Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/11/2023 às 20h26min - Atualizada em 25/11/2023 às 16h58min

Crítica / Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

Filme desenvolve a ascensão de um vilão ao poder em um ritmo inconsistente

Daniel Floriano - Editado por Marcela Câmara
O novo filme da franquia Jogos Vorazes, intitulado A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes chegou aos cinemas no dia 15 de novembro. Dirigido por Francis Lawrence, mesmo diretor de outros filmes da franquia, Jogos Vorazes: Em Chamas, Jogos Vorazes: A Esperança parte 1 e 2. É uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito por Suzanne Collins, e funciona como prelúdio da série principal, abordando o passado do grande vilão Snow e sua ascensão ao poder.

Fotos de A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes mostram os ...

Fotos de A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes mostram os ...

Fonte: AdoroCinema

Mostrando uma Panem sessenta e quatro anos antes da história de Katniss Everdeen, o filme se situa na décima edição dos Jogos Vorazes, jogos que servem como uma forma de autoritarismo e opressão da Capital em relação aos Distritos, fazendo com que cada Distrito ofereça pessoas como tributo para participar das edições anuais. Nessa edição, os idealizadores dos jogos decidem colocar estudantes da Capital como mentores dos tributos com o intuito de melhorar a audiência, em troca de um prêmio que pode melhorar a vida dos vencedores. É nesse ponto que entra nosso protagonista, Coriolanus Snow, interpretado por Tom Blyth.  

Apesar do nome "Jogos Vorazes", o filme foca muito mais em abordar a ascensão de Coriolanus em se tornar o Presidente odioso apresentado na franquia principal, funcionando como uma história de origem do personagem e não dos jogos. É mostrado que o jovem Snow vem de uma família próspera, mas que está passando por dificuldades por causa da guerra. Ele acaba se tornando mentor do tributo do Distrito 12, Lucy Gray, que funciona como co-protagonista do filme.

Interpretada brilhantemente por Rachel Zegler, a personagem é o completo oposto de Katniss, protagonista da franquia principal. Lucy é retratada como uma musicista que está acostumada a ser o centro das atenções e se dá bem com câmeras apontadas em sua direção. Assim como no livro, A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes apresenta muitos momentos musicais que podem até incomodar alguns, mas que se encaixam muito bem na história, sendo nesses momentos onde Rachel brilha de verdade com sua potente voz. 

A relação de Snow e Lucy é muito bem desenvolvida e é o grande ponto forte do filme. O rapaz começa como um mentor que precisa criar uma boa conexão com seu tributo para fazer com que ela ganhe, mas que aos poucos se vê apaixonado. A química dos atores funciona perfeitamente e a relação dos dois personagens carregam o filme até um final melancólico. 
O filme acerta em não romantizar o vilão, mostrando que apesar dos erros e acertos, Snow sempre foi ambicioso e não mede esforços para alcançar os seus objetivos, mesmo que seja necessário tomar as piores ações possíveis. 

O filme possuí uma estrutura um tanto incomum para filmes blockbusters. Ao invés de apresentar o clímax no terceiro ato, o filme se divide em três capítulos, onde o grande momento de agitação acontece na metade do filme, com a apresentação dos jogos e os momentos mais marcantes de ação. Isso faz com que o filme acabe sofrendo de um ritmo inconsistente com a trama perdendo fôlego na reta final. 

Em suma, Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes consegue ser cativante com a dupla Snow e Lucy. Ambienta muito bem a época com ótima fotografia e design de produção, além de abordar um drama na medida certa. Com suas duas horas e quarenta minutos de duração, o filme acaba se tornando arrastado principalmente no terceiro ato, possuindo um final aberto e agridoce, deixando brechas para se criar teorias. E mesmo com seus deslizes, é um retorno gratificante à franquia com uma história comovente e adaptando de forma fiel as páginas de Collins.




REFERÊNCIAS

CORAL, Guilherme; A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes: Explicamos o final e como se conecta a Jogos Vorazes; observatoriodocinema; 2023; Disponível em: 
https://observatoriodocinema.uol.com.br/filmes/a-cantiga-dos-passaros-e-das-serpentes-explicamos-o-final-e-como-se-conecta-a-jogos-vorazes/; Acesso em 25 de novembro de 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »