Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/03/2024 às 00h54min - Atualizada em 12/03/2024 às 20h26min

The Tortured Poets Department: As teorias envolvendo o novo álbum de Taylor Swift

Moeisha Bastos - Revisado por Nildi Morais
Capa de 'The Tortured Poets Department'. (Foto: Reprodução/Taylor Swift)

 

Durante a edição de 2024 do Grammy Awards, que ocorreu dia 04 de fevereiro. A cantora Taylor Swift surpreendeu seus fãs ao anunciar seu décimo primeiro álbum de estúdio “The Tortured Poets Department”. A artista anunciou a grande novidade, que chocou a todos, após ganhar o Grammy de “Melhor Álbum Pop Vocal”, com “Midnights”, que também venceu a categoria álbum do ano, tornando Taylor a única artista da história a vencer a categoria 4 vezes. O novo albúm chega às plataformas digitais de música no dia 19 de abril.


Logo após o anúncio, a sua versão em CD, cassete, vinil e álbum digital já estava disponível para a pré-venda no site oficial da cantora. E em apenas 25 minutos o disco conseguiu superar a marca de vendas de Midnights. Ao falar sobre o novo projeto, Taylor revelou que ele se trata de um segredo que estava guardando há muito tempo. 


Após o anúncio no palco do Grammy, o perfil oficial da cantora postou uma foto da capa juntamente de uma poesia escrita à mão com os seguintes versos: 

 

"E assim entro em evidência

Meu brasão manchado

Minhas musas, adquiridas como hematomas

Meus talismãs e amuletos

O tique-taque, tique-taque das bombas de amor

Minhas veias de tinta preta

Tudo vale no amor e na poesia…

Atenciosamente, O presidente do Departamento de Poetas Torturados".

 

 

De acordo com teorias envolvendo esse novo projeto, nele Taylor conta um pouco mais sobre seu relacionamento com Joe, com que ficou junto durante 6 anos. 

 

Segundo suposições de fãs, o nome do novo álbum faz referência ao clássico filme “Dead Poets Society” (ou, em português, “Sociedade dos Poetas Mortos”), lançado no ano em que Swift nasceu, 1989. Mas existe também a teoria de que o nome é uma referência ao ex-namorado Joe Alwyn, que já revelou em entrevista sobre um grupo de WhatsApp que mantém com Paul Mescal e Andrew Scott, que leva o nome de “The Tortured Man Club”.   

 

Um dia após o anúncio do álbum, a assessoria de Joe publicou uma nota dizendo que o ator britânico está decepcionado e chocado com a divulgação de detalhes negativos sobre o relacionamento da cantora.  Ainda completou: “Independentemente do que ela faça, ele ainda não responderá porque se afastou da narrativa dela e está muito feliz por ter feito isso"

 

Segundo o Daily Mail UK, uma fonte revelou que Joe nunca disse uma palavra sobre ela e sempre se manteve muito respeitoso. “Ela escreve sobre seu passado usando códigos e pontos de referência. Pode ser que ela esteja refletindo sobre o tempo que passaram juntos e ele espera que não seja nada mais.”  

 

A mesma fonte ainda revelou que caso a cantora escreva sobre o relacionamento deles de forma negativa será uma ação muito obscura. Até porque Joe a ajudou escrever algumas músicas, que a fizeram ser indicada ao Grammy. Durante seu especial “Folklore: The Long Pond Studio Sessions”, para o Disney+. Taylor revelou que Joe a ajudou a escrever duas canções presentes em seu albúm Folklore. 

 

Uma hora após a nota começar a circular, Taylor publicou a tracklist do novo álbum, aumentando os rumores que o novo álbum tenha sido escrito sobre o relacionamento dos dois. 

 

A tracklist completa do novo projeto contém 17 faixas no total, "The Tortured Poets Department" é dividido em quatro lados - A, B, C, D e conta com uma faixa-bônus, The Manuscript. Além disso, também terá dois feats especiais com Post Malone e Florence + The Machine.

 

| Lado A |

 

* Fortnight (feat. Post Malone)

* The Tortured Poets Department

* My Boy Only Breaks His Favorite Toys

* Down Bad

 

| Lado B |

 

* So Long, London

* But Daddy I Love Him

* Fresh Out the Slammer

* Florida!!! (Florence + the Machine)

 

| Lado C |

 

* Guilty as Sin?

* Who’s Afraid of Little Old Me?

* I Can Fix Him (No Really I Can)

* loml

 

| Lado D |

 

* I Can Do It With a Broken Heart

* The Smallest Man Who Ever Lived

* The Alchemy

* Clara Bow

* The Manuscript

 

Assim que Taylor anunciou a tracklist, os fãs ficaram ainda mais eufóricos após saber o novo da faixa 5, conhecida pelo Swifties como a faixa mais emotiva de cada disco. Por exemplo: em "Red", a quinta faixa é All Too Well; em "Folklore", My Tears Ricochet; e no último, "Midnights", You're On Your Own Kid.

 

Em "The Tortured Poets Department", como a lista divulgada indica, a quinta faixa, So Long, London, alimentando a teoria de que o álbum tenha sido escrito para Joe, já que o mesmo nasceu lá. Vale lembrar também que Taylor, já escreveu uma música para Joe chamada London Boy, presente no álbum Lover. 

 

Durante o primeiro show da sua turnê The Eras Tour em 2024, em Tóquio, Taylor revelou mais alguns detalhes sobre o novo álbum. 

 

Taylor disse que Taylor falou que seu plano inicial era anunciar o “The Tortured Poets Department” no palco do Grammy, caso vencesse alguma categoria, senão ela teria anunciado no primeiro show de Tóquio: “Outra coisa que tenho que agradecer, nós tivemos uma noite bem louca no Grammy! Tantas coisas aconteceram. Eu estava pensando que se eu tivesse uma oportunidade de subir no palco eu ia anunciar o álbum!”. 

 

Disse também que começou a escrever o álbum logo após de finalizar o “Midnights” e que foi gravado durante a etapa estadunidense da “The Eras Tour”, em suas saídas para o estúdio. “Tenho trabalhado em ‘Tortured Poets’ desde logo depois que finalizei o ‘Midnights’. Você entrega um álbum com meses de antecedência para a gravadora para poder fazer vinis – que são os melhores. Então comecei a trabalhar nele imediatamente depois disso e estive trabalhando nele por cerca de dois anos. Trabalhei nele durante toda a turnê pelos EUA, e quando ficou perfeito, na minha opinião, ou quando estava bom o suficiente para vocês, eu terminei. E estou tão animada que em breve ouviremos ele, em breve poderemos viver ele juntos.”

 

Até o momento o novo álbum conta com 4 versões estendidas, com 4 capas diferentes. O anúncio de todas foi feito durante os shows da The Eras. As 4 versões contém faixas bônus inéditas sendo elas: "The Manuscript", “The Bolter”, “The Albatross”, e por último “The Black Dog”.

LEIA MAIS:
Taylor Swift: Evolução e as eras da cantora pop mais amada da atualidade

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »