Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/03/2024 às 17h32min - Atualizada em 17/03/2024 às 15h27min

Lei de Acesso à Informação: a importância de usá-las e o uso no cotidiano

Como a aplicabilidade da lei nos ajuda a entender o processo comunicativo e os direitos que temos numa conversa amigável ou mais consistente de opinião.

Marina Magalhães Prizan - revisado por Anna Sá
Foto:( Fique Sabendo/X

Sem a informação ficaríamos alienado aos outros que acham que sabem mais e entraríamos numa questão bem pior: sem informações, não importando se é de interesse próprio, ou o assunto de uma conversa que surgiu coletivamente, não saberíamos conversar uns com os outros.

Ainda permeando o mesmo conceito, existe uma ferramenta que é nosso direito, uma Lei para sermos exatos, a Lei de Acesso à Informação, sancionada em 2011.

Na qual é a disposta direitos e deveres públicos, governamentais e de direito social de pessoa física. Bem como LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e isso tudo nos rodeia sem ao menos percebermos e sem saber que utilizamos. Ainda mais uma rotina de conversa comum.

Pensemos o seguinte: para você saber do seu famoso favorito, ou famosa, se é necessário que alguns jornalista ou até ele mesmo disponha das informações sobre a vida dele ou alguma eventualidade pública que ocorreu. Sem isso, este devido canal que traz a informação para você, você não poderia conversar sobre o famoso ou a famosa com o seu amigo. Da mesma forma que a Lei Geral de Proteção de Dados não vai permitir que você saiba tudo da vida da pessoa pública e nem do seu amigo. Pois a LGPD protege dados sensíveis e de conta bancária.

Tá entendendo onde queremos chegar?


 

Lei de acesso à informação: da transparência ao controle | by Nexos Gestão  Pública | nexosgp | Medium

Lei de acesso à informação: da transparência ao controle | by Nexos Gestão Pública | nexosgp | Medium

É preciso termos bases sobre o que queremos consumir e falar durante uma conversa na sociedade. Não é possível chegar a uma conversa extensa se você não tem acesso a uma base de informação mesmo que não seja comprovada. E não seria possível que nós obriguemos uma pessoa a falar da vida pessoal em que ela se encontra.

Um exemplo de dado sensível: não é possível que se obtenha a informação de que seu amigo ou pessoa próxima brigou com o pai e a mãe (a não ser que ele queira te contar) se você obrigá-lo, provavelmente ele vai ter todo o aparato para te acusar de perseguição. A mesma coisa com famosos. Se você por acaso descobri o endereço e ir na casa dele e sua invasão de domicílio ou invasão de privacidade.

O processo de comunicação hoje enfrenta uma das maiores problemáticas do século,  além do explo dado acim, há quem diga também, que hoje, pessoas preferem conversar com pessoas que têm os mesmos pensamentos que eles mesmos. Para não ter dor de cabeça ou não desencantar com aquela pessoa . Vemos isso muito na questão política em época de eleição. Isso é um dado sensível que se fosse protegido por todos nós teríamos coerência em acusá-lo de importunação.


Transparência e Acesso a Informação Pública - ppt carregar

Transparência e Acesso a Informação Pública - ppt carregar

Foto :( SlidePlayer)

 

Acontece que a comunicação é um diálogo. e não podemos afastar opiniões divergentes na nossa. Porque senão a nossa base de informação e de conhecimento sobre si próprio iria ser escassa. Não nos  conheceríamos  nos tornaríamos fáceis de convencer por  quaisquer contexto e conceitos. Como diz uma teoria da comunicação, seríamos  "massa de manobra."

A comunicação e o desenvolvimento do que sabemos é essencial para complementar o acesso à informação e também através do acesso a ela exigir nossos direitos e também cobrar resoluções.Ter acesso a informação compõe chegarmos ao pensamento cognitivo mais amplo. Nada fica como mero opinativo., ou aquele pensar divercional.

Saber a diferença entre liberdade de expressão e direito à informação cabe aqui também nesse texto. Os próprios nomes já  mostram a diferença: liberdade de expressão se refere a livre expressão de contextos em que possamos expressar nossa individualidade do que se pensa diferente dos outros. Acesso à informação nos dá liberdade ou não liberdade de ser informado sobre o quais que é assunto quaisquer é aspecto. Temos nossa base e nossa troca com outras pessoas para não ficarmos só achando que somos detentores da verdade. Façam a Agenda Setting de vocês e conte com a informação. Porque ela sempre estará à disposição, e você pode procurar o que quiser, desde que não use tal para ferir os outros, é  seu direito de usufruir-la para agregar a todos em uma conversa saudável. De preferência mostrando como é que se faz, pesquisando e dando chances de troca e opiniões diferente da sua.
 

Fases sobre o direito da informação

Fases sobre o direito da informação

Foto :(O Pensador)

 
Que possamos aproveitar os recursos.e esse direito nosso sistema cidadão  e o privilégio de convivência em sociedade, pois não é necessário nos isolarmos enquanto indivíduos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »