Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/11/2023 às 09h01min - Atualizada em 23/11/2023 às 22h02min

Filmes que inovaram e transformaram a história do cinema

Conheça as produções que mudaram a forma de produzir filmes

Camila Silva - editado por Malu Figueiredo
Filme Matrix. foto: Divulgação
O cinema, desde o seu surgimento, atravessou uma série de transformações significativas, seja na sua abordagem de produção, na narrativa, na incorporação de efeitos visuais ou até mesmo na sua influência sobre o público. Nesta lista, apresentaremos filmes que marcaram e inovaram nas técnicas e nos efeitos visuais.

Viagem à Lua


O filme “Viagem à Lua”, de 1902, dirigido por Georges Méliès, é considerado um marco na história do cinema por ser o primeiro filme de ficção científica a utilizar os efeitos especiais. O filme conta a história de um grupo de cientistas que constroem uma nave para ir à lua, e ao chegarem lá, descobrem que ela é habitada por extraterrestres. O curta metragem tem 13 minutos de duração e é reconhecido como o primeiro a trazer os efeitos especiais para o cinema. O filme foi o pioneiro em fazer transição e cortes de imagem com fade, e sobreposição de imagens.

Trilogia O Senhor dos Anéis



A trilogia "O Senhor dos Anéis", dirigida por Peter Jackson, é uma das séries de filmes mais importantes da história do cinema. Adaptada dos livros de J.R.R. Tolkien, a saga trouxe grandes inovações para a indústria cinematográfica, como a técnica de captura de performance, que permitia transformar os movimentos faciais de um ator em um personagem digital, proporcionando maior realidade a trama.

Saga Star Wars


A saga “Star Wars”, dirigida por George Lucas e lançada em 1977, revolucionou o gênero de ficção científica e estabeleceu o modelo do blockbuster. Os filmes popularizaram o uso de efeitos especiais e se destacaram no merchandising, gerando grandes lucros com a venda de bonecos, camisas e outros produtos. Os personagens icônicos, como Darth Vader, Princesa Leia e Han Solo, se tornaram verdadeiros símbolos da cultura pop. A saga também inovou na caracterização dos personagens, apresentando designs únicos, como o sabre de luz, o visual do mestre Yoda,  e dos robôs R2-D2 e C-3PO. Além disso, a franquia introduziu a estrutura da jornada do herói, sendo a de Luke Skywalker uma das primeiras da história e posteriormente se tornaria um clichê no cinema.
 
Avatar



"Avatar" dirigido por James Cameron e lançado em 2009, é um marco na história do cinema, popularizando o uso da tecnologia 3D. O filme, que por muitos anos deteve o recorde de maior bilheteria, introduziu técnicas inovadoras de captura de movimento para dar vida a personagens fictícios. Além disso, a narrativa se desenrola em um mundo distópico, cujo cenário foi criado com tecnologia de computação gráfica, proporcionando uma experiência visual única e extraordinária.

Matrix


 
"Matrix", lançado em 1999 e dirigido pelas irmãs Lana Wachowski e Lilly Wachowski, revolucionou o uso de ferramentas tecnológicas ao introduzir a técnica inovadora do "bullet time". Essa técnica permitia que a câmera se movesse em torno dos personagens em câmera lenta enquanto eles se moviam em velocidade normal, proporcionando uma cena icônica em que o protagonista Neo, interpretado por Keanu Reeves, desvia de disparos de uma arma de fogo. A partir desse filme, a técnica se popularizou e se tornou referência na indústria cinematográfica.
 
Toy story



O filme "Toy Story", lançado em 1995 e dirigido por Josh Cooley, Lee Unkrich e John Lasseter, revolucionou a indústria do cinema de animação ao ser o primeiro longa-metragem totalmente gerado por computador, deixando para trás a técnica tradicional de animação em 2D desenhada à mão. Essa inovação não apenas estabeleceu um novo padrão na indústria cinematográfica, mas também influenciou outros estúdios de animação 
a adotarem essa tecnologia, como a Disney e a  Dreamworks.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »