Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/11/2019 às 19h13min - Atualizada em 26/11/2019 às 19h49min

Subúrbio carioca: cinco passeios para conhecer a cultura do Rio

Fora do eixo turístico mais popular, lugares abundantes em cultura estão abrigados na região mais afastada da cidade

Alexandra Machado - Editado por Jéssica Belo
Meia Hora; Trip Advisor; Riotur
Parque Madureira / Conexão Planeta

Que tal fugir do litoral e explorar o subúrbio carioca? Um rolé “raiz” pelos lugares ainda pouco explorados do Rio, que é riquíssimo culturalmente, pode surpreender os mais variados públicos.  

Para te provar que o Rio tem muita coisa boa “escondida”, veja o roteiro que preparamos para você aproveitar sem gastar muito: 
 

Bangu Shopping 

O shopping preserva a fachada original, no estilo industrial inglês da antiga fábrica de tecidos. Vindo pelo calçadão de Bangu, na entrada lateral fica a estátua de Thomas Donohoe, o seu Danau, escocês que teria trazido a primeira bola de futebol para o Brasil. Há relatos de que nos fundos da fábrica – que hoje virou estacionamento – aconteceu a primeira partida futebol do país, em 1894.  

O local funciona de segunda à sábado, das 10h da manhã às 22h e aos domingos e feriados das 13h às nove da noite (lojas). Outros espaços funcionam em horários diferentes. Confira aqui. 


Foto: Veja Rio 

 

Museu Aeroespacial 

Para os apaixonados por aviação, visitar esse museu localizado em Sulacap é obrigatório. O centro cultural pertence ao Instituto Histórico-Cultural de Aeronáutica, que promove apresentações da Esquadrilha da Fumaça e visitas guiadas às exposições. Em acervo permanente, encontram-se 80 aeronaves, documentos e armas de valor histórico, inclusive uma réplica perfeita do 14 Bis. 

A entrada é gratuita e o museu funciona de terça a domingo, de 9h às 16h.


Foto: Defesa Aérea e Naval 

 


Parque Madureira 

Passando por quatro bairros ao redor de Madureira, o parque oferece um amplo espaço de lazer e descontração para quem o visita. Ao longo de seus mais de três quilômetros de extensão é possível aproveitar quadras de vôlei, basquete, futebol e até espaço de grama sintética para partidas. Fontes, riachos, pistas de skate, academia ao ar livre e quiosques de comida integram toda a área, um autêntico passeio suburbano! 

O parque abre de terça à domingo, das 5h da manhã às dez da noite. 


Foto: Riotur 
 



Píer da Pedra de Guaratiba 

Para entrar em contato com a natureza, vale visitar esse cantinho na Zona Oeste. O píer é ideal para passar o tempo depois de conhecer o polo gastronômico do bairro. Pouco valorizada turisticamente, a Baía de Sepetiba garante uma bela visão do pôr do sol. 


Foto: Mapio


Santuário de Nossa Senhora da Penha 

O templo, que fica no alto do morro da Penha, chama atenção não só pelos 365 degraus, mas pela importância histórica: o Complexo da Penha, anteriormente, foi um quilombo; a Festa da Penha, que completou 384 anos, é uma das maiores manifestações culturais do Brasil. 


Foto: Prefeitura do Rio

 

E aí, curtiu o roteiro? Já visitou alguns desse lugares ou quer deixar a dica de outros passeios? Comente! 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »