Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/08/2019 às 15h47min - Atualizada em 01/08/2019 às 15h47min

A beleza exuberante dos Lençóis Maranhenses

Saiba a melhor época para visitar o parque nacional e aproveitar ao máximo o paraíso nordestino

Alexandra Machado - Editado por Jéssica Belo
Destinos Imperdíveis/Reprodução
Por mais que fotos e vídeos traduzam um pouco do que é desfrutar dos Lençóis Maranhenses, só quem já deslumbrou pessoalmente suas dunas e lagoas sabe a sensação única que é estar lá.

Localizados em Barreirinhas, no litoral do Maranhão, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma das opções mais populares de turismo do estado. Criado em 1981, as dunas e lagoas ocupam uma área de 155 mil hectares de tirar o fôlego. A aparência da areia de “lençóis” se deve à força dos ventos, que constroem as dunas.

Quando ir

O litoral do Maranhão possui duas estações bem definidas ao longo do ano: a chuvosa (de fevereiro a maio) e a de seca (de junho a janeiro). O turista deve ficar bem atento à essa informação: o período ideal para conhecer as belezas do parque nacional em sua plenitude é entre maio e agosto, quando as lagoas estão bem cheias por conta das chuvas e as temperaturas altas.

 Foto: Destinos Imperdíveis

Passeios

A maioria dos passeios ficam em Barreirinhas, de onde saem os 4x4 que vão até as lagoas. Se você deseja sair do óbvio, a região de Atins, onde há uma vila de pescadores na extremidade do parque nacional, oferece belas paisagens e um clima de descanso e tranquilidade. O vilarejo de Caburé também é um dos pontos de parada dos roteiros feitos de quadriciclo ou de barco, pelo Rio Preguiças, ideal para fazer um bate e volta.


Caburé - Foto: Maranhão Hoje

Rio Preguiças - Foto: Brasil Planet Turismo

Já a região de Santo Amaro do Maranhão é considerada o paraíso escondido dos Lençóis, que possui dunas e lagoas ainda maiores e mais cristalinas que as de Barreirinhas. O acesso difícil ainda mantém o local deserto – por isso a dica é aproveitar o silêncio e contemplar a paisagem quase intocada da região. O município também conta com diversas trilhas incríveis para quem quer mais contato com a natureza.

Santo Amaro do Maranhão - Foto: Mineiros na Estrada

Como chegar

De avião, o aeroporto mais próximo é o de São Luís; de ônibus, a empresa Cisne Branco faz o trajeto São Luís-Barreirinhas diariamente, em quatro horários diferentes. A empresa BRTur também oferece vans para quem deseja visitar os Lençóis Maranhenses. De carro, o viajante deve seguir pela BR-135, de São Luís até Bacabeira e seguir para a MA-402 (Translitorânea), cerca de 180 km.

Onde ficar e comer

Várias pousadas de preços variados estão próximas ao parque nacional. As diárias partem, em média, do valor de 250 reais – a maioria delas ainda oferecem roteiros diversificados para os hóspedes e algumas incluem as refeições no preço.

Se quiser comer fora, os restaurantes mais populares dos arredores são O Bambu (comida maranhense, frutos do mar e pizza), Restaurante da Luzia (conhecido por ser o melhor camarão dos Lençóis Maranhenses) e A Canoa, de frente para o Rio Preguiças (pratos diversos).


Já visitou o Maranhão? Conte como foi nos comentários!

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »