Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/09/2019 às 14h23min - Atualizada em 26/09/2019 às 14h23min

Centros de Treinamento Compartilhados é a novidade da Copa de 2022

Apenas 15 CT’s foram construídos, enquanto 26 foram reformados para o mundial.

Lúcia Oliveira - Editado por Paulo Octávio
Universidade do Catar (Foto: Divulgação/Comitê Organizador)
O mundial do Catar, em 2022, promete muitas inovações e uma delas é o compartilhamento dos espaços de treinamento das seleções. Ao todo, a competição ofertará 41 complexos que abrigarão dois campos, academias, vestiários e salas de oração, vídeo e massagem. Além disso, outra novidade é o fato de que todos os estádios serão climatizados. 

Segundo o secretário-geral do comitê organizador, Hassan Al Thawadi, cada cluster – nome dado aos complexos que significa
grupo”, em inglês – estará separado em localidades relativamente próximas, espalhadas por todo o país.
“A ideia por trás do "cluster" é ter todos no mesmo lugar, mas com privacidade para cada uma das seleções. E, claro, é uma ideia que não aplicaríamos sem a aprovação da Fifa e das seleções. Esses centros de treinamento foram projetados como parte de um programa de grupo, mas também temos CTs em diferentes locais.”

Al Thawadi também esclareceu que a decisão de fazer uso dos CT’s compartilhados é das seleções e a hipótese de equipes rivais dividirem o mesmo espaço não está descartada.
 

Imagem: Divulgação/Comitê Organizador

Uma adoção que também é novidade: as salas de oração, que foram pensadas para os jogadores mulçumanos. Os adeptos desta religião rezam cinco vezes ao dia em direção à Meca, cidade sagrada do islamismo, localizada na Arábia Saudita.

Três anos antes do pontapé inicial que marcará o começo da próxima Copa do Mundo, todos os complexos de treinamentos já estão prontos. E a Universidade do Catar abriga o maior deles, com seis CT's compartilhados, ao todo. Porém, em todos eles, alguns fatores ainda precisam ser resolvidos, como a pintura do gramado para demarcar os limites do campo e a instalação das traves.  

Conheça um pouco da estrutura: 
 
Campo de Golfe de Doha abrigará cinco CT's (Imagem: Divulgação/Comitê Organizador)

 
Al Whada, cidade que abrigará três CT's dispostos lado a lado (Imagem: Divulgação/Comitê Organizador)

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »