Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/10/2023 às 22h27min - Atualizada em 08/10/2023 às 16h47min

Racionais MC ’s pioneiros no rap nacional e sua influência no país

O grupo Racionais MC 's é uma grande influência para o rap brasileiro e a música negra. Criado nos anos 80, em São Paulo, o grupo tornou-se um símbolo de resistência.

Victória Christyne - Revisado por André Pontes
Racioanis MC 's (Rerodução: Divulgação Netflix)


O grupo Racionais MC 's é uma grande influência para o rap brasileiro e a música negra. Criado nos anos 80 em São Paulo, o grupo tornou-se uma referência de resistência para a sociedade e a cena nacional do Rap.

História do grupo Racionais MC 's

O Racionais MC 's surge no final dos anos 80 em São Paulo com a união de Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay. Antes da formação do grupo, eram duas duplas: Mano Brown e Ice Blue, unidos na Zona Sul. Suas mães frequentavam o mesmo terreiro, com isso, a musicalidade sempre esteve presente em suas vidas. KL Jay e Edi Rock, na Zona Norte, se conheceram em um baile comum na época. KL Jay era conhecido por dançar
break, Edi Rock passou a cantar nos bailes com KL Jay o acompanhando como DJ, e abriam shows para artistas como Thaíde & DJ Hum e MC Jack.

Em 1988, no Largo São Bento - berço da cultura negra e do hip-hop da cidade - o produtor Milton Salles promoveu o encontro entre as duplas. Assim, surgiu o Racionais MC 's. O nome do grupo foi inspirado em Racional Vol.1, um dos álbuns de maior sucesso de Tim Maia.


Tim Maia é uma referência notória para o grupo. Na música O homem na estrada, foi usado o sample da canção Ela partiu, faixa do álbum Raio X Brasil (1993) - o terceiro álbum do quarteto. No entanto, a influência mais presente é do cantor Jorge Ben Jor, que participou do DVD 1000 Trutas, 1000 Tretas (2007), cantando e tocando guitarra na faixa de abertura do trabalho, A Bênção Mamãe, a Bênção Papai.



O conjunto musical norte-americano Public Enemy é uma das influências internacionais do grupo. Em 1991, o Racionais MC 's participou de um show deles em São Paulo. Além disso, utilizaram a base instrumental da música Fight the Power (trilha sonora do filme Faça a Coisa Certa, 1989, do cineasta negro norte-americano Spike Lee) em Pânico na Zona Sul, sendo o primeiro grande sucesso do grupo. A influência não se limita apenas à música, mas também abrange a postura política e a performance.

O Movimento Negro Unificado (
MNU) foi importante para o condicionamento teórico praticado pelo Racionais, que sempre cantou sobre as vivências de pessoas negras na grande São Paulo. No entanto, essa realidade não se limita exclusivamente à região. Um exemplo disso é a música Negro Drama, que retrata vivências de uma pessoa com "cabelo crespo e a pele escura", conforme é definido na canção.
 

Daria um filme
Uma negra e uma criança nos braços
Solitária na floresta de concreto e aço
Veja, olha outra vez o rosto na multidão
A multidão é um monstro sem rosto e coração


Por conta de sua influência, eles sempre mobilizaram massas contra ou a favor de um objetivo. Não foi diferente com os oficiais da polícia. Na canção O Homem na Estrada, manifestaram sua indignação com a frase: "Não confio na polícia, raça do caralho", versículo cantado em um período em que a violência policial na região era intensa. Isso colocou um alvo nas costas dos quatro membros do grupo, resultando em perseguições que duraram anos.

Em 2007, na Virada Cultural de São Paulo, os Racionais MC ‘s se apresentaram.

Por cerca de 25 minutos quando algumas pessoas subiram em uma banca de jornal na lateral da praça.

A PM exigiu que saíssem, o que iniciou o confronto. A Força Tática entrou em ação, atirando balas de borracha e bombas de efeito moral enquanto o show acontecia. A resposta veio na forma de pedradas e garrafadas.

Em diversas fases, o quarteto passou por pausas, algo que se tornou uma característica deles. Quando retornavam, sempre traziam alguma crítica aplicada ao contexto atual. Embora algumas questões sejam recorrentes até hoje, também existem questões específicas. Atualmente, eles mantêm uma agenda de shows, além de cada um seguir com seus projetos individuais, reunindo ainda fãs por todo o Brasil que aguardam ansiosamente pelos encontros com o Racionais MC 's.

Discografia
Holocausto Urbano (1990) foi o álbum de estreia do
Racionais MC 's, lançado pela gravadora Zimbabwe. Seu maior sucesso é a faixa Pânico da Zona Sul. Nesse disco, os rappers paulistanos denunciam em suas letras, o racismo e a miséria na periferia de São Paulo, marcada pela violência e pelo crime. Esse álbum foi seguido por Escolha seu caminho (1992), que contém quatro faixas.

Raio X Brasil (1993) inclui os sucessos Fim de Semana no Parque e Homem na Estrada. Em 1994, o Racionais MC 's lançou a primeira coletânea do grupo, autointitulada Racionais MC 's, reunindo os maiores sucessos até então. Sobrevivendo no Inferno (1997) é considerado o álbum mais importante do rap brasileiro e apresenta grandes sucessos do grupo, como Diário de um Detento, Fórmula Mágica da Paz, Capítulo 4 Versículo 3, Jorge é da Capadócia, entre outros. Além disso, marca o primeiro álbum com influência religiosa, presente em sua capa e faixa


Em seguida, temos o álbum intitulado como Ao Vivo (2001) - o primeiro álbum ao vivo do grupo. Nada Como Um Dia Após o Outro Dia (2002) também reúne grandes sucessos e obteve aclamação pela crítica. Este disco duplo, reafirma o grupo como referência na cena do rap nacional, além de passar a ser reconhecido como parte da Música Popular Brasileira (MPB). Negro Drama, Estilo Cachorro e Vida Loka I e II são alguns dos grandes sucessos presentes no álbum.

1000 Trutas, 1000 Tretas (2006) também é uma gravação ao vivo. Já Cores & Valores (2014) é o trabalho mais recente do grupo. Na capa do disco, Mano Brown, Ice Blue, Edy Rock e KL Jay aparecem empunhando armas, vestidos com roupas de coletores de lixo e usando máscaras. Um dos quatro membros arrasta três malotes. Ice Blue está usando uma máscara de palhaço, enquanto os outros três Racionais MC 's aparecem com máscaras do personagem Jason Voorhees, da série cinematográfica Sexta-Feira 13.

Artistas atuais
Artistas do rap como Emicida, Djonga e as gêmeas
Tasha e Trace têm os Racionais MC 's como referência. Por exemplo, na música Hoje Cedo de Emicida, os Racionais MC 's são citados. Eles também foram referenciados pela dupla Tasha e Trace no show do The Town, que fizeram uma entrada semelhante à apresentada pelo grupo na abertura do álbum ao vivo 1000 Trutas, 1000 Tretas.

 Tasha e Trace na abertura do festival The Town. (Reprodução/YouTube: @MúsicaMultishow)


O rap e a educação

Todas as ações relacionadas à cultura negra passam por algum processo de marginalização, e com o Rap não é diferente. O Racionais ficou conhecido por dar voz a essa população marginalizada, cantando essa realidade e transmitindo mensagens de incentivo em seus shows. Com passos lentos, isso vem mudando.
 
No ano de 2019, o livro Sobrevivendo no inferno passou a fazer parte da lista de literaturas obrigatórias para o vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), uma das principais do país.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »