o samba rock tem um papel importante quando desrespeita as manifestações culturais negras, atualmente o movimento artístico do samba rock não é tão consumido por não fazer parte da bolha das músicas mainstream. Por conta disso, artistas como Emicida, que tentam trazer essa cultura à população mais nova, tem uma grande importância. A história do samba rock é um lembrete da riqueza da cultura afro-brasileira e da diversidade musical no Brasil, e sua preservação é fundamental para a compreensão e celebração da herança cultural do país.

A cultura perdura e se transmite de uma geração para a seguinte. Se você frequentar uma festa em uma família negra ou um evento de música black em São Paulo, com certeza encontrará pessoas se divertindo na pista de dança. O samba continua, mesmo entre os sambistas mais novos, sendo transmitido de avós para netos. Se você tiver interesse em aprender a dançar, todas as sextas-feiras oferecem a oportunidade de participar de samba rock no Vale do Anhangabaú.

Artistas que marcaram a época
Jorge Ben

Jorge Ben é caracterizado pela diversidade de estilos musicais e a inovação musical. Suas produções artísticas incorporaram a guitarra elétricas e influências externas. Sua arte vai do rock, samba, samba rock, bossa nova, jazz, maracatu, hip hop e até funk. Ele toca vários instrumentos, desde violão, pandeiro, guitarra elétrica. Tornou-se um artista de projeção internacional, tendo músicas que foram regravadas por grandes nomes da música global, como Black Eyed Peas.

Música "Carolina, Carol Bela" cantor Jorge Ben Jor (Reprodução/ Youtube:@Jorgerbenjor)


Bebeto
Conhecido como o Rei dos Bailes Samba-Rock, fez grande sucesso principalmente nos anos 70 e 80. Começou sua carreira artística em sua terra natal, cantando em diversos locais grandes sucessos da MPB. Teria começado a compor suas primeiras canções durante esse período. Conviveu com alguns nomes fundamentais do samba-rock e do swing em geral, entre eles o cantor, compositor e guitarrista gaúcho Luís Vagner e o percussionista paulista Branca di Neve.

Música "A beleza é você menina" cantor Bebeto (Reprodução/ Youtube:@bebeto)
 



Trio Mocotó

Grupo musical formado em 1968 composto por Nereu Gargalo, Fritz Escovão e João Parayba e é um dos responsáveis por levar o samba-rock brasileiro. A banda ficou conhecida por suas referências ao jazz, rock e soul, que levaram ao seu sucesso internacional, na década de 90 os europeus descobriram suas canções. Após anos longe da cena, o grupo ressurgiu em meados de 2000 para a alegria dos fãs que creditaram ao grupo a criação do samba rock. 

Música "Não adianta" grupo Trio Mocotó (Reprodução/ Youtube:@triomocototema)
 



Clube do Balanço

Com mais de 20 anos de trajetória, o grupo Clube do Balanço já lançou cinco álbuns de estúdio. Liderado por Marco Mattoli, guitarrista e vocalista ao lado de Tereza Gama, também é composto por Reginaldo 16, “Maestro” Tiquinho, Fred Prince,  Eduardo “Peixe” Salmaso, Gringo Pirrongeli e Marcelo Maita. Formado em 1999, marcou a cena brasileira e é considerado precursor do novo samba rock.

 

Música "Monalisa Madalena" grupo Clube do Balanço (Reprodução: Youtube/ @Clubedobalanco)


 

Bailes Black

Um local onde a população negra é exaltada, até hoje os bailes blacks são assim. Fortalecer a identidade e a autoestima dessa população é uma das consequências desse tipo de festa, até porque como disse Jorge Ben Jor em sua música Negro é lindo:

Negro é lindo
Negro é amor
Negro é amigo
Negro também é
Filho de Deus

A presença de espaços seguros e acolhedor para a comunidade negra se expressar, celebrar sua cultura é algo revolucionário, principalmente durante a década de 70 o Brasil enfrentava a ditadura militar, período que ficou marcado por toda a repressão, se ainda atualmente a população negra sofre com a violência policial imaginada durante um período de repressão geral?

Para além de uma festa, os bailes surgem o intuito de disseminar a vertente brasileira do Black Power, movimento que marcou a luta dos negros norte-americanos por igualdade de direitos civis e reverberou em diversos países. O baile que ficou mais conhecido durante esse período foi o da
Chic Show, o baile chegava a reunir 20 mil pessoas por edição, o Palmeiras passou de um lugar onde a entrada de pessoas negras era rara, visto que é um clube italiano. Artistas nacionais como Jorge Ben Jor, Sandra de Sá, Tim Maia, James Brown,  entre outros artistas negros, passaram pela festa. Além de inspirar novos artistas a começarem suas carreiras como os “The Boys”, dupla composta por Mano Brown e Ice Blue que anos depois se tornaram os Racionais MC 's
.  

Conheça mais o Baile da Chic Show e suas fases no documentário Chic Show disponivel na globoplay.
 

Trailer documentário Chic Show (Reprodução: Youtube/ @chicshowtv)


 
 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »