Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/01/2024 às 14h35min - Atualizada em 29/01/2024 às 21h27min

​Resenha | Garoto Devora Universo: a nova adaptação literária da Netflix

Nova série australiana da plataforma mistura drama e suspense criminal

Júlia Gonçalves - Revisado por Nildi Morais
Travis Fimmel, Lee Tiger Halley, Phoebe Tonkin e Felix Cameron são parte do elenco de 'Garoto Devora Universo'. (Foto: Divulgação/Netflix)

A série Garoto Devora Universo é a nova série australiana da Netflix, baseada no best-seller de mesmo nome do escritor Trent Dalton. A produção foi lançada no dia 11 de janeiro e conta com uma mistura de drama e suspense policial. Composta por sete episódios, a série é produzida por Troy Lum e Andrew Mason. O elenco conta com Simon Baker (O Mentalista), Phoebe Tonkin (H2O: Meninas Sereias), Felix Cameron (Um Milagre Inesperado), Lee Tiger Halley (Crazy Fun Park), Travis Finnel (Vikings) e Bryan Brown (Pássaros Feridos).

O que poucas pessoas sabem é que a trama original do livro e da série são inspiradas em histórias e vivências reais da própria criação de Dalton durante os anos 1980. Em uma entrevista ao Townsville Bulletin, o autor pontuou que ele mesmo cresceu com dois modelos masculinos não convencionais: seu padrasto criminoso e seu amigo da família Arthur “Slim” Halliday, um assassino condenado que ficou conhecido como “O Houdini de Boggo Road”. Por outro lado, muitos elementos presentes e marcantes da história derivam da imaginação de Trent Dalton.



Apesar de não ter se destacado no Top 10 da Netflix, a produção conta com média 8,2 entre as notas de usuários no site IMDB, que já soma mais de 6 mil avaliações. Já no Rotten Tomatoes, que agrega críticas profissionais, 88% do público aprova a produção. Entre os elogios há opiniões que destacam a emoção da história, a reviravolta que a trama, além de destacar o excelente elenco e o quão comovente a trama é.

Enredo de Garoto Devora Universo
A trama se desenrola na década de 1980 e concentra-se em Eli Bell (Felix Cameron), um garoto que cresceu nos arredores de Brisbane, vendo de perto as adversidades e a precariedade da vida.

Ele enfrenta os desafios sociais de sua comunidade ao lado da família, lidando com a ausência do pai, um problema físico de seu irmão, Gus (Lee Tiger Halley), a batalha diária de sua mãe, Frankie (Phoebe Tonkin), contra as drogas, e a escolha de uma vida criminosa pelo padrasto Lyle (Travis Fimmel).

Após o seu padrasto se envolver em uma confusão relacionada ao tráfico de drogas e sua mãe ser presa, os irmãos Eli e Gus são enviados para morar com o pai, Robert (Simon Baker), um homem ausente e desconectado da família.

Embora não tenha escolha senão crescer rodeado de maus exemplos, Eli Bell está sempre olhando para dentro de si e buscando ser uma pessoa totalmente diferente de seus familiares.

Trailer oficial de "Garoto Devora Universo". (Reprodução: Netflix Brasil - YouTube)
 



O que esperar da trama?

Com uma promessa de emoção, reflexão e uma trama rica em nuances, a narrativa de Garoto Devora Universo desafia as convenções e revela a resiliência do protagonista enquanto ele busca entender o que significa verdadeiramente ser um homem bom, mesmo quando o destino insiste em apresentar obstáculos aparentemente insuperáveis.

Com uma narrativa acelerada, a série adota uma estrutura episódica, explorando a dualidade da vida de Eli, equilibrando momentos sombrios com uma perspectiva mais leve e otimista. O realismo mágico é evidente nas visões dos personagens voando pelo espaço, adicionando uma camada de encantamento à trama.

Os personagens, embora situados em um ambiente de crime e marginalidade, são apresentados com compaixão, desafiando estereótipos. Isso cria uma atmosfera única em que o espectador não é levado a julgar os personagens, mas a compreendê-los em sua complexidade.

O elenco todo está muito bem, especialmente Travis Fimmel como Lyle e Phoebe Tonkin como Frances. No entanto, a mudança de atores para interpretar Eli, embora necessária para retratar diferentes idades, cria uma desconexão que afeta a conexão emocional da história. Além disso, o último episódio acaba deixando a desejar ao tentar traduzir o final selvagem do livro e se afastando bruscamente do tom do restante da série.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »