Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/08/2019 às 22h12min - Atualizada em 07/08/2019 às 22h12min

Stéphanie Frappart será a primeira mulher a apitar uma final masculina da Uefa

A francesa já comandou partidas do campeonato de seu país

Amanda Mendes - Editado por Paulo Octávio
Foto: Brendan Moran/ SPORTSFILE
A final da Supercopa da Europa será histórica para a francesa Stéphanie Frappart. Ela será a primeira árbitra de uma decisão masculina da UEFA. Além de Frappart, todo o trio de arbitragem escalado é feminino: suas assistentes serão Manuela Nicolosi, da França, e Michelle O’Neill, da Irlanda. A dupla também esteve na final do Mundial feminino. O único homem na equipe de arbitragem é o turco Cuneyt Cakir, quarto árbitro. Aos 35 anos, Frappart é a principal árbitra da atualidade, a francesa não atua apenas em partidas do futebol feminino, ela também faz jogos das divisões de acesso do Campeonato Francês. “Comecei a apitar na Ligue 1. Durante a última temporada, assumi o comando de duas partidas. Foi um grande reconhecimento as minhas habilidades e ao meu trabalho duro. Foi também uma maneira de mostrar para cada garota que é possível atingir este nível se você trabalhar duro e se doar para chegar tão longe”, declarou em entrevista a FIFA sobre a experiência que teve na França.
 
Stéphanie apitou a final da Copa do Mundo Feminina 2019 entre Estados Unidos e Holanda. E também a semifinal da Eurocopa Feminina de 2017. Frappart, já havia alcançado outro feito histórico, em abril, quando se tornou a primeira árbitra do Campeonato Francês. “Tenho dito em muitas ocasiões que o potencial do futebol feminino não tem limites. Como organização, damos muita importância ao desenvolvimento do futebol feminino em todas as áreas. Espero que a habilidade e devoção que Stéphanie tem demonstrado ao longo de sua carreira para alcançar este nível sirva de inspiração para milhões de meninas e mulheres em toda a Europa” disse o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin.

Responsável pela arbitragem do futebol europeu, o ex-árbitro italiano Roberto Rossetti também comentou sobre a escolha de Frappart para ser a comandante da partida em Istambul, na Turquia. “Stéphanie provou ao longo de vários anos que é uma das melhores árbitras não apenas na Europa, mas em todo o mundo. Ela tem a capacidade de comandar no maior palco, como ela provou na final da Copa do Mundo Feminina deste ano. Espero que esta partida em Istambul proporcione a ela mais experiência incrível, enquanto entra no auge de sua carreira de arbitragem”.

Porém, Frappart não é a primeira árbitra a participar de uma competição masculina da Uefa. A Suíça Nicole Petignat foi a primeira em partidas da Uefa ao ser encarregada de três eliminatórias da Liga Europa entre 2004 e 2009.
 
A Supercopa será disputada entre os ingleses Liverpool e Chelsea e  acontecerá no dia 14 de agosto(quarta-feira) no estádio Vodafone Park, em Istambul. As duas equipes vão em busca da primeira taça continental da temporada. O torneio é uma partida única disputada anualmente entre os vencedores da Liga dos Campeões e da Liga Europa. O Liverpool derrotou o Tottenham Hotspur na final da Liga dos Campeões na ultima temporada. E o Chelsea bateu o Arsenal na decisão da Liga Europa.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »