Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/02/2024 às 19h05min - Atualizada em 07/02/2024 às 18h46min

O impacto dos livros nas redes sociais e a cultura literária contemporânea

Júlia Gonçalves - Revisado por Paola Pedro
O BookTok e as redes sociais são uma grande ferramenta para ajudar na divulgação de obras literárias. (Foto: Reprodução/GettyImages)

Na era digital, estamos testemunhando uma transformação notável na maneira como os livros são descobertos, discutidos e celebrados. As redes sociais emergiram como um terreno fértil para a disseminação da paixão pela leitura, criando uma vibrante comunidade global de amantes de livros.

Desde a ascensão dos "bookstagrammers" e influenciadores literários até os desafios e clubes de leitura online, examinamos como a junção entre literatura e mídias sociais molda nossas escolhas de leitura e conecta leitores de diferentes partes do mundo. A formação de comunidades de leitores online, por meio de desafios literários, clubes de leitura e debates em redes sociais, cria espaços inclusivos e globais para a troca de ideias. Essa interconectividade proporciona uma experiência mais colaborativa, aproximando leitores de diferentes origens geográficas e culturais, promovendo o entendimento mútuo e a apreciação de diversas tradições literárias.

Os desafios e as oportunidades para as editoras
O fenômeno dos livros nas redes sociais não apenas amplia a visibilidade de obras e autores menos conhecidos, mas também contribui para uma maior diversidade de perspectivas culturais e narrativas. As editoras têm se adaptado a esse novo cenário, desenvolvendo estratégias para alcançar os leitores online e explorando novas formas de publicação, como e-books e formatos digitais interativos. Isso não apenas desafia os modelos tradicionais de distribuição, mas também abre caminho para a democratização do acesso à literatura, permitindo que mais pessoas ao redor do mundo participem ativamente do diálogo literário.

É importante ressaltar que esse fenômeno não está isento de desafios. A velocidade e a quantidade de informações nas redes sociais podem resultar em discussões superficiais, enquanto a pressão por popularidade pode favorecer obras mais comerciais em detrimento de outras mais artísticas ou desafiadoras. Ainda assim, é inegável que o impacto dos livros nas redes sociais está moldando uma nova era na cultura literária, onde a interação digital e a comunidade global desempenham um papel central na formação dos gostos e na disseminação das narrativas que definem nossa experiência cultural contemporânea.



Entendendo o Booktok e sua influência
Os vídeos sobre literatura começaram a viralizar no TikTok durante a pandemia e o sucesso foi tão grande que ganharam o nome de BookTok: uma verdadeira comunidade, com espaço para divulgação de obras de diversos gêneros literários, de editoras de todos os portes, recomendadas para as mais diversas idades.

Poucos segundos são o suficiente para resumir uma história e elencar os motivos para ler aquela obra. E é assim que funcionam os vídeos e as trends do BookTok. Esse fenômeno não é completamente atual, sendo apenas remodelado, visto que, há algum tempo, influenciadores já usavam o YouTube para os mesmos fins. Agora, os vídeos são gravados na vertical, mais curtos e usam ferramentas de áudio em tendência e edição do próprio TikTok.



A comunidade já ultrapassou 170 bilhões de visualizações pelo mundo e, só aqui no Brasil, já ultrapassa os 14 bilhões. Esse sucesso pode ser atribuído ao uso da linguagem mais simples e do dia a dia, aliada a possibilidade de qualquer pessoa poder criar conteúdo e expor suas opiniões, sem nem sequer precisar mostrar o rosto, transformando os vídeos em algo realmente influenciador. Isso faz com que quem está do outro lado, se sinta representado por se ver em comentários e pensamentos, que por vezes teria sozinho em seu próprio canto, mas que agora vê em outra pessoa e pode expandir o debate com vários outros leitores.

Esse fenômeno saiu dos perfis do TikTok e ganhou o Instagram, além de outras redes sociais. O impacto das mídias nos hábitos de leitura tem sido tão significativo que se tornou visível nas livrarias. A tag “Sucesso do TikTok” já pode ser encontrada em sites como Amazon, onde há uma sessão específica com todos os livros que estão em alta na rede social. Entre as obras mais vendidas de 2021 e 2022, mais da metade são “sucesso do TikTok”, com destaque para as autoras Collen Hoover e Taylor Jenkins Reid.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »