Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/02/2024 às 19h56min - Atualizada em 10/02/2024 às 19h54min

Espada e Feitiçaria à moda baiana

Paulo Firmo - Editado por Letícia Nunes
Fonte e Reprodução: Hugo Canuto


A fim de comemorar 10 anos de carreira, o quadrinista baiano Hugo Canuto lançará nos próximos dias uma nova campanha de financiamento coletivo. A nova HQ, que apresentará aos leitores um novo universo, se chamará A Canção de Mayrube.

 

Arquiteto, pesquisador, ilustrador, roteirista e quadrinista, Hugo Canuto (1986-) é um baiano apaixonado pela cultura que o cerca. Ao ponto de direcionar os seus esforços para representar através das artes, especificamente as histórias em quadrinhos, a riqueza cultural do principal pilar formador da identidade do povo da Bahia: a ancestralidade africana. 

 

Com o vencedor dos Troféus Angelo Agostini e o Abebé de Prata em 2019, o gibi Contos dos Orixás (Independente, 2017/2019), e sua sequência Contos dos Orixás 02 - O Rei do Fogo (Independente, 2022/2023), Canuto apresentou ao público a mitologia africana; particularmente as lendas da cultura Yorubá1 e afro-brasileira de forma heróica. Com tais concepções da realidade que reunem vasta linguagem, pluralidade alimentar e ricas práticas religiosas, realçou a complexidade constitutiva e sabedoria expressas nas divindades que regem as forças da natureza e os demais elementos que compõem a vida: os Orixás. Desmistificou termos, contribuiu para a desconstrução de pré-conceitos e apostou na popularização duma cultura que forja não apenas a Bahia, mas também o Brasil

 

Agora, prestes a completar 10 anos de carreira como quadrinista, Hugo divulgou em seu perfil na mídia social Instagram o seu novo projeto. Algo nutrido há muito, muito tempo. Nas suas palavras, um “universo épico […] cenário de reinos e cidades douradas, deuses misteriosos, povoada por heróis, guerreiros, rainha e grandes e feiticeiras… o mundo de Mayrube”! E embora ainda não haja muitos detalhes a respeito deste novo universo, há sinais que nos permitem supor que Hugo Canuto em breve contemplará um campo artístico muito cultuado nos quadrinhos, na literatura, no cinema e nos videogames: o gênero Espada e Feitiçaria2. Se confirmado, sua jornada criativa atual contemplará dos populares Vingadores da Marvel, como o fez em Contos dos Orixás, ao ícone Bárbaro Conan - dentre os tantas outras referências que estão em sua formação como artista da Nona Arte. 

 

Seguindo neste contexto, observando algumas postagens realizadas pelo autor na internet e a presença de conteúdos biográficos em seu site oficial, não seria fantasioso (com o perdão do trocadilho, haja visto a temática da obra) supor que referências oriundas das culturas dos povos latinos sejam a (ou uma das) base das novas histórias que o quadrinista irá nos apresentar a partir de A Canção de Mayrube. A conferir. 

 

Notas: 

 

1. Yorubá é uma tradição cultural nascida na Nigéria, África Ocidental. Foi disseminada pelo mundo e na atualidade é vivenciada por mais de 100 milhões de pessoas em países como República de Benin, Togo, Costa do Marfim, Haiti, Bahamas, Porto Rico, Estados Unidos, El Salvador, Reino Unido e Brasil.
2. O termo Espada e Feitiçaria foi criado por Fritz Leiber no início dos anos 60 para definir um gênero, oriundo da Fantasia, consideravelmente com menos glamour e possuidor de um ritmo e ação acelerado. Quase sempre as histórias de Espada e Feitiçaria, contemplam narrativas a respeito de poderosos guerreiros lutando contra horrores sobrenaturais. Sempre com uma espada nas mãos, à frente de monstros e ou feiticeiros do mal. Robert Howard, criador do Bárbaro Conan, é visto com o maior responsável desse gênero. Ao lado de Leiber e Mike Murdock.

 

Referências:

 

CANUTO, Hugo. A Canção de Mayrube. Instagram. 29 jan. 2024. Disponível em: < https://www.instagram.com/p/C2r551VAUf5/?igsh=MTV5OXc3NTNzazJxeg== >. Acesso em: 5 fev. 2024.

 

CANUTO, Hugo. Guia dos Quadrinhos. [s.d]. < http://www.guiadosquadrinhos.com/artista/hugo-canuto/18000 >. Acesso em: 9 fev. 2024.

 

CANUTO, Hugo. [s.d]. Disponível em: < https://hugocanuto.com/ >. Acesso em: 8 fev. 2024.

 

EXPLORANDO SEGREDOS & MISTÉRIOS. GUERREIROS, SANGUE E MONSTROS. Tem tudo isso na Espada e Feitiçaria. Youtube. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=3fatgrs6SFw >. Acesso em: 9 fev. 2024.

 

Hugo Canuto. Catarse. [s.d]. Disponível em: < https://www.catarse.me/users/457084?user_id=457084 >. Acesso em: 8 fev. 2024.

 

RODRIGUES, Renata. Com origem na África, cultura yorubá influencia nações. Universidade Federal de Minas Gerais. 23 jan. 2018. Disponível em: < https://ufmg.br/comunicacao/noticias/curso-sobre-lingua-e-cultura-yoruba-e-oferecido-na-ufmg >. Acesso em: 10 fev. 2024.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »