Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/11/2023 às 15h56min - Atualizada em 19/11/2023 às 15h31min

Consciência Negra e representatividade feminina: Conheça seis produções protagonizadas por mulheres negras

Abigail Vieira - Editado por Marcela Câmara
No dia 20 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, data que foi escolhida em referência à morte do líder quilombola Zumbi do Palmares, símbolo da luta contra a escravidão. Neste dia é relembrado e celebrado as conquistas da população negra por importantes direitos, como a lei de preconceito de raça ou cor e das cotas raciais. Além de dar destaque para as lutas atuais contra o racismo e desigualdade socioeconômica que assolam a população negra brasileira.
Segundo dados do Intituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil 56,1% dos habitantes autodeclaram-se preta ou parda, ainda assim eles possuem os piores indicativos em diversos setores do país. Os negros configuram mais de 60% dos mais pobres e da população carcerária do país, por exemplo. No que tange às mulheres negras, a desigualdade é ainda maior. Um exemplo é a remuneração média delas, de acordo com pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), elas recebem somente 48% do salário médio de um homem branco, grupo que possui os maiores salários no país. 
Essas discrepâncias não são diferentes nos filmes e séries de televisão do Brasil e do mundo. Somente nos últimos anos, com as constantes discussões sobre a importância da representatividade, que começamos a ver pessoas negras, especialmente as mulheres, em papéis de destaque na frente e atrás das câmeras. Segundo levantamento realizado pela Agência Nacional de Cinema (Ancine), dos filmes lançados em 2016 no Brasil, 2,1% foram dirigidos por homens negros e nenhum por mulheres negras, e que 42,3% de filmes de ficção daquele ano não possuiam no elenco nenhum ator ou atriz negra.
E em referência ao dia da consciência negra e pensando em  celebrar e reafirmar a importância da representatividade, selecionamos 6 séries e filmes com protagonismo de mulheres negras.

Confira:


How to get away with a murderer

Criada por Peter Nowalk, a série acompanha a professora de direito criminal Annalise DeWitt (Viola Davis) e um grupo de alunos. Na matéria, conhecida como “Como se livrar de um assassinato”, os melhores estudantes conseguem participar de casos reais, mas ao longo da trama eles acabam se envolvendo demais em alguns assassinatos. Produzida pela Shonda Rhimes, criadora de Grey’s Anatomy, o seriado foi bastante elogiado pela crítica e público. Em 2015, Viola Davis ganhou o Emmy de Melhor Atriz em Série Dramática pelo show, sendo a primeira atriz negra a ganhar nessa categoria. As seis temporadas da série estão disponíveis na Netflix.

O dia com Jerusa


Protagonizado por Débora Marçal e a grande Léa Garcia (As filhas do vento), o filme traz a história Silvia (Marçal), uma mulher que trabalha com pesquisa de público para uma marca de sabão em pó. Num dia normal de trabalho, ela bate na porta de Jerusa (Garcia) e é surpreendida com respostas bem diferentes. A partir dali, Jerusa divide suas memórias e vivências com Silvia numa emocionante conversa, que faz a pesquisadora mudar sua forma de ver a vida. Roteirizado e dirigido por Viviane Ferreira, o filme foi lançado em 2021 e está disponível na Netflix.

Insecure

O seriado  acompanha as melhores amigas Issa (Issa Rae) e Molly (Yvonne Orj) lidando com os dilemas de suas vidas pessoais e profissionais à medida que chegam aos 30. Ambientada em Los Angeles, a série aborda questões sociais e raciais e exploram as experiências e vivências de mulheres negras atualmente. Criada por Issa Rae e Larry Rae, o seriado foi lançado em 2016 e é parcialmente baseado na websérie lançada no Youtube,  Awkward Black Girl, também criada por Rae. Bastante aclamada pela crítica, Insecure recebeu mais de 10 indicações ao Emmy ao longo das cinco temporadas, incluindo duas indicações de Melhor Atriz em Série de Comédia para Issa Rae. A série está disponível na HBO Max e Netflix.

Felicidade por um fio

Lançado em 2020, o filme traz Violet Jones (Sanaa Lathan) uma publicitária bem sucedida que tem uma vida aparentemente perfeita e um excessivo cuidado com sua aparência física. Após uma desilusão e um “acidente” com o cabelo, ela resolve mudar seu visual e entra numa jornada de aceitação do seu cabelo natural, que acaba a transformando completamente. A trama explora como os traumas de infância impactaram na relação de Violet consigo mesma e com a opinião alheia. Dirigido por Haifaa al Mansour, o filme ainda conta com Ricky Wgittle (The 100), Lyriq Bent (Meu nome é Liberdade), Ernie Hudson (Os Caças-Fantasmas) e Lynn Whitfield (Greenleaf) no elenco. Felicidade por um fio está disponível na Netflix.

I may destroy You 

Criada e protagonizada por Michaela Coel (Pantera Negra: Wakanda Para Sempre), a minissérie britânica conta a história da jovem escritora Arabella (Coel) que após sair a noite para se divertir com os amigos acaba sendo dopada e violentada sexualmente. Após isso a jovem precisa entender o que aconteceu naquela terrível noite e reconstruir a sua vida. Lançada em em 2020, foi bastante elogiada pela crítica e venceu o Emmy de Melhor roteiro de Minissérie em 2021. A série ainda conta com Paapa Essiedu (The Lazarus Project) e  Weruche Opia (Deserto Selvagem) no elenco. I May Destroy You está disponível na HBO Max.

Café com Canela
Falando sobre o luto, o filme lançado em 2017 acompanha Margarida (Valdinéia Soriano) que após perder o filho acaba se distanciando de todos a sua volta e vive isolada. Até que um dia, uma ex-aluna sua, Violeta (Aline Brunne) resolve visitá-la na tentativa de ajudar a professora que foi tão importante para ela. Dirigido por Ary Rosa e Glenda Nicácio, foi o primeiro longa-metragem de ficção dirigido por uma mulher negra a ser lançado em 34 anos no Brasil. Café com Canela está disponível na Prime Video. 
 
REFERÊNCIAS
20 de novembro – Dia da Consciência Negra. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-da-consciencia-negra.htm>.  Acesso em: 19 nov. 2023.
 
ADOROCINEMA. Café com Canela. Disponível em: . Acesso em: 19 nov. 2023.
 
ADOROCINEMA. Felicidade por um Fio. Disponível em: .
 
ADOROCINEMA. How To Get Away With Murder. Disponível em: . Acesso em: 19 nov. 2023.
 
ADOROCINEMA. I May Destroy You. Disponível em: . Acesso em: 19 nov. 2023.
 
ADOROCINEMA. Insecure. Disponível em: . Acesso em: 19 nov. 2023.
 
ADOROCINEMA. Um Dia com Jerusa. Disponível em: . Acesso em: 19 nov. 2023.
 
GLMRM, R. No Dia da Mulher Negra, Glamurama lista produções de cineastas negras brasileiras que você precisa conhecer e assistir. Play!.  Disponível em: . Acesso em: 19 nov. 2023.
 
Mulheres negras recebem 48% do que ganham homens brancos. Disponível em: . Acesso em: 19 nov. 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »