Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/02/2024 às 08h52min - Atualizada em 03/02/2024 às 20h23min

Griselda: Nova série da Netflix mostra a vida da mãe do tráfico

Baseado em fatos reais, minissérie recebe críticas por não apresentar a vida completa de Griselda

Amanda Oliveira - Editado por Marcela Câmara
A nova minissérie da Netflix, Griselda, lançada no dia 25 de janeiro, têm em seis episódios a história de uma chefe do narcotráfico, interpretada por Sofia Vergara. Na direção de Eric Newman, Doug Miro, Andrés Baiz e Carlo Bernard, mesmo criadores de Narcos. Ela é baseada em fatos reais, porém a série não apresenta a vida completa da mulher que desafiou a muitos para conquistar seu pódio no crime, a trama se concentra em mostrar os fatos de sua fase adulta até a morte. 
 
Griselda Blanco já tinha enfrentado duras situações na Colômbia, lugar que foi palco de seu principal trabalho como prostituta, o nascimento dos três filhos, a morte do primeiro marido e o segundo matrimônio com um traficante chamado Alberto Bravo. Foi ele que a introduziu ao mundo do crime. 
 
No início, mostra Griselda fugindo com seus filhos para Miami após assassinar o marido, ao longo dos episódios os motivos são explicados. Na fuga ela consegue levar um quilo de cocaína, é com esta pequena quantidade que tenta comercializar o produto. Convencida de que é a melhor droga já vendida no país, ela começa a negociar com alguns homens. 
 
Inicialmente as tentativas dela não dão certo, porém isso não é impedimento para uma mulher que sabia o que queria e como queria. Griselda sempre afirma ao decorrer dos episódios que todos os seus esforços são pelos seus filhos, mas a verdade é que ela queria experimentar uma coisa muito maior do que segurança financeira: Poder.
 
O mundo do crime dá a ela não só o dinheiro que tanto queria, mas o respeito que buscava. Griselda tem muitas ideias mirabolantes e cruéis  para ser a única a comercializar a cocaína no território, por este motivo, ela compra briga com outras facções criminosas. 
 
Ao longo dos anos ela deixa de ter medo ou restrições para abusar da violência física e até psicológica. Griselda se mostra como uma potência no tráfico criando algo tão poderoso como uma marca, já que é conhecida e chamada como “La Madrina”, a madrinha em português. Nem mesmo o mundo do narcotráfico está livre da misoginia. Tema muito bem apontado na série, Blanco sofre com homens que não desejam negociar com uma mulher. 
 
Essa é uma das frustrações de muitos outros traficantes, pois não aceitam que seja uma mulher que mande no local. Por isso, ela não consegue se livrar de ofensas maldosas e tentativas de morte. Este inclusive é um assunto em comum entre Griselda e June, a funcionária da polícia que tenta encontrar e desmascarar a ‘La Madrina’, que também sofre com homens que tentam descredibilizar seu trabalho e inteligência, além de boicotar suas táticas policiais. 

 
Do meio para o fim
 
Infelizmente não é retratada a história de Griselda desde sua infância, o que pode causar a sensação de um enredo incompleto. Este é um trecho interessante para ser apresentado já que as vivências desde a  infância foram sofridas e muitos difíceis, envolvendo crimes desde os 11 anos de idade e mortes logo cedo. Nada que fosse contado sobre sua realidade nessa fase, poderia justificar seus atos. No entanto, ajudaria a entender quem foi essa rainha do tráfico e como e porquê ganhou tanta força. 
 
A busca de gato e rato que ela teve com a polícia não ganhou tanto destaque e tem pouca força. Griselda consegue trazer muitos homens da Colômbia para trabalhar como parte do seu exército e esta é uma cena em que a mulher faz um grande discurso de vitória, porém é apenas uma cena. Poderia ter sido melhor explorado esses impactos que ela tem sobre os latinos. 
 
O final da série é o esperado, o tempo passa de forma que o telespectador não consegue notar a mudança e acompanhar a vida pós sentença. Embora tenha um show de atuação, peca nos detalhes. 

REFERÊNCIAS

HADDEFINIR, Henrique. 
Sofia Vergara brilha em Griselda, mas a minissérie soa como uma boa fanfic. Disponível em: https://www.omelete.com.br/series-tv/criticas/griselda-sofia-vergara-critica-netflix . Acessado em: 03/02
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »