Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/12/2019 às 20h58min - Atualizada em 05/12/2019 às 20h58min

Enfeites natalinos podem esconder perigos

“Optar por lâmpadas do tipo LED podem ajudar no momento da instalação", explica engenheiro eletricista

Ronerson Pinheiro - Editora: Lavínia Carvalho
Foto/Reprodução: Gazeta do Povo
Com a chegada do fim do ano, as luzes de natal enfeitam casas, fachadas, prédios e até praças, mas é importante se atentar aos perigos que esses enfeites luminosos podem apresentar. É preciso cuidado para que a festa não termine no hospital, e para isso, o engenheiro eletricista, Robson Gomes, alerta para o risco de choques elétricos e até curtos-circuitos, caso o consumidor não siga noções básicas ou procure um profissional para a realização do trabalho. “Existem hoje no mercado, diversos produtos e enfeites luminosos para essa época do ano, e a melhor escolha, são os que apresentam o selo de garantia do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro)”, explica.

Lucas Matheus, 24, prefere não arriscar a vida da família e escolheu o produto certo para a época. “Não faço mais como no natal passado quando escolhi em um shopping popular os enfeites natalinos. Fui buscar preço e esqueci da qualidade e segurança e acabei tendo uma pequena dor de cabeça com a rede elétrica da minha residência. Hoje, me atento aos pequenos detalhes até porque tenho um menino de três anos em casa”, conta.

Com o preço mais caro que as tradicionais, as conhecidas lâmpadas de LED, além de apresentarem uma duração maior, podem ajudar no momento da compra, afirma o engenheiro. “Optar por lâmpadas do tipo podem ajudar no momento da instalação e até mesmo no fim do mês com uma economia na conta de luz. Outro ponto importante, é lembrar sobre o uso das extensões nas ligações das decorações. Além de provocarem sobrecarga na rede elétrica da casa, elas podem causar acidentes e até incêndios. Volto a repetir: é de suma importância a presença de um profissional responsável da área para conduzir as instalações e que o morador siga as noções básicas para o procedimento”, finaliza.
 
Dicas da (Companhia de Energética de Minas Gerais) CEMIG
  • É fundamental orientar as crianças sobre os perigos da rede elétrica e evitar que elas se aproximem dos enfeites luminosos nessa época do ano. Animais domésticos também devem ficar longe de decorações.
  • Para a instalação das lâmpadas decorativas, deve-se respeitar a distância mínima de 1,5 metro em relação à rede elétrica da casa.
  • Não instale lâmpadas decorativas utilizando os postes e padrões da CEMIG.
  • Todos os enfeites devem ser vem afixados, para que o vento não os direcione contra a rede elétrica.
  • O conjunto da tomada de energia deve ser desligados ao substituir lâmpadas.
  • Evite deixa a instalação em áreas sujeitas à chuva ou a alagamentos.
  • Proteja os pontos das conexões elétricas e as tomadas adequadamente.
  • Siga corretamente a instruções do catálogo do fabricante.
  • Dê preferência a lâmpadas de LED. Além de econômicas, não geram aquecimento.   

Editora-chefe: Lavínia Carvalho
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »