Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/01/2024 às 14h08min - Atualizada em 22/01/2024 às 10h45min

Folia de Reis: A celebração que desafia os tempos modernos

A tradição não se perde, mas se alegra que os costumes antigos, principalmente vindos da geração mais nova, não se tem aquela mesma história que se conta para despertar Interesses.

Marina Magalhães Prizan - revisado por Anna Sá
Foto : (Maré de Noticias) . Os Bastiõs

A folia de reis ou dia de Santo Reis é celebrada na data do dia 24 de dezembro até o dia 6 de janeiro. Cristãos católicos celebram essa data e fazem festa porque acredita-se que foi quando os reis magos conheceram o menino Jesus. A festa é carregada de música, congada, muita fé e agradecimentos.

Essas tradições foram sedimentadas com origem em Portugal. Na época da colonização, o manifesto de fé conta o inicio história de três reis magos em peregrinação, onde foram avisados pelo anjo da Boa Nova que o menino Jesus tinha nascido.

E a partir daí os reis Santos,Belchior, Baltasar e Gaspar, iniciaram sua peregrinação até a criança e seus pais seguindo uma estrela cadente. Espalhada pelo país, a folia,  em cada região explora sua tradições e fazem seus cronogramas para quem quiser participar.

Aqui no Brasil,a força no interior, o que deixa tudo mais regional possível. Mas culminando nas principais tradições da folia de reis, está encenação da  perseguição dos Soldados (mandados por horodes), à família Santa (Maria de Nazaré, José e Jesus Cristo). Através de cantigas e danças nas Casas dos moradores que deixam os foliões religiosos entrarem após a escolha da moradia acolhedora .

No contato com essa festa você vai percebendo que cada um dos peregrinadores tem uma função na caminhada até alguma casa, temos:

O Bastião: que representa o soldado de heródes com uma máscara. Já que acredita-se que os soldados tinham vergonha de  matar e sequestrar as crianças da época de Jesus.

  Reprodução: (YouTube/Curiano)

O porta-bandeiras  que traz a imagem do Santos e dos Reis. Também o mestre que determina as músicas e os roteiros das canções.

E os músicos da folia de reis, responsáveis pelas músicas que vão dar início a dança  as preces, e ao rodar do Chapéu, pois se tem que dar um donativo  para custear a festa dos próximos anos. Tudo é no máximo de cores e animação possíveis pois é um anúncio da salvação humana. 

Também entra no grupo de peregrinos O Mestre, que determina as músicas e os roteiros das canções. E os festeiros: que oferecem suas casas antes das partidas de peregrinação e financiam a folia.

A comemoração é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade. No entanto, segundo as pesquisas em vídeo apresentadas, alguns adeptos à  festa e presentes a participação do calendário ecumênico, tem algumas impressões de que a tradição esteja se perdendo com o decorrer dos anos e da modernidade.

(  Foto : Mundo Educação/UOL)

( Foto : Mundo Educação/UOL)

Perigrinação da folia de reis

Mas essa mesma opinião não se aplica a Paola. Já experiente Folia de Reis, até organizou a festa com a família em janeiro de 2022:
Já começamos a pensar na festa e buscar doações, graças a Deus recebemos doações suficientes para realizar essa linda tradicional festa. 

Ela até destacou a importância do evento festivo: 

Acredito que a folia de reis continua ainda de pé por conta de questões estritamente religiosas para realizar essa linda tradicional festa. 

A folia de reis para mim é muito importante e singular, tenho um carinho especial por essa festa. Visto que aos 13 anos de idade fui rainha em uma cidade do interior de Goiás - Itapirapuã, foi uma experiência significativa na minha fé e devoção pelos três reis santos. Me senti muito honrada por essa graça, apesar do meu desmerecimento. 

Porém, essa tradição cultural pode estar diminuindo aos poucos nos dias de hoje, infelizmente, pelo fato de estar sendo pouco transmitida de geração em geração, visto ser de origem muito antiga.

 

Até descobrimos um ritual de passagem para que fica a cargo da festa do próximo ano: 

Quando se passa a coroa para outra pessoa, muitas vezes, este ato é realizado para cumprir promessas, além disso rezamos o terço, as letras das canções são piedosas, a maioria das pessoas entendem o sentido, outras nem tanto, participam para comer comida de graça, mas afinal, quem não gosta de comida boa e de graça? Indagou com uma piada discreta ao final.

Folia de Reis celebradas  nas ruas

Folia de Reis celebradas nas ruas

Foto :( Cruzeiro Do Sul)

E você, já participou da Folia de Santos Reis?

Aproveitando o clima da boa nova: Feliz ano novo, queridos leitores! Nós voltamos!


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »