Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/02/2020 às 15h43min - Atualizada em 03/02/2020 às 15h43min

O coronavírus tem baixo risco para turistas?

Turistas estão cada vez mais preocupados com o coronavírus, diante disso, surge a pergunta: Devo Cancelar minha viagem?

Nicoly Garcia - Editado por Jéssica Belo
Anadolu Agency via Getty Images
Pessoas com viagens marcadas para outros países estão preocupados com o coronavírus e querem saber se devem ou não cancelar suas viagens já que alguns casos em países da Europa, por exemplo, foram comprovados

O coronavírus já infectou cerca de 10 mil pessoas na China causando isolamento e cancelamentos de voos desde 23 de janeiro, quando foi publicada a primeira matéria falando sobre o vírus e suas causas, além da rapidez que ele tem se espalhado para diversos países.
O vírus matou a primeira pessoa em 11 de janeiro de 2020, mas o primeiro caso foi descoberto em 30 de dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, a maior 7º cidade da província da China. Já existem diversos tipos da doença que tem relação com a Síndrome Severa Respiratória que aconteceu também na China, eles vem chamando o novo vírus de 2019 NOVEL CoV (o novo coronavírus de 2019).
 
O primeiro relato que fala sobre os infectados ao certo conta que os primeiros casos foram com feirantes que trabalharam no Mercado Central da cidade de Wuhan e daí a relação do surgimento ter vindo de animais que são vendidos lá.
A relação disso com as viagens é algo preocupante não só para os turistas, mas também para países que recebem muitos chineses frequentemente, já que os sintomas apresentam-se entre 2 e 10 dias após a sua contaminação, e isso indicam que os números de contaminados ainda aumente. Os sintomas são semelhantes ao de uma gripe comum que são: tosse, febre e falta de ar.
 
A pergunta que pessoas que vão visitar a Ásia ou mais especificamente a China é: Devo cancelar minha viagem?
Até o momento não é algo necessário pelo fato da doença estar 99% na China, onde já tomaram medidas preventivas com Voos cancelados para as cidades com maiores casos. Países como Itália, Malásia, Filipinas, Rússia e Vietnã estão com voos suspensos indefinidamente para a China, também pelo Ano Novo chinês que teve início a alguns dias e nessa data eles costumam viajar pelo mundo, e faria com que mais pessoas fossem contaminadas, com isso transportes públicos e aéreos da cidade de Wuhan estão suspensos e a cidade em quarentena até que o vírus seja controlado.
No caso de viagens para a China é principalmente Hong Kong os viajantes devem pensar em talvez adiar a viagem um pouco mas não pelo risco de ser contaminado com o vírus, e sim porque diversas atrações da cidade estão fechadas ou com horários de funcionamento alterado e com isso os turistas acabariam não conhecendo e aproveitando tudo o que tem na cidade.
 
Viagens para Europa, Estados Unidos, Ásia e até demais destinos por exemplo não precisam de cancelamento, seria uma decisão precipitada pela maneira que a doença está contida, mesmo com o risco de contaminação para os turistas serem baixos, por prevenção alguns aeroportos estão verificando se os turistas estão com febre ou algum dos sintomas do vírus antes do embarque e desembarque nos aviões, mas nesse tipo de situação é sempre recomendável contratar um Seguro Viagem para garantir todos os atendimentos necessários em caso de urgência. 
 
A Organização Mundial da Saúde está em situação de emergência global para minimizar os casos em todo o mundo e a Anvisa pede para todos tomarem medidas de precaução. O mais recomendado durante essa situação seria prevenir lugares com aglomeração de pessoas, mas no caso de estar em lugares assim é recomendado o uso da máscara N95 e sempre higienizar as mãos por no mínimo 20 segundos depois estar dentro do transporte público cheio por exemplo, é o mais recomendado para previnir a doença.
 
O Japão apesar de ter apenas 2 casos comprovados por exemplo, já se reuniu para falar sobre o vírus e também os Jogos Olímpicos que vão acontecer em Agosto. Pensando nas consequências que o vírus pode trazer com muitas pessoas viajando para assistir e participar dos jogos, durante a reunião foi citado o que aconteceu nos jogos de 2016 no Rio de Janeiro, quando houve o surto de Zikavírus.
No Brasil até o momento tínhamos 16 casos suspeitos, mas até o momento 10 deles já foram descartados. O medo de algumas pessoas é durante as festas de carnaval por exemplo, quando pessoas viajam para outros estados para curtir as festas estão sempre muito aglomeradas podendo ocorrer a contaminação, já que a mesma ocorre pelo ar.
 
Segundo o Jornal Exame pesquisadores já criaram uma vacina para o novo Coronavírus, mas precisam de tempo para testes em animais e depois em humanos, o que pode demorar cerca de um ano ou mais. A nova vacina é uma modificação da vacina de gripe que protegeria tanto com coronavírus como as demais gripes comuns que já conhecemos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »