Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/10/2021 às 10h29min - Atualizada em 29/10/2021 às 10h13min

Conheça cinco lugares para visitar no Tocantins

Conheça roteiros incríveis a serem conhecidos no Tocantins

Kennedy Abreu - Editada por Victória Silva
Fonte: penaestrada.com
Tocantins, o mais jovem estado do Brasil. Criado em 1988, tem Palmas como a sua capital. Sua economia é destacada pela agricultura, comércio e algumas indústrias. O estado é um dos maiores produtores de arroz e abacaxi do país, com uma grande biodiversidade, fazendo parte do cerrado e do bioma amazônico.

Quem for visitar esta região precisa se preparar para o clima tropical, com duas estações bem definidas ao longo do ano: inverno (quente e chuvoso) e verão (seco e muito quente). Isso faz com que a formação das paisagens deste estado sejam exuberantes e muito conhecidas.
 




Lagoa do Japonês


A Lagoa do Japonês está inclusa em muitos roteiros turísticos de pessoas que vem visitar o estado. Situada a 245 Km da capital, a parada mais próxima é Pindorama do Tocantins. A lagoa faz parte de uma propriedade particular e é necessário pagar uma taxa. Dara Pereira, acadêmica de Jornalismo e agente de turismo pela Explore Jalapão, conta um pouco da sua experiência. “A lagoa é um destino muito procurado devido a cor da sua água, que mesmo em época de chuva não muda a cor da sua tonalidade azul cristalino. A hospedagem é nas cidades próximas, Pindorama ou Ponte Alta do Tocantins. Algo legal para se visitar também é a tirolesa e as grutas que ficam nas redondezas. Os restaurantes possuem cardápio regional, e comidas mais conhecidas para os turistas”, relata Dara.
 
Praia do Funil


Localizado no município de Miracema do Tocantins, 80 Km da capital palmense, é uma praia de águas cristalinas. O período de alta temporada é maio a agosto, onde possui área de camping e restaurantes. A técnica de enfermagem, Francineide dos Santos, conta que “a praia é um ótimo lugar para descanso e lazer, apesar de ser um local muito frequentando. Próximo a praia existem pousadas maravilhosas, que sempre tem programação muito especial, como dia dos namorados, onde precisa ser agendado com muita antecedência”, conta. A tocantinense ainda indica um local para refeição, Rancho Beira Rio, que fica nas proximidades da praia, onde possui uma ótima gastronomia.
 
 
Porto Nacional


Para você que é amante de história, vale a pena visitar esta cidade que fica 60 Km da capital. Porto Nacional, anteriormente Porto Real, é tido como o berço da cultura tocantinense. Tombado pelo patrimônio histórico nacional, reflete o antigo e o moderno nas ruas estreitas e casarões coloniais. A cidade está ligada a navegação pelo Rio Tocantins e ao ouro, onde muitos garimpeiros se instalaram na região na época colonial. O centro histórico foi tombado no ano de 2008, onde inclui edificações como: catedral da Nossa Senhora das Mercês, seminário São José, a Prefeitura Velha, colégio Sagrado Coração de Jesus, o prédio do Abrigo João XXIII entre outros. Além disso, existem muitas festas religiosas e folias que são marcas do município.

Taquaruçu


É um distrito que fica a 32 Km do centro de Palmas. Um local com muitas cachoeiras de águas frias e um refúgio a quem mora e visita o local. Leticia Abreu, acadêmica de contabilidade, instiga a todos a conhecerem o pequeno vilarejo. “Ah, Taquaruçu é um lugar mágico. Um ótimo lugar para fugir da correria da grande cidade e se conectar com a criação. Com lindas cachoeiras, possui uma paisagem que é única. Restaurantes que são bem caseiros e com comidas deliciosas, possui também muitas pousadas para todos os gostos, desde as mais simples até as mais luxuosas. Para entrar nas cachoeiras tem de pagar um valor simbólico. O pequeno vilarejo, Taquaruçu, também é bem aconchegante, com casinhas antigas e bem conservadas que mostra um pouco da história da população local,” conta Leticia. Vale lembrar, que Taquarucu além de ser famosa pela sua natureza, ela possui o Festival Gastronômico que é um evento anual que reúne grandes Chefes da culinária da região, onde sempre é no período de outubro, onde recebe muitas pessoas.
 
Palmas


A capital mais nova do Brasil, Palmas, é uma cidade planejada em meio a exuberante paisagem do cerrado, com parques urbanos, praças imensas e áreas verdes estrategicamente planejadas. De um lado, serra, e do outro, um imenso lago formado pela construção da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, tornou-se uma cidade com destino para muitos empresários. Quem visita, não pode deixar de vislumbrar o pôr do sol da Praia da graciosa. Lugares como praia do prata, do caju, do buriti, das arnos e a ilha do canela são praias permanentes, onde os turistas podem desfrutar de incríveis culinárias. Ainda na capital pode-se visitar o bosque dos pioneiros, uma feira típica da capital, Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, Feiras, Museu Histórico do Tocantins, Parque Césamar, a Praça dos Girassóis, que é a a maior da América Latina e a segunda maior praça urbana do mundo, sendo o cartão postal oficial da capital do Tocantins.

Referência:

REGIÕES turísticas. Turismo.to, 2020. Disponível em: . Acesso em: 29 de outubro de 2021.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »