Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/12/2019 às 19h32min - Atualizada em 28/12/2019 às 19h32min

Após fracasso, Jurgen Kloop se consolida como grande técnico

O treinador alemão precisou de quatro temporadas para reerguer os Reds

Juan Pablo - Editado por Paulo Octávio
Klopp com a taça do Mundial. Foto: FIFA/Divulgação

Jurgen Kloop vive uma temporada mágica com o Liverpool, que foi coroada com a conquista inédita do Mundial de Clubes na vitória contra o Flamengo por 1 a 0. Este é o quarto ano que Klopp está no comando dos Reds. O alemão  conquistou a Liga dos Campeões e Supercopa da Europa contra rivais ingleses: o Tottenham e o Chelsea, respectivamente. Mas ainda falta o título do Campeonato Inglês, que o clube não conquista desde 1990. E o time está bem encaminhado para a conquista. Até fechamento desta matéria, clube é o  líder da Premier League com 52 pontos. Reds encaram amanhã (29) o Wolverhampton, às 13h30 (horário de Brasília). Equipe tem 10 pontos a mais e um jogo a menos que o vice líder Leicester -- partida com West Ham, válida pela 18ª rodada, foi adiada por causa da disputa do Mundial. Este sucesso é o fruto do trabalho que Klopp conseguiu implantar no clube, mas poucos sabem da sua história antes de chegar no Liverpool e que ele até foi rebaixado no Campeonato Alemão.

O INÍCIO NO MAINZ 05

Zagueiro do Maiz por 11 anos, Klopp se tornou técnico em 2001 quando assumiu o time. Durante sete temporadas como técnico, ele conduziu a sua equipe para a Copa da UEFA em 2005-2006. Na fase pré classificatória, passou pela equipe armênia Mika e a islandesa Keflavík ÍF, mas acabou sendo eliminado pelo Sevilla. Apesar da queda para segunda divisão em 2007, Kloop permaneceu no cargo, e demorou três temporadas para conseguir o acesso. Em um ano não subiu por um ponto, no seguinte o triunfo foi adiado por causa de um gol. Após a conquista, Jurgen deixou o cargo e recebeu inúmeras homenagens, que o deixaram emocionado por uma semana.

BORUSSIA DORTMUND

Em 2008 foi contratado pelo Borussia Dortmund. O técnico colocou o clube alemão como protagonista e forte concorrente contra o seu rival Bayern de Munique. Em sete anos, ele acabou com o jejum de quase nove anos do time sem conquista do campeonato nacional. No total foram seis conquistas: dois Campeonato Alemão (2010/2011 e 2011/2012), uma Copa da Alemanha (2011/2012), duas Supercopa da Alemanha (2013 e 2014). Isso em 318 jogos, 180 vitórias, 65 empates e 73 derrotas.

Em 2012, o Borussia conseguiu chegar pela primeira vez à final da Liga dos Campeões após eliminar o Real Madrid por 4 x 3 no agregado: 4 a 1 na ida e derrota por 2 a 0 na volta. Mas perdeu a final para o Bayern de Munique (2 a 1), na Inglaterra, em Webley.

LIVERPOOL

Em 08 de outubro de 2015, Kloop foi contratado para dirigir o time dos Reds. Na primeira temporada 2015-2016, ficou na 8° posição na Premier League. Nas copas nacionais, acabou sendo eliminado pelo West Ham e foi vice na Copa Inglesa -- foi derrotado pelo  Manchester City. Na Europa League  o técnico foi vice-campeão novamente para o Sevilla, após perder por 3 a 1.

Apesar da temporada regular, estendeu seu contrato até 2022. No ano seguinte, com um começo incomum na Liga Inglesa, o Liverpool conseguiu resultados positivos e terminou o primeiro turno na 2° posição. Ao final do torneio terminou em 4° lugar e faturou vaga nos play-offs da Europa League. Nas Copas, foi eliminado pelo Wolverhampton, e na Copa da Liga Inglesa perdeu nas semifinais para o Southampton.

A terceira temporada 2017-2018, no campeonato inglês ficou até 13 jogos sem perder e mais uma vez terminou a Premier Legue na 4° posição e  conseguiu vaga direta na fase de grupos da Champions League 2018-2019. No torneio, o time inglês eliminou Porto, Manchester City, Roma e foi vice-campeão contra o Real Madrid após perder por 3 a 1. E na Copa da Liga Inglesa foi eliminado pelo Leicester, e na Copa da Inglaterra perdeu nas quartas para o West Bromwich.

Já na sua  quarta temporada pelo clube conquistou a Champions League, título que o Liverpool não conseguia há 14 anos. Derrotou Bayern de Munique, Porto e o Barcelona antes derrotar o Tottenham na decisão. O triunfo contra o Barça foi épico. Reds fez 4 a 0, depois de ter perdido por 3 a 0 na Espanha. Mas na Supercopa da Uefa, o clube perdeu para o Chelsea. No campeonato inglês ficou no quase. Lutou até a última rodada, mas ficou com o vice-campeonato pois teve um ponto a menos que o campeão Manchester City.

Em dezembro último faturou o título inédito do Mundial de Clubes contra o Flamengo, na vitória por 1 a 0. E agora lutou para enfim conquistar a Premiere League.


Saiba mais sobre a carreira vitoriosa do Klopp. Canal: Esporte Interativo

DICA DE LIVRO 


Foto: Divulgação/Amazon

A biografia Klopp: o Técnico Heavy Metal que Transformou Borussia Dortmund e Liverpool FC - e Está Mudando o Panorama do Futebol na Europa foi escrita pelo jornalista  Raphael Honigstein. A obra aborda não só a campanha vencedora do técnico, mas seu aspecto humano e capacidade de convencer sua equipe e tirar o melhor de seus jogadores. Livro está disponível nas livrarias. Na Amazon custa 47,92 -- fora o frete.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »