Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/04/2019 às 14h50min - Atualizada em 10/04/2019 às 14h50min

Seleção Brasileira de Rugby Feminino chega à elite mundial

Time nacional finaliza torneio de forma invicta e volta ao primeiro escalão do esporte

Lúcia Oliveira - Editado por Amanda Cruz
Mike Lee/World Rugby
A Seleção Brasileira de Rugby Sevens Feminino (modalidade que conta com 7 jogadoras em campo) venceu no último dia 5, pela primeira vez, o World Rugby Women’s Seven Series, também conhecido como Hong Kong Sevens por ser realizado em um setor administrativo especial da China. O placar de 28 a 19 fez com que as Yaras (como a equipe também é conhecida) superassem o time das escocesas e, assim, garantissem uma vaga no Mundial de Rugby Sevens pela segunda vez em sua história, a primeira ocorreu na temporada 2016/2017, onde a classificação veio após os resultados dos Jogos Olímpicos do Rio 2016

O fato de estar novamente entre os times fixos da Série Mundial de Sevens traz uma enorme recompensa à equipe brasileira. As Yaras sabem do tamanho do impacto que isso tem no mundo do esporte, ainda que o rugby seja uma modalidade bastante desvalorizada no Brasil. Dedicação, talento e persistência são o que caracterizam as atletas e elas têm plena consciência disso.

 

É uma alegria que não dá para definir. Parece que ainda não caiu a ficha, porque trabalhamos tanto para chegar nesse momento e a gente obteve nossa recompensa. O título foi fruto do nosso trabalho. Disse a capitã da seleção, Raquel Kochhann, em entrevista coletiva ao fim da partida.

Com uma campanha impecável, a seleção brasileira acabou o torneio classificatório invicta, com seis vitórias em seis jogos. Na fase de grupos, a equipe ficou em primeiro lugar do grupo C, depois de vencer a Polônia e o Cazaquistão pelo placar de 14 a 12 e a Argentina por 26 a 24. Nas quartas de final, viu mais uma vez o Cazaquistão como adversário e venceu novamente por 21 a 5, já na semifinal, bateu o Quênia por 17 a 5. O Brasil disputou a final contra a tradicional seleção da Escócia e venceu por 28 a 19, erguendo a taça do torneio. 

Muitas são as conquistas do time brasileiro: 13 vezes campeão do Campeonato Sul-Americano, ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2014 e bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2015 e, mesmo assim, o rugby brasileiro não é tão legitimado nacionalmente. Entretanto, a ausência de reconhecimento, estrutura e investimento não são obstáculos para as Yaras, pois vão de encontro ao preparo, à força de vontade e às conquistas de cada uma delas. As meninas do Brasil têm o desejo de se manterem entre as melhores do mundo e estão em constante esforço para alcançar isso. A máxima “lute como uma garota”, nesse caso, “jogue” como uma garota, nunca fez tanto sentido.  

 



 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »