21/12/2019 às 18h00min - Atualizada em 21/12/2019 às 18h00min

Liverpool vence Flamengo, quebra tabu e é campeão do Mundial de Clubes

Decisivo, Firmino aparece mais uma vez para dar a vitória aos Reds

Gabriel Amorim - Editado por Paulo Octávio
Atletas do Liverpool comemoram a conquista. Foto: Divulgação/Twitter/Liverpool FC
A taça do Mundial de Clubes fica com o Liverpool. Em jogo em que o Flamengo e os ingleses se enfrentaram de igual para igual, no Khalifa Stadium, os Reds venceram os Rubro-negros por 1x0 na prorrogação. Com gol de Firmino, aos oito minutos do primeiro tempo da prorrogação, o clube da terra da rainha  conquistou pela primeira vez o Mundial. Salah foi eleito melhor jogador do torneio e ficou com a bola de ouro. Já Bruno Henrique ganhou a de prata. Pela sétima vez seguida um time europeu fica com o título internacional. De 2013 até 2019, Bayern de Munique, Real Madrid (quatro vezes), Barcelona e Liverpool levantaram a taça.


1° TEMPO

A primeira chance clara de gol foi protagonizada pelo Liverpool. Firmino recebe lançamento, entra na área e chuta por cima, com 40 segundos de jogo. A resposta do Flamengo veio logo em seguida, De Arrascaeta chuta de fora da área, mas sem sucesso. Aos 4' após lançamento de Henderson, Salah recebe bola e toca para Keita, que arremata para fora. Um minuto depois, Alexander-Arnold chuta cruzado de meia distância e a bola passa perto da trave esquerda de Diego Alves. Passados os quinze primeiros minutos de partida, a equipe do Flamengo passou a se fazer mais presente na área adversária. Já o Liverpool, chegou na área por meio das bolas lançadas para os jogadores de frente. Aos 22', Arão rouba bola, na sobra, Bruno Henrique dribla Alexander-Arnold e cruza, porém a bola fica em posse da zaga britânica. 

As principais chegadas dos Rubro-negros passaram a ser protagonizadas por Bruno Henrique, que aos 25', recebe lançamento e ultrapassa Alexander-Arnold na corrida. Joe Goméz faz corte providencial para escanteio; no lance, os atletas rubro negros não aproveitam a oportunidade. Em escanteio cobrado por Everton Ribeiro, a bola sobra para Salah, que puxa contra ataque, mas no momento do lançamento Rodrigo Caio corta a bola.  Aos 42' Van Dijk lança bola buscando Salah, mas Diego Alves chega primeiro e fica com a posse. O Liverpool descia em busca do contra ataque aos 45', mas Mané, que tentava se desvencilhar da marcação, recebe cartão amarelo por falta sem bola em Rafinha.


2° TEMPO

No inicio de segundo tempo, o Liverpool passa a mostrar um futebol mais agressivo. Aos 2' Firmino recebe lançamento de Henderson, dribla Rodrigo Caio e finaliza na trave esquerda de Diego Alves. Dois minutos depois, Alexander-Arnold cruza na área buscando Salah, que arremata a direita do gol. O Flamengo retrucou com Gabigol, que recebeu de Arrascaeta e chutou para fora. O Mengão melhorou no jogo e passou a pressionar a equipe da terra da rainha. Aos 7', Gabigol chuta cruzado, mas Alisson coloca para escanteio. Com 13', Salah recebe lançamento vindo da defesa, entra na área e chuta, mas já havia impedimento no lance. Aos 21' Bruno Henrique toca para Gabigol, que chuta, a bola resvala na defesa britânica e sai em escanteio. Bruno Henrique cruza na área para Gabigol, que tenta bicicleta, mas a bola fica nas mãos de Alisson.

Disposto a ganhar o jogo, o técnico Jorge Jesus fez alterações ousadas. Tirou Éverton Ribeiro e Arrascaeta e colocou Vitinho e Diego, respectivamente. Porém as mexidas fizeram com que o Flamengo perdesse o meio de campo e tomasse pressão. Aos 30' Salah recebe bola de Keita e bota para o fundo da rede, porém o impedimento estava marcado. Salah recebe cartão amarelo aos 36' por pisão em Vitinho. Com 40' de jogo, Henderson chuta de fora da área, mas Diego Alves faz defesa e a bola foi para escanteio. No lance, Van Dijk faz falta de ataque.

Nos acréscimos, um lance polêmico. Mané recebe em boa condição, mas na hora do arremate, Rafinha chega para fazer o desarme. Mas no lance, o árbitro marca o pênalti. Ficou a dúvida se houve falta e se foi dentro ou fora da área, porém o VAR anulou a penalidade e fez com que o árbitro anulasse o cartão amarelo do Rafinha. Apesar da blitz imposta pelo Liverpool nos minutos finais, a partida seguiu para a prorrogação.


PRORROGAÇÃO  

A primeira jogada com perigo da prorrogação surgiu aos 8. Firmino recebe toque de Mané, driblou Rodrigo Caio e colocou a bola nas redes do Flamengo. Aos 10', Salah faz arremate de fora da área, mas Diego Alves coloca para escanteio. Na segunda etapa, aos 7', Gabigol ajeita dentro da área e chuta para fora. Aos 14', após falta cometida por Rafinha, Alexander-Arnold chuta e Diego Alves faz a defesa. O jogo ganhou requintes de tensão e angústia. Aos 19' minutos da segunda etapa da prorrogação, Lincoln , que tinha acabado de entrar, recebe bola na área e chuta para fora. Foi a última oportunidade brasileira de empatar a partida. Com o resultado, o Liverpool conquistou seu primeiro título de Mundial de Clubes da história.



PRÓXIMOS CONFRONTOS

O Flamengo encerra a temporada com saldo positivo, foram três títulos: Campeonato Carioca, Brasileirão e Libertadores, além do vice-campeonato do Mundo. Mengão voltará a campo no ano que vem. Estreia no Taça Guanabara contra  o Vasco no dia 22 de janeiro, às 21h30 (horário de Brasília) em local a ser definido. Já o Liverpool enfrenta o Leicester, vice-líder da Premiere League, fora de casa, no dia 26, às 17h (horário de Brasília).



Veja os melhores momentos da decisão. Canal: Futebol da Galera. Imagens: TV Globo
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »