Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/01/2024 às 04h10min - Atualizada em 27/01/2024 às 23h10min

Law & Order SVU completa 25 anos ainda no auge do sucesso

Essa são suas histórias… Dun dun

Suzana Dorico - Editado por Ana Terra

 

No sistema de justiça criminal, crimes sexuais são considerados especialmente hediondos. Na cidade de Nova York os dedicados detetives que investigam esses crimes são membros de um esquadrão de elite chamado Unidade de Vítimas Especiais.

 

Essa são suas histórias… Dun Dun

 

Existe algum fã da franquia que nunca recitou esse trecho no início do episódio? Posso apostar que não…

 

No ar há mais de duas décadas e com mais de 540 episódios, o drama procedural Law & Order: Special Victims Unit, se tornou a série ativa mais longa da TV norte-americana. O programa completa 25 anos agora em 2024. Criada na década de 90 por Dick Wolf, como o primeiro spin-off de sua outra produção, a original Law & Order (1990), SVU estreou em 20 de setembro de 1999 no canal norte-americano NBC.

 

A série então apresentou ao público um esquadrão de elite da 16ª Delegacia de Polícia do Departamento de Polícia da Cidade de Nova York que lidam com crimes sexuais, composta pelo capitão Donald Craig (Dann Florek) e sua equipe de detetives, formada inicialmente pelos parceiros Olivia Benson (Mariska Hargitay) e Elliot Stabler (Christopher Meloni), juntamente com John Munch (Richard Belzer) e Brian Cassidy (Dean Winters) com o apoio de Monique Jeffries (Michelle Hurd) e Ken Briscoe (Chris Orbach). Mais tarde, o personagem Odafin Tutuola (Ice-T) se juntou ao time após a equipe sofrer algumas alterações e saídas. Ele hoje é o personagem mais antigo presente na série, perdendo somente para Olivia Benson, que se tornou também a personagem feminina mais antiga em uma série de ação ao vivo no horário nobre.



 

Considerado o programa de maior sucesso da franquia e estando no ar sem interrupções desde 1999,  Law & Order: SVU ou Unidade de Vítimas Especiais - como é conhecido no Brasil, conquistou o público pela compaixão dos personagens para com as vítimas e sobreviventes e a busca incansável pela justiça. Contando ao público histórias importantes e dando a capacidade de se conectar e empatizar com as mais profundas e impactantes tramas.


E como se esquecer das incríveis teorias da conspiração do grande detetive Munch, interpretado pelo saudoso ator Richard Belzer?


 

Pode se dizer também que a química inegável entre a dupla Olivia Benson e Elliot Stabler e a sua parceria de 12 anos bem sucedida foi sem dúvida um dos grandes atrativos dos fãs para a série. Testemunhar o respeito mútuo, amizade, proteção, cumplicidade e cuidado entre eles sempre foi algo incrível de acompanhar. 

 

Apesar de Stabler ser casado, por muito tempo a isca de ‘eles vão ou não vão’ foi jogada para os fãs, já que o sentimento entre os dois sempre pareceu ir além da amizade. E isso sempre deixou muitos com uma pontinha de esperança de ver o romance na tela. Porém, a saída de Christopher Meloni - que interpreta Stabler - da série em 2011, após 12 temporadas, destruiu a esperança dos fãs e o coração de Olivia, já que na história seu melhor amigo saiu de sua vida de forma abrupta e sem despedidas. 

 

Entretanto, após 10 anos ausente, o personagem retornou ao universo da franquia com a sua própria série spin-off Law & Order: Organized Crime - que já está em sua quarta temporada. E agora com os novos rumos tomados ao longo desse período de reencontro e no relacionamento da antiga dupla de parceiros, muitos fãs estão esperançosos de que neste ano especial para SVU, a dupla Benson e Stabler finalmente viverão o tão esperado romance. (Torcemos muito por isso!)

 


 

Olivia Benson e seu legado
 

Muito do sucesso do programa se deve a personagem Olivia Benson, protagonista e única do elenco original presente desde o início da série. Benson, que iniciou como detetive até se tornar a capitã que é hoje, segue como inspiração a milhares de fãs. Sua força e determinação é uma das principais razões que faz com que os telespectadores sigam acompanhando fielmente o programa. 

 

Hoje, capitão da polícia, Olivia Benson (Mariska Hargitay) iniciou sua carreira na Unidade de Vítimas Especiais em 1998. Fruto de um abuso sexual, Olivia optou por fazer esse trabalho como forma de trazer justiças para as vítimas, o que infelizmente não ocorreu com sua mãe. Inclusive, é a personagem que mais teve promoções na tela, passando de detetive a sargento e então de tenente a capitãoOlivia é dura com criminosos, mas doce e simpática com as vítimas. Ela impressiona por sua força, coragem e seu grande senso de justiça, lutando sempre em nome dos que precisam. Além do fato de ser extremamente empática, buscando sempre trazer conforto para as vítimas e muitas vezes fazendo o possível e o impossível para ajudá-los. 

 

A atriz Mariska Hargitay que além de interpretar Olivia Benson, é ainda produtora executiva e diretora da série revelou há algum tempo atrás para o site EW que a longevidade e o sucesso contínuo da série não são apenas uma prova poderosa da narrativa do programa e da capacidade de se conectar com os espectadores, mas também de sua necessidade. 

 

Além da ficção, acompanhar a dedicação e amor de Mariska Hargitay, tanto pela sua personagem quanto para com a série, é também uma das coisas mais gratificantes para os fãs.

 

A conexão entre mulheres com a personagem Olivia foi tão grande que as vítimas que assistiam ao programa passaram a escrever para a atriz pensando que assim como Benson, ela poderia ajudá-las. Com isso, em 2004, Mariska fundou a instituição Joyful Heart Foundation que ajuda a sobreviventes de crimes sexuais e violência doméstica.

 

Hargitay ainda hoje faz um trabalho incrível com sua instituição. Vale ressaltar que em 2011 a fundação conseguiu arrecadar 20 milhões de dólares e ajudou aproximadamente 5000 sobreviventes só no mês de abril. 

 


Law & Order: SVU, com os seus 25 anos de jornada ainda é hoje um programa que está no auge. A estreia da nova temporada teve um retorno impressionante, com um aumento de 29% da audiência em comparação aos últimos episódios da temporada anterior e com um total 5,6 milhões de telespectadores, segundo o site The Wrap

 

E em seus mais de 500 episódios, pudemos acompanhar os mais sombrios e hediondos crimes, variadas participações especiais e mudanças no elenco, assim como o crescimento profissional e pessoal da nossa destemida e agora capitão Olivia Benson, que se tornou o principal rosto da série e inspiração para milhares de da ao redor do mundo com sua determinação, senso de justiça e compaixão com as vítimas. 


Na última semana, ao ser questionada sobre o fim da série, a Mariska revelou que ainda não chegou lá. E assim como ela, não estamos preparados para ver o fim dessa série chegar…

"Acho que o molho secreto do programa é que todos estão tão profundamente, profundamente engajados, comprometidos e dedicados", disse Hargitay ao The Messenger. "Nós amamos tanto e é um lugar assim agora, criativamente, que realmente, a melhor ideia ganha. Não paramos até que seja ótimo, e é por isso que o show é tão bom. É por isso que ainda estou aqui, porque todo mundo se importa tanto."

 

REFERÊNCIAS:

 

FANELLI, Jenna. WALSH, Charlotte. ‘‘Mariska Hargitay Can’t See ‘Law & Order: SVU’ Ending Anytime Soon: ‘I’m Not There Yet’ (Exclusive)’’. The Messenger, 2024. Disponível em <https://themessenger.com/entertainment/mariska-hargitay-law-order-svu-ending-exclusive>. Acesso em 23 de janeiro de 2024.  

 

COBB, Kayla. ‘‘‘Law & Order: SVU’ Season 25 Premiere Viewership Jumps 29% With 5.6 Million’’. The Wrap, 2024. Disponível em <https://www.thewrap.com/law-and-order-svu-season-25-premiere-ratings-viewership-nbc/>. Acesso em 23 de janeiro de 2024.  

TRAVIS, Emlyn. ‘‘Law & Order: SVU star Mariska Hargitay teases fans: 'Benson and Stabler love each other deeply'. EW, 2023. Disponível em <https://ew.com/tv/mariska-hargitay-christopher-meloni-svu-benson-stabler-love-each-other/>. Acesso em 27 de janeiro de 2024. 

 

FANELLI, Jenna. WALSH, Charlotte. ‘‘Mariska Hargitay Can’t See ‘Law & Order: SVU’ Ending Anytime Soon: ‘I’m Not There Yet’ (Exclusive). The Messenger, 2024. Disponível em<https://themessenger.com/entertainment/mariska-hargitay-law-order-svu-ending-exclusive>. Acesso em 27 de janeiro de 2024.  

 

SEEMAYER, Zach. Mariska Hargitay Tears Up Discussing Her 'Law & Order: SVU' Legacy and Sexual Assault Revelation (Exclusive). ET, 2024. Disponível em <https://www.etonline.com/mariska-hargitay-tears-up-discussing-her-law-order-svu-legacy-and-sexual-assault-revelation-218110>. Acesso em 27 de janeiro de 2024.  

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »