Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/11/2023 às 10h57min - Atualizada em 20/11/2023 às 17h09min

O retorno marcante dos remakes na cultura televisiva brasileira

Felipe Neves - revisado por Joyce Oliveira
Montagem | Wikipédia | Observatorio da TV | Reprodução: TV Globo
Nos últimos anos, presenciamos um notável ressurgimento dos remakes na cultura televisiva brasileira, caracterizando uma época em que as produções revisitam narrativas consagradas do passado para proporcionar uma experiência renovada aos telespectadores. Em especial, a TV Globo tem intensificado seu envolvimento nesse fenômeno, como evidenciado pelos recentes remakes de sucessos como "Pantanal", "Elas Por Elas" e "Renascer", esta última com a estreia prevista para janeiro de 2024. No entanto, surge a indagação sobre as razões que levam as emissoras a adotar essa estratégia e qual é o impacto desse movimento.

O par romântico Juma e Jove, vivido por Alanis Guillen e Jesuíta Barbosa no remake de

O par romântico Juma e Jove, vivido por Alanis Guillen e Jesuíta Barbosa no remake de



Em uma análise aprofundada sobre a aposta da TV Globo em remakes, é possível encontrar algumas razões fundamentais. O portal EM destaca que o resgate de tramas do passado proporciona não apenas uma viagem nostálgica aos espectadores, mas também atende a uma demanda por conteúdo familiar. A reinvenção de clássicos permite que as novas gerações tenham acesso a histórias icônicas, enquanto os fãs mais antigos revivem momentos marcantes. Além disso, o mesmo sugere que a escolha por remakes também é uma estratégia para mitigar riscos, pois já se sabe que essas histórias tiveram êxito no passado.

Como os remakes influenciam a indústria

O sucesso dos remakes é um recado claro para a indústria, como apontado pela coluna "Veja Gente". A matéria destaca que o êxito dessas adaptações demonstra que o público está aberto a narrativas conhecidas, desde que apresentadas de maneira inovadora e relevante para o contexto atual. Nesse sentido, os remakes são mais do que uma repetição de enredos antigos; eles representam uma oportunidade para a reinvenção e a atualização de temas, dialogando com as questões contemporâneas.

Um exemplo notável dessa abordagem inovadora é a adaptação da novela "Dona Beja" pela HBO. Conforme destaca a coluna "Tela Plana", a produção não apenas resgatou uma história marcante da televisão brasileira, mas também ousou ao trazer uma narrativa ousada para a plataforma de streaming, rompendo com algumas convenções tradicionais. Essa iniciativa evidencia que os remakes não estão restritos ao terreno das emissoras convencionais e estão encontrando espaço em plataformas digitais.

A expansão do fenômeno dos remakes vai além das fronteiras da TV Globo, como ilustra a notícia do F5 sobre o HBO Max. A plataforma de streaming está mergulhando no universo dos remakes com a produção de uma nova versão da novela "Pai Herói", um sucesso da Globo nos anos 1970. Essa iniciativa sugere que as plataformas de streaming estão reconhecendo o potencial dos remakes como uma forma de atrair diferentes públicos e explorar narrativas que transcendem fronteiras temporais.

O portal "O Globo" destaca que a HBO Max tem não apenas um, mas quatro remakes de novelas em desenvolvimento, sinalizando uma tendência crescente. Entre essas adaptações, o remake de "Pai Herói" é particularmente aguardado, e os planos revelados sugerem uma abordagem cuidadosa para manter a essência da trama original enquanto aprimora elementos para uma audiência contemporânea.


Maria Clara Spinelli, Karine Teles, Deborah Secco , Késia Estácio , Isabel Teixeira , Thalita Carauta e Mariana Santos, vivem as personagens, Renée, Carol, Lara, Tais, Helena, Adriana e Natália, protagonistas do remake da novela

Maria Clara Spinelli, Karine Teles, Deborah Secco , Késia Estácio , Isabel Teixeira , Thalita Carauta e Mariana Santos, vivem as personagens, Renée, Carol, Lara, Tais, Helena, Adriana e Natália, protagonistas do remake da novela



Sintonizando o passado e o presente​

Fica nítido que o fenômeno dos remakes na cultura televisiva brasileira representa mais do que uma simples repetição de fórmulas antigas. É uma oportunidade para revisitar o passado, reconectar-se com narrativas queridas e, ao mesmo tempo, inovar e abordar temas atuais. A aposta da TV Globo e outras plataformas nesse movimento indica uma mudança na forma como enxergamos as histórias televisivas, destacando a importância de equilibrar a nostalgia com a busca constante por reinvenção. Estamos, sem dúvida, em uma era da televisão, onde o passado e o presente se encontram em uma sintonia cativante de remakes.

Leia também: Retorno dos clássicos: a aposta da Globo em remakes

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »