Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/12/2023 às 18h12min - Atualizada em 10/12/2023 às 17h44min

Super-heróis cegos não têm medo do escuro (tão pouco da cor amarela)

Paulo Firmo - Editado por Letícia Nunes
Fonte e Reprodução: Ministério da Educação

No Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, A Noite Mais Densa, história em quadrinhos dos artistas Alan Moore e Bill Willingham, aponta para a importância da inclusão e o (re)conhecimento da diversidade. 

 

Uma vez instituído 13 de dezembro o Dia do Cego, pelo DECRETO Nº 51.045, DE 26 DE JULHO DE 1961, a mudança para Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual se deu em função do aprofundamento científico e abrangência social  ao longo do tempo a respeito da condição de pessoas com alguma perda do sentido da visão.

 

De acordo com a Especialista em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Visual e Sistema Braille1, Fernanda Christina dos Santos, a deficiência visual, que pode ser congênita (característico do indivíduo desde o ou antes do nascimento) ou adquirida, é uma privação que pode se dar de maneira parcial ou total. Assim   existem dois caminhos: cegueira ou baixa visão2.

 

Denomina-se cegueira, a perda total de visão. Neste caso, o uso de ferramentas como o sistema de leitura braille e programas de computador que ajudam nas ações de ouvir, ler e escrever, são muito importantes para a boa adaptação do indivíduo à sociedade. Já a baixa visão, é identificada quando o indivíduo tem um certo comprometimento da sua função visual. Assim, a pessoa é capaz de usar a visão para executar algumas tarefas, embora enfrente limitações. Aqui, Fernanda Christina ressalta como o recurso de letras ampliadas e lupas provenientes de equipamentos tecnológicos são essenciais.

 

Nesta seara identifica-se manifestações de preconceito. Tal discriminação é chamada de capacitismo; o preconceito contra as pessoas com alguma deficiência, dentre as quais a visual. Nesta esteira, voltando ao decreto do então Presidente da República Jânio Quadros em 1961 temos “[…] a necessidade de incentivar o princípio de solidariedade humana […]”. O que se obtém sobretudo com informação e educação. Direcionamento que o Ministério da Educação do Brasil materializa com parcerias (como a existente com o Instituto Benjamin Constant - IBC) a fim de formar, por exemplo, pessoas com deficiência visual em profissionais massoterapeutas, artesãos e músicos. E por que não super-heróis? 

 

O questionamento, claro, é fictício. Contudo, vai ao encontro do entendimento amplo a respeito das pessoas que manifestam alguma deficiência. Na busca por sua valorização e dignidade. E como a arte presta-se a vislumbrar as mudanças do mundo, um personagem de histórias em quadrinhos, um super-herói, cego, é uma consideração aceitável. 

 

Em maio de 1987, três anos antes da existência da Lei dos Americanos com Deficiência (ADA)3 e cinco anos na frente da implementação do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência4, o prestigiado escritor britânico Alan Moore (Watchmen, V de Vingança e Do Inferno), 70 anos, e o premiado escritor e desenhista estadunidense Bill Willingham (Fábulas), 67 anos, produziram a história In Blackest Night (Na Noite Mais Densa5, em tradução livre). A trama se passava dentro do vasto universo do personagem Lanterna Verde, da editora norte-americana DC Comics

 

Publicada originalmente no título Tales of The Green Lantern Corps Annual 3 (algo como Contos da Tropa dos Lanternas Verdes Anual Nº 3), In Blackest Night traz a história da Lanterna Verde Katma Tui que, sob ordens dos Guardiões de Oa, viaja a um setor espacial, mergulhado num vazio sem luz, chamado de Profundezas Obsidianas. O propósito era encontrar neste mundo recém descoberto, alguma forma de vida capaz de proteger aquela determinada região. 

 

Com muito custo, a Lanterna Verde encontra o planeta e nele um ser feito de silício (o elemento químico, considerado um semimetal). A criatura encontrava-se em silêncio, meditando. Em seu ambiente absolutamente sem luz, o sentido da visão não se fazia necessário. Assim, é apenas quando Katma Tui se comunica verbalmente, produzindo som, que ele a percebe. Seu nome é Rot Lop Fan. Assim, desprovido do sentido da visão, a criatura desconhecia o espectro de luz verde, que constitui a origem e fonte de poder dos policiais espaciais chamados Tropa dos Lanternas Verdes

 

Diante do fato, a experiente Lanterna Verde, manifestou atitude empática e, não só descreveu outras formas de vida, mundos e galáxias existentes no universo que a criatura se quer poderia imaginar, como encontrou uma maneira de tornar perceptível o conceito de cor e luz. O conhecimento se deu por meio das notas musicais captadas pelo sentido da audição. Assim, ao invés de um Lanterna Verde, Rot Lop Fan tornou-se o primeiro e único Fá Menor

 

A história (em quadrinhos) pode ser encarada como uma metáfora para a dificuldade que a humanidade tem em compreender e valorizar a diferença. Ao mesmo tempo evidencia que, apesar de dificuldades e necessidades específicas, pessoas portadoras de deficiência podem e devem ser integradas; tornando-se agentes ativos nos grupos sociais.

 

Tim Callahan da revista eletrônica estadunidense especializada em conteúdos de ficção  científica, fantasia e afins, Tor.com, analisa (tradução livre): “É uma história inteligente, na qual Moore demonstra as barreiras culturais que podem existir entre uma sociedade e outra (usando alienígenas como metáforas, na tradição clássica de ficção científica)”.

 

Alan Moore é considerado o “Mago dos Quadrinhos” e, embora haja quem critique a referida narrativa, Na Noite Mais Densa está entre as dez melhoras histórias da universo do Lanterna Verde. A afirmativa é feita pelo site de língua inglesa especializado em cultura pop/geek, CBR - Comic Book Resources. (ou “Recursos de Histórias em Quadrinhos).

 

No Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, 13 de dezembro, são muitos os relatos que anseiam por reconhecimento e integração. A arte, a exemplo das histórias em quadrinhos, pode ser um instrumento nesta batalha. Sem perder de vista, pessoas portadoras de alguma deficiência tendem a deixar de ser invisíveis quando as sociedades passam a enxergar além do que objetivamente veem. Tal qual a vivência dos personagens Katma Tui e Rot Lop Fan.  

 

Em tempo, uma matéria relacionada ao tema aqui tratado, foi produzida por mim recentemente aqui no Lab Dicas Jornalismo. Trata de pessoas com deficiência (de um modo mais amplo, portanto) inseridas no mundo dos jogos eletrônicos. Se quiser conferir, basta acessar por aqui

 

Notas: 

 

1 - Diferentemente do que alguns possam considerar, Braille não é uma língua. Trata-se de um código através do qual muitos idiomas (português, inglês, espanhol, árabe e chinês dentre outros) podem ser escritos e lidos. Criado pelo francês Louis Braille (1809-1852), o braille é produzido por uma espécie de “máquina de escrever” composta por sete teclas capazes de formar diferentes combinações a fim de representar as letras, os números e outros sinais. Uma vez impressa a superfície com tais combinações, dá-se uma leitura através do sentido tato. 

2 - Pessoas portadoras de miopia, astigmatismo e hipermetropia não são consideradas como portadoras de uma deficiência visual. Isso porque o uso de lentes ou mesmo cirugia, podem alterar a condição. 

3 - Criada pelo Departamento de Justiça dos EUA em 26 de julho de 1990, A Lei dos Americanos com Deficiência (ADA) estabelece os requisitos mínimos de acessibilidade para que pessoas com deficiência possam ter acesso a qualquer edifício e instalações tais como estabelecimento comercial, hospitais, bancos, escolas e universidades, prédios residências, igrejas, hotéis, parques, meio de transporte público, aeroportos, rodoviárias e portos.

4 - O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992. O objetivo é o de promover uma maior compreensão dos assuntos referentes às deficiências, assim como mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas que vivem tal realidade.

5 - De acordo com o Guia dos Quadrinhos, Na Noite Mais Densa foi publicada no Brasil em Superboy 1ª Série - n° 5 (Editora Abril, 1995), Grandes Clássicos DC n° 9 (Editora Panini, 2006) e mais recentemente em Universo DC Por Alan Moore (Editora Panini, 2022).

6 - No título desta matéria, a afirmativa de que super-heróis cegos não têm medo do escuro ou da cor amarela se sustenta sobre dois pilares. Sobre o escuro, é obviedade. Quanto à cor amarela, na própria história é colocado. A luz verde, fonte do poder dos Lanternas Verdes é falha à ação da luz amarela e de qualquer objeto que seja desta cor. É um axioma presente na mitologia do personagem.

 

Referências:

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC. Homenagem. Ministério da Educação. Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual é comemorado em 13 de dezembro. 13 dez. 2022. Disponível em: < https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2022/dia-nacional-da-pessoa-com-deficiencia-visual-e-comemorado-em-13-de-dezembro >. Acesso em: 4 dez. 2023.

 

Biblioteca Virtual em Saúde. Ministério da Saúde. “Soluções transformadoras para o desenvolvimento inclusivo”: 03/12 – Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. [s.d]. Disponível em: < https://bvsms.saude.gov.br/solucoes-transformadoras-para-o-desenvolvimento-inclusivo-03-12-dia-internacional-das-pessoas-com-deficiencia/ >. Acesso em: 8 dez. 2023.

 

Biblioteca Virtual em Saúde. Ministério da Saúde. 08/4 – Dia Nacional do Sistema Braille. [s.d]. Disponível em: < https://bvsms.saude.gov.br/08-4-dia-nacional-do-sistema-braille-2/#:~:text=Braille é um sistema de,podem ser escritos e lidos >. Acesso em: 8 dez. 2023.

 

Blog. Mais Autonomia. A Lei dos Americanos com Deficiência: milhões de pessoas beneficiadas. 6 mai. 2019. Disponível em: < https://maisautonomia.com.br/2019/05/06/a-lei-dos-americanos-com-deficiencia-milhoes-de-pessoas-beneficiadas/ >. Acesso em: 8 dez. 2023.

 

BRASIL. Decreto nº 51.045, de 26 de julho de 1961. Institui o “Dia do Cego”. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 6762, 26 jul. 1961. Disponível em: < https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-51045-26-julho-1961-390738-publicacaooriginal-1-pe.html >. Acesso em: 8 dez. 2023. 

 

CALLAHAN, Tim. The Great Alan Moore Reread: The Green Lantern Corps. Tor.Com. 2 abr. 2012. Disponível em: < https://www.tor.com/2012/04/02/the-great-alan-moore-reread-the-green-lantern-corps/ >. Acesso em: 9 dez. 2023. 

 

LAND, Ashley. 10 Best Green Lantern Annuals, Ranked. Comics. Comics Lists. CBR. 4 out. 2023. Disponível em: < https://www.cbr.com/green-lantern-comics-best-annuals-ranked/#tales-of-the-green-lantern-corps-annual-2-1986 >. Acesso em: 10 dez. 2023.

 

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Artigo. Wikipédia. 1 dez. 2022. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_das_Pessoas_com_Deficiência >. Acesso em: 7 dez. 2023.

 

DOS SANTOS, Fernanda Christina. 13 de Dezembro é Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual. Vamos refletir?. Ensino. IF Sudeste MG. Ministério da Educação. [s.d]. Disponível em: < https://www.ifsudestemg.edu.br/hotsites/processo-seletivo-2024-1/capa/index.html/noticias/riopomba/13-de-dezembro-e-dia-nacional-da-pessoa-com-deficiencia-visual-1 >. Acesso em: 7 dez. 2023.

 

MOORE, Alan. Na noite mais densa. In W. F. Baum. Universo DC por Alan Moore (p. 176-181). (trad. Jotapê Martins). Baurueri, SP: Panini Brasil, 2022.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »